By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Previ: TCU levanta suspeita sobre viagens de Fukunaga ao exterior 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Previ: TCU levanta suspeita sobre viagens de Fukunaga ao exterior 
outros

Previ: TCU levanta suspeita sobre viagens de Fukunaga ao exterior 

Última atualização: 9 de abril de 2025 17:18
Published 9 de abril de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Tribunal de contas apura se investimentos do fundo de pensão do BB, como a compra de ações da Vibra, serviram para favorecer indicados com altos salários em cargos estratégicos
Este conteúdo foi originalmente publicado em Previ: TCU levanta suspeita sobre viagens de Fukunaga ao exterior no site CNN Brasil.  Política, Banco do Brasil, Tribunal de Contas da União (TCU) CNN Brasil

Contents
Leia Mais:Após Senado, comissão da Câmara aprova requerimento para ouvir FukunagaPrevi tenta aumentar influência na Vibra e perde meio bilhão de reaisApós auditoria, oposição vê “gestão temerária” e risco de saque na Previ

Um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) levantou suspeitas sobre as viagens internacionais do presidente da Previ, João Fukunaga, e a compra de ações da Vibra pelo fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil.

A área técnica do TCU apontou que investimentos da Previ podem estar sendo usados como pretexto para garantir cargos em conselhos de empresas — posições que oferecem remunerações elevadas a indicados do próprio fundo.

Determinados aportes, como a compra de ações da Vibra (antiga BR Distribuidora), podem ter contrariado a política da Previ de reduzir a exposição em renda variável.

Leia Mais:

  • Após Senado, comissão da Câmara aprova requerimento para ouvir Fukunaga

    Após Senado, comissão da Câmara aprova requerimento para ouvir Fukunaga

  • Previ tenta aumentar influência na Vibra e perde meio bilhão de reais

    Previ tenta aumentar influência na Vibra e perde meio bilhão de reais

  • Após auditoria, oposição vê “gestão temerária” e risco de saque na Previ

    Após auditoria, oposição vê “gestão temerária” e risco de saque na Previ

As decisões de investimento, segundo o relatório, podem ter tido como objetivo viabilizar assentos em conselhos de administração, favorecendo pessoas próximas à atual gestão.

Os auditores identificaram que, embora a Previ afirmasse estar em processo de redução da carteira de renda variável, houve a ampliação da participação na Vibra.

O TCU também vê indícios de irregularidades nas viagens internacionais realizadas pelo presidente da Previ, João Fukunaga, no cargo desde o início de 2023.

Segundo trecho do voto do relator do caso, ministro Walton Alencar Rodrigues, apresentado nesta quarta-feira (9), as viagens de Fukunaga para países como Japão e Portugal – “em íntima confraternização com notórios negociantes do mercado” – não passaram despercebidas pelo TCU.

Para o relator, o padrão dos encontros e o perfil das pessoas envolvidas revela “a proximidade da alta direção da Previ com pessoas de fora da Previ, bastante conhecidas pelos métodos não ortodoxos de atuação nos vários setores da administração pública”.

Todos os achados foram encaminhados à Controladoria-Geral da União (CGU), à Polícia Federal (PF) e ao Ministério Público Federal (MPF).

Durante a sessão no TCU, o ministro Bruno Dantas destacou que a PF e o MPF podem ajudar na identificação de irregularidades.

“O TCU não dispõe de instrumentos de persecução penal. Tampouco condições de levantar junto às companhias aéreas a lista de passageiros. Mas isso certamente o MPF e PF terão condições de levantar”, disse o ministro.

Dantas afirmou ainda acreditar que, com a cooperação destas instituições e o compartilhamento de informações, o TCU terá condições de “lançar luzes” sobre as suspeitas apontadas no relatório.

O relatório também chama atenção para mudanças nos critérios de nomeação dos representantes da Previ nos conselhos das empresas.

Tradicionalmente, esses cargos eram ocupados por pessoas com formação acadêmica e experiência técnica. No entanto, a nova sistemática teria flexibilizado exigências, abrindo espaço para indicações políticas ou sindicais.

A primeira auditoria foi tratada com urgência pelo presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, e teve início em fevereiro.

Com os achados iniciais, o tribunal decidiu converter o levantamento preliminar em auditoria plena. A proposta foi aprovada por unanimidade na sessão plenária desta quarta-feira.

Uma cópia do processo foi enviada à Polícia Federal, ao Ministério Público Federal e à Controladoria-Geral da União (CGU).

Na sustentação oral da defesa, representantes da Previ alegaram que os investimentos na Vibra seguiram critérios técnicos e que os resultados negativos recentes da empresa se devem a questões conjunturais do mercado.

“A Vibra hoje é a maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil. Os investimentos foram precedidos de estudos técnicos de viabilidade financeira”, argumentou a defesa.

A Previ é o maior fundo de pensão do país, com cerca de R$ 270 bilhões sob gestão, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), de agosto do ano passado. O fundo atende 84 mil funcionários do Banco do Brasil e 109 mil beneficiários.

Em 2024, a Previ fechou o ano com um déficit de R$ 17,6 bilhões no Plano 1, o principal plano de benefícios da entidade.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Previ: TCU levanta suspeita sobre viagens de Fukunaga ao exterior no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

A despedida comovente de Daniela Mercury a Preta Gil: ‘Falar dela no passado me causa uma dor imensa’

Clubes lamentam morte de Preta Gil: “Momento de dor e saudade” 

Gilberto e Flora Gil falam da morte de Preta: “cuidando da sua repatriação”; leia a íntegra

Leila Pereira projeta temporada do Palmeiras: “Quero voltar pro Mundial” 

Autoridades baianas lamentam falecimento de Preta Gil

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Casarão antigo desaba na Barroquinha na noite desta sexta (9); veja vídeo

10 de maio de 2025
Cachorrinho Apolo retorna à Fonte Nova fantasiado de Superman e dá sorte ao Bahia; veja fotos
Mais uma chinesa? XPeng prepara-se para vender elétricos no Brasil
Homem é preso com mais de 20 mil pedras de crack em via pública no bairro de Águas Claras
Mulher sofre quatro paradas cardíacas após beber energético como pré-treino; entenda
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?