By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Mazda terá novo motor Wankel para esportivo elétrico com bateria pequena
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Mazda terá novo motor Wankel para esportivo elétrico com bateria pequena
outros

Mazda terá novo motor Wankel para esportivo elétrico com bateria pequena

Última atualização: 15 de dezembro de 2024 10:00
Published 15 de dezembro de 2024
Compartilhe
Compartilhe

Não existe um consenso: carros com propulsão elétrica mas que usam o motor a combustão só para gerar energia podem ser tratados como elétricos de autonomia estendida ou como híbridos. O fato novo é que a Mazda quer utilizar esse sistema para garantir que seu novo carro esportivo seja leve, potente e capaz de reduzir as emissões em até 90%.

Para agradar ao público norte-americano, seja em termos de desempenho e de demandas ambientais, a montadora está trabalhando em um novo motor rotativo, Wankel, com dois rotores. Até os fãs dos antigos Mazda RX-7 ficarão felizes.

  • Relacionadas
  • NotíciasToyota, Honda, Suzuki e Mazda são pegas por falsificarem testes de carros5 jun 2024 – 09h06
  • NotíciasConceito sugere novo Mazda Miata como híbrido com motor Wankel e 370 cv26 out 2023 – 14h10
  • NotíciasToyota, Subaru e Mazda se unem para manter motores a combustão vivos30 Maio 2024 – 12h05

A ideia é usar o motor rotativo como um extensor de autonomia para alimentar os motores elétricos. E o motivo por trás dos dois rotores é simplesmente para gerar mais energia e, consequentemente, entregar mais potência às rodas.

“Se estamos pensando no mercado dos EUA, um rotor não é suficiente. Dois rotores são necessários para gerar mais energia. Testamos com o rotor único. A próxima fase será passar para dois. Os rotores giram separadamente em diferentes câmaras com um eixo. Precisamos gerar mais eletricidade. Dois rotores gerarão mais energia, o que é mais adequado às características do mercado dos EUA.” explicou o CEO Masahiro Moro em entrevista à Autocar.

Mazda motor rotativo com dois rotores
Com dois rotores, motor poderia gerar mais energia e mais potência para satisfazer o público americanoDivulgação/Mazda
Continua após a publicidade

O desafio da Mazda, porém, é criar um sistema que não só seja suficientemente potente, mas também que atenda aos requisitos de emissões. E o candidato para estreá-lo nós já conhecemos. O provável é que o sistema híbrido com motor de dois rotores chegue com o cupê esportivo Iconic SP, que foi anunciado como um modelo de produção há cerca de um mês.

Mazda Iconic SP
O Iconic SP é o maior candidato à receber esse sistema EREVDivulgação/Mazda

O Iconic SP é o modelo provável, justamente porque quando a Mazda revelou o modelo, ainda na fase de conceito, afirmou que ele teria uma configuração EREV de 370 cv com motor de rotor duplo capaz de reduzir as emissões em até 90% quando funciona com combustíveis neutros em carbono. Ao mesmo tempo, dispensa as grandes baterias necessárias para carros híbridos plug-in e elétricos.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

Porém, outros modelos estão em pauta. A Mazda promete um sistema compacto, que pode ficar ainda menor. Logo, é possível que vejamos ele equipado até o menor MX-5.

Mazda Iconic SP
Desde de que foi anunciado como um conceito, a marca afirma que ele terá uma motorização com rotor duplo e sistema elétrico EREVDivulgação/Mazda
Continua após a publicidade

O sistema EREV com rotor duplo é um caminho que Mazda vai percorrer, mas não será o único. Ao que tudo indica, a montadora está explorando outras aplicações para diversificar sua gama de motores.

Uma delas nós já conhecemos bem. Trata-se do projeto colaborativo com a Toyota e a Subaru para desenvolver motores a combustão mais eficientes. Cada uma apresentou seus protótipos, que logo entrarão em produção, e os da Mazda incluíam não só um extensor de alcance com rotor duplo, como também um motor compacto de rotor único.

Mazda Iconic SP
Agora que foi confirmado como modelo de produção, a expectativa para o novo motor cresce ainda maisDivulgação/Mazda
Continua após a publicidade

Fora isso, segundo o site japonês Best Car, a Mazda também estaria trabalhando em um sistema híbrido mais tradicional. Nesse caso, um motor rotativo com um motor seria montado atrás do eixo dianteiro, sendo usado para tracionar as rodas traseiras através de uma caixa de marchas transeixo. Outros dois motores elétricos seriam instalados, um em cada roda dianteira, podendo ser desativados. Desse modo, o carro passaria a funcionar apenas como um ICE, ao contrário do sistema EREV.

Apesar de agradar os mais puristas por conta do seu funcionamento mais tradicional do motor a combustão, esse projeto pode ser mais difícil de se adaptar aos tempos modernos por conta das emissões. Uma saída seria aumentar o uso de combustíveis neutros em carbono.

Publicidade

You Might Also Like

Giovanna Lancellotti publica novas fotos do primeiro casamento com Gabriel David; confira

Moraes manda PF ouvir advogados de Bolsonaro sobre obstrução 

João Fonseca x Fritz é suspenso por motivo inusitado na Inglaterra 

Empresa é suspeita de fraude em contratos para escolas estaduais do RS 

Miley Cyrus quebra silêncio após críticas por “indiferença” com fãs 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Criação de Autoridade Climática vive impasse no governo, dizem fontes 

2 de junho de 2025
Kimi Antonelli homenageia Ayrton Senna com capacete especial no GP de Ímola 
Brasil terá acesso a programa de descarbonização industrial de US$ 1 bilhão 
Veja quem o Internacional enfrentará nas oitavas de final da Libertadores 
Quadrilha furtava cilindros de oxigênio de hospitais públicos do Rio 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?