By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Tudo sobre o caso do homem deportado por engano pelo governo Trump 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Tudo sobre o caso do homem deportado por engano pelo governo Trump 
outros

Tudo sobre o caso do homem deportado por engano pelo governo Trump 

Última atualização: 14 de abril de 2025 22:27
Published 14 de abril de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Kilmar Armando Abrego Garcia se tornou uma peça política na campanha do republicano para expandir drasticamente o poder presidencial sobre questões de imigração
Este conteúdo foi originalmente publicado em Tudo sobre o caso do homem deportado por engano pelo governo Trump no site CNN Brasil.  Internacional, Deportação, Donald Trump, El Salvador, Estados Unidos, Nayib Bukele CNN Brasil

Contents
Quem é o homem deportado?Leia MaisTrump: Irã pode estar "nos enrolando" nas negociações sobre armas nuclearesConfronto de Trump com a China se aprofunda, com holofotes na economiaFuncionários de Trump são investigados sobre uso de informação privilegiadaComo os tribunais federais responderam?Removendo obstáculos internosRejeição no Salão Oval

Os esforços de um homem de Maryland para retornar aos Estados Unidos, após ter sido deportado por engano para El Salvador no mês passado, enfrentaram um grande novo obstáculo nesta segunda-feira (14), quando o presidente salvadorenho prometeu mantê-lo preso na mega-prisão conhecida como CECOT.

As declarações do presidente de El Salvador, Nayib Bukele, marcam um ponto de virada importante na saga jurídica de Kilmar Armando Abrego Garcia, que se tornou uma peça política na campanha do governo Trump para expandir drasticamente o poder presidencial sobre questões de imigração, enquanto o presidente Donald Trump leva adiante uma ofensiva de deportações.

Durante uma reunião com Trump no Salão Oval, Bukele disse a repórteres que, embora tenha o poder de libertar Abrego Garcia, sua administração não está “muito inclinada a soltar terroristas” detidos no país.

Autoridades americanas alegam que Abrego Garcia é membro da gangue MS-13, que o governo Trump designou como organização terrorista estrangeira. No entanto, seus advogados contestam essa acusação, e ao menos um juiz federal já expressou ceticismo quanto a ela.

Aqui está o que se sabe sobre o caso.

Quem é o homem deportado?

Abrego Garcia, um cidadão salvadorenho, entrou ilegalmente nos Estados Unidos por volta de 2011, mas, em 2019, um juiz de imigração decidiu suspender sua deportação após analisar as provas do caso.

Isso significava que ele não poderia ser deportado para El Salvador, embora pudesse ser enviado para outro país. O juiz concluiu que uma gangue em seu país natal estava “perseguindo e ameaçando matá-lo por causa do negócio de pupusas – uma comida típica salvadorenha – da família”.

Apesar disso, autoridades dos EUA prenderam Abrego Garcia em 12 de março e o colocaram em um dos três voos com destino a El Salvador dias depois.

O governo alega que ele foi detido “na companhia de outros membros de alto escalão de gangues” e que uma “fonte confiável” confirmou sua filiação à MS-13.

Posteriormente, Abrego Garcia foi identificado por sua esposa em uma foto de detentos entrando durante o processo de admissão da infame mega-prisão salvadorenha, a CECOT.

Leia Mais

  • Trump: Irã pode estar "nos enrolando" nas negociações sobre armas nucleares

    Trump: Irã pode estar "nos enrolando" nas negociações sobre armas nucleares

  • Confronto de Trump com a China se aprofunda, com holofotes na economia

    Confronto de Trump com a China se aprofunda, com holofotes na economia

  • Funcionários de Trump são investigados sobre uso de informação privilegiada

    Funcionários de Trump são investigados sobre uso de informação privilegiada

Como os tribunais federais responderam?

No final do mês passado, Abrego Garcia e sua família processaram vários integrantes do governo Trump para garantir seu retorno aos Estados Unidos.

A juíza distrital Paula Xinis, nomeada pelo ex-presidente Barack Obama, declarou que a deportação de Abrego Garcia para El Salvador foi “um ato ilegal” e ordenou que o governo facilitasse seu retorno aos EUA até às 23h59 do dia 31 de março.

Após recursos, a Suprema Corte suspendeu o prazo estabelecido por Xinis e, posteriormente, apoiou sua decisão, mas sem definir uma nova data para o retorno de Abrego Garcia. A Corte afirmou que a ordem da juíza distrital estava pouco clara e precisava ser esclarecida.

A Suprema Corte declarou que a ordem da juíza “exige corretamente que o Governo ‘facilite’ a libertação de Abrego Garcia da custódia em El Salvador e garanta que seu caso seja tratado da mesma forma como teria sido se ele não tivesse sido enviado indevidamente para El Salvador.”

Importante destacar que a Corte observou que essa clarificação deve ser feita com “devido respeito à deferência que se deve ao Poder Executivo na condução dos assuntos exteriores.”

Nenhum dos juízes se manifestou publicamente contra a decisão da Corte, mas os três membros liberais escreveram separadamente para criticar as ações do governo no caso.

Removendo obstáculos internos

Depois que o caso voltou às mãos da juíza Paula Xinis, ela emitiu uma nova ordem determinando que o governo “tome todas as medidas disponíveis para facilitar” o retorno de Abrego Garcia.

A juíza também exigiu que fosse apresentado um depoimento juramentado de uma pessoa “com conhecimento direto” sobre as ações que o governo tomou — ou planeja tomar — para garantir esse retorno.

O governo não apresentou a declaração solicitada, o que levou a juíza a determinar que as autoridades devem fornecer atualizações diárias, com as mesmas informações, para que ela possa acompanhar de perto como sua ordem está sendo cumprida.

Na noite de domingo (13), advogados do Departamento de Justiça argumentaram que o governo não é obrigado a cooperar com autoridades de El Salvador para trazer Abrego Garcia de volta. Eles disseram entender que o termo “facilitar” significa apenas remover obstáculos internos que possam impedir o retorno dele.

“Os tribunais federais não têm autoridade para ordenar ao Poder Executivo que conduza relações exteriores de determinada maneira ou que se envolva com um governo estrangeiro de forma específica”, escreveram os advogados do DOJ em um documento de sete páginas.

Como parte da atualização do dia à juíza Xinis, um alto funcionário do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE), Evan Katz, declarou sob juramento que Abrego Garcia “não é mais elegível para a suspensão da deportação”, com base na alegação do governo de que ele é membro da gangue MS-13.

Essa afirmação significa que, caso Abrego Garcia seja trazido de volta aos Estados Unidos, o governo agirá rapidamente para deportá-lo novamente.

Uma nova audiência do caso está marcada para a tarde de terça-feira (15).

Rejeição no Salão Oval

Nos últimos dias, Trump mudou sua postura em relação a Abrego Garcia, após inicialmente afirmar que respeitaria a decisão da Suprema Corte.

“Se a Suprema Corte disser para trazer alguém de volta, eu faria isso. Eu respeito a Suprema Corte,” disse Trump a repórteres na semana passada.

No entanto, ao ser pressionado pela jornalista Kaitlan Collins, da CNN, sobre esses comentários anteriores, o presidente não respondeu diretamente.

Em vez disso, passou a palavra a membros de sua administração — incluindo a procuradora-geral Pam Bondi, o vice-chefe de gabinete Stephen Miller e o secretário de Estado Marco Rubio — para reforçar o argumento de que os EUA não têm poder para trazer Abrego Garcia de volta.

“Isso depende de El Salvador, se eles quiserem devolvê-lo. Não depende de nós. A Suprema Corte determinou que, se El Salvador quiser devolvê-lo… nós facilitaríamos: ou seja, providenciaríamos um avião,” disse Bondi.

Minutos depois, o presidente salvadorenho Nayib Bukele se pronunciou.

“Eu não tenho o poder de devolvê-lo aos Estados Unidos,” afirmou ele, levando um repórter a perguntar se ele então libertaria Abrego Garcia dentro de El Salvador.

“Vocês querem que a gente volte a soltar criminosos, para que voltemos a ser a capital mundial dos assassinatos?” respondeu Bukele. “Isso não vai acontecer.”

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Tudo sobre o caso do homem deportado por engano pelo governo Trump no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Copa do Brasil: Cruzeiro freta voo para antecipar chegada de Fabrício Bruno 

Quem é a irmã de “Leo do Moinho”, líder comunitária com suposto elo com PCC 

Técnico de Portugal: “Cristiano Ronaldo tem fome de ser melhor sempre” 

Cantor Silva xinga Virginia Fonseca e alfineta Luisa Sonza em show; assista 

Vídeo: briga por dívida de R$ 120 acaba em facada e vísceras expostas

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Esquema do PCC: veja como funcionava lavagem de dinheiro na Faria Lima 

29 de agosto de 2025
Anatel deve decidir na próxima quinta expansão da Starlink no Brasil
Caso Ana Luíza: Bahia clama por “apuração efetiva” após morte de estudante em Engomadeira
Como é a região onde homem foi atacado por onça no Mato Grosso do Sul 
Isaac Edington elenca motivos do Réveillon em Salvador ser maior que o do Rio
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?