By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: A batalha tributária dos fundos: o caso do Fiagro
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > A batalha tributária dos fundos: o caso do Fiagro
outros

A batalha tributária dos fundos: o caso do Fiagro

Última atualização: 29 de setembro de 2025 16:15
Published 29 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) e os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas do Agronegócio (Fiagro) são exemplos de como o mercado de capitais pode se tornar um motor de crescimento econômico e democratização do acesso ao investimento. O sucesso dessa engenharia jurídica e financeira explica por que, desde sua criação, esses instrumentos se multiplicaram em número de investidores e em volume de recursos movimentados.

Contents
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasAssine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

O Fiagro, em particular, foi fundamental para que o pequeno investidor participasse da cadeia do agronegócio, antes restrita a grandes players. Esse instrumento passou a representar um canal alternativo de financiamento para o setor, reduzindo custos e fortalecendo a posição do país como potência agroexportadora.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Dados recentes mostram que, em poucos anos, o número de fundos e cotistas cresceu exponencialmente. Segundo a Comissão de Valores Mobiliários, em 2021, havia 13 Fiagros listados na B3, com 30,7 mil investidores; atualmente, são 145, com 550 mil cotistas. O Patrimônio Líquido dos fundos saltou de R$ 1,6 bilhão, em 2021, para R$ 44,7 bilhões este ano, um aumento de mais de 2.500%.

Em pouco menos de quatro anos de existência, os Fiagros se consolidaram como alternativa aos instrumentos de financiamento privado do setor, como os CRA’s, que viabilizam a securitização de recebíveis do campo. Juntos, constituem um ecossistema robusto e crescente de apoio financeiro ao agronegócio brasileiro. Se mantiverem seu modelo original, os Fiagros poderão se tornar a principal fonte de recurso para a atividade agropecuária.

Esse crescimento tem sido possível graças aos instrumentos previstos no marco legal, como a isenção do Imposto de Renda na distribuição de resultados aos cotistas pessoas físicas, desde que seguidas regras rígidas para evitar planejamentos tributários abusivos. Esse benefício é mais que um “favor fiscal”. Trata-se de política de fomento, que aproxima o investidor do setor produtivo e cria sinergia entre o mercado de capitais e a economia real.

O PLP 68/2024, que regulamentou a reforma tributária, também reconheceu as virtuosidades dos Fiagros, excluindo expressamente os Fundos do Agronegócio da tributação sobre o consumo (IBS e CBS). A condição de “não contribuinte” preserva a neutralidade e evita distorções que encareceriam o investimento. Entretanto, o Executivo vetou a isenção, sob o argumento de que o incentivo fiscal não está expressamente previsto no texto da Constituição.

Uma interpretação incorreta, no nosso entendimento, que confundiu duas esferas distintas: os incentivos fiscais (como redução de alíquotas) e a definição de quem é contribuinte. A Constituição atribui à lei complementar a competência de definir sujeitos passivo; não havendo, portanto, inconstitucionalidade em excluir fundos dessa condição. Por isso, o Congresso Nacional, ancorado em estudos técnicos, notadamente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), derrubou o veto, restaurando a segurança jurídica para investidores e para o setor.

Em junho deste ano, entretanto, o governo editou a Medida Provisória 1.303, retomando a tentativa de tributar os fundos, agora por meio do Imposto de Renda. O movimento é parte de uma estratégia mais ampla de aumento de arrecadação para cumprir metas fiscais, mesmo que colocando em risco a atratividade dos Fiagros no mercado de capitais. Mais uma vez, há forte mobilização de parlamentares e entidades representativas para barrar medidas que comprometam a previsibilidade e a competitividade dos instrumentos que financiam o agro brasileiro.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

A trajetória dos Fiagros é a prova de que segurança jurídica e incentivos tributários bem estruturados podem criar ecossistemas virtuosos de investimento. A isenção do Imposto de Renda para pessoas físicas e a condição de não contribuinte em tributos sobre o consumo não são privilégios. São instrumentos de política pública que fomentam setores estratégicos e democratizam o acesso ao investimento.

O futuro da tributação desses instrumentos definirá se o Brasil continuará a estimular o financiamento produtivo ou se cederá à tentação arrecadatória de curto prazo.

You Might Also Like

Roadie baleado por policial penal perdeu baço e parte do intestino

Chineses querem substituir BRT por trem em cidade do Entorno do DF

Udinese x Napoli: horário e onde assistir ao jogo da Serie A 

Freiburg x Borussia Dortmund: horário e onde assistir ao jogo da Bundesliga 

Câmeras de segurança mostram suspeito deixando a universidade após ataque 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Oito pessoas foram presas por formação de quadrilha no interior da Bahia

14 de maio de 2025
Secretário do Tesouro dos EUA diz ver redução da tensão com a China 
Lavouras da Argentina seguem ameaçadas pela seca, apesar de chuvas recentes 
Esposa de advogado morto na Bahia faz importante revelação sobre o marido: “Vai rodar a internet”
Após denúncia, Bolsonaro participa de reunião de emergência com aliados 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?