Âncora da CNN Brasil, Gustavo Uribe, entrevistou a jornalista em evento pré-COP30 Internacional, Christiane Amanpour, COP30, Entrevista CNN CNN Brasil
A âncora da CNN Internacional, Christiane Amanpour, esteve no Brasil para acompanhar os eventos sobre clima e meio ambiente no Rio de Janeiro, que acontecem antes do início da COP30.
Em conversa com o âncora da CNN Brasil, Gustavo Uribe, a jornalista disse que acompanha pautas climáticas de perto, e afirmou que fez questão de vir ao país.
“Tenho muito, muito interesse em questões climáticas. Tentamos abordá-las o máximo possível em nosso programa. Como você sabe, Gustavo, é uma ameaça existencial, mas não parece ser tratada como tal. Todos nós falamos bem sobre o assunto. Todos nós prometemos, nos reunimos anualmente para discutir o tema. […] O Brasil está muito comprometido agora”, declarou Amanpour.
A âncora afirmou que os Estados Unido vivem um momento de falta de políticas sobre proteção ambiental sob o governo do presidente Donald Trump.
“Estamos em um ano em que, com a chegada do governo Trump, a política oficial, certamente nos Estados Unidos, é a de revogar proteções ambientais, seja por meio das agências reguladoras ambientais ou da política de mudanças climáticas”, analisou.
Amanpour também afirmou que concorda com a conduta do presidente Lula em relação ao meio-ambiente. “Acho que ele pratica o que prega. Ele diz que este é um momento decisivo em que precisamos levar isso muito a sério”, informou.
A jornalista também entrevistou o príncipe William, que estava no Rio de Janeiro para entregar o prêmio EarthShot, antes de ir para Belém, onde participará da cúpula.
Questionado por ela sobre a escolha do país para a premiação, o herdeiro da coroa britânia respondeu: “O Brasil é incrível, a beleza natural, o charme, as pessoas. A liderança ambiental do Brasil é incrível. Na América Latina, não teria um lugar melhor para o EarthShot estar acontecendo”, afirmou.

