Embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, afirma que as metas do ataque foram alcançadas em grande parte e destaca importância do movimento dos EUA Internacional, -transcricao-de-videos-, Guerra de Israel, internacional, Irã, Israel CNN Brasil
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, manifestou esperança na manutenção do cessar-fogo entre Israel e Irã, anunciado pelo presidente americano Donald Trump.
Em entrevista à CNN, Zonshine afirmou que Israel não busca manter uma guerra prolongada e alcançou grande parte das metas do ataque contra o projeto nuclear de Teerã.
“E o movimento dos Estados Unidos foi muito importante nesse sentido”, declarou. Ele ressaltou que a continuidade do cessar-fogo depende não apenas de Israel, mas também das negociações entre os Estados Unidos e o regime iraniano.
Desconfiança em relação ao Irã
Zonshine expressou ceticismo quanto à confiabilidade do governo iraniano, acusando-o de mentir por décadas sobre suas intenções nucleares.
“Por décadas o Irã para o mundo sobre as intenções deles. Só uma coisa que nós temos que levar de lá, a intenção deles de destruir Israel”, afirmou.
O embaixador argumentou que o enriquecimento de urânio pelo Irã a 60% vai além do necessário para uso civil, que seria de cerca de 4%
O diplomata israelense defendeu a ação militar, alegando que o canal diplomático não foi bem-sucedido em conter o programa nuclear iraniano.
“O ataque chegou depois que nós chegamos à conclusão que o canal diplomático não deu certo”, explicou.
Papel dos Estados Unidos
Sobre a atuação do presidente americano Donald Trump, Zonshine avaliou positivamente os esforços de mediação.
“Ele deu 60 dias para os iranianos, para o regime iraniano dialogar, para chegar a um acordo”, lembrou o embaixador. Ele expressou esperança de que a intervenção americana contribua para acalmar a situação na região.
Zonshine concluiu manifestando expectativa de que se chegue a um entendimento que “vai parar este esforço iraniano de destruir Israel e de estabelecer a zona toda”.
O embaixador reiterou a disposição de Israel em buscar uma solução pacífica, desde que haja reciprocidade do lado iraniano.