Presidente dos Estados Unidos tem criticado investigação contra Jair Bolsonaro por suposta tentativa de golpe de Estado Internacional, Donald Trump, Estados Unidos, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) CNN Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou à CNN nesta quinta-feira (17) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, precisa respeitar a soberania do Brasil.
“Este é um país que merece respeito. E o presidente Trump precisa respeitar a soberania deste país. A soberania da Suprema Corte, a soberania do corpo Legislativo, do Poder Executivo, assim como eu respeito a soberania dos Estados Unidos”, destacou Lula em entrevista exclusiva à âncora da CNN Internacional Christiane Amanpour.
“É importante lembrar que as tarifas também irão criar problemas para os Estados Unidos”, adicionou.
A fala é feita após Trump anunciar a imposição de uma tarifa de 50% contra todos os produtos brasileiros. No documento sobre a taxa, o presidente americano citou o julgamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro como uma das justificativas para a medida.
Além disso, ele demandou uma investigação contra supostas práticas comerciais ilegais do Brasil. Os Estados Unidos devem mirar nessa apuração desde o Pix até o comércio na rua 25 de Março, uma das mais famosas de São Paulo.
Segundo o escritório do representante comercial americano, a tecnologia poderia ser uma prática desleal em relação aos serviços de pagamento eletrônico; já a 25 de Março foi citada no relatório “Mercados Notórios por Falsificação e Pirataria”.
Ainda durante à entrevista à CNN, Lula afirmou que o Brasil não irá aceitar nada que lhe for imposto, mas pontuou que está disposto a negociar.
“Se o presidente Trump estiver disposto a levar a sério as negociações em andamento entre o Brasil e os EUA, estarei aberto a negociar o que for necessário. Mas o importante é que a relação entre os dois países não pode continuar assim”, disse.