Presidente do Brasil afirmou que episódio foi desagradável, mas ressaltou que está aberto ao diálogo Internacional, Donald Trump, Estados Unidos, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) CNN Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou à CNN nesta quinta-feira (17) que achou que o anúncio da tarifa de 50% pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, era “fake news”.
Isso porque a taxa foi anunciada através de uma “carta” publicada na rede social Truth Social, não tendo sido enviada por meios diplomáticos.
“Foi muito desagradável”, disse Lula à âncora da CNN Internacional Christiane Amanpour. “Achei que fosse fake news”, adicionou em outro momento.
“O Brasil deve cuidar do Brasil e do povo brasileiro, e não dos interesses dos outros”, pontuou o presidente, acrescentando: “O Brasil não aceitará nada que lhe seja imposto. Aceitamos negociação e não imposição”.
Ao contrário de mais de 20 outros países que receberam cartas de Trump neste mês, os EUA tiveram um superávit comercial de US$ 6,8 bilhões com o Brasil no ano passado.
Isso significa que os EUA exportaram mais produtos para o Brasil do que importaram.
As principais exportações americanas para o Brasil em 2024 incluíram aeronaves e espaçonaves, combustíveis, máquinas industriais como reatores nucleares e equipamentos elétricos, de acordo com dados do US Census Bureau.

