Chanceler disse que alemães ficaram contentes ao poder deixar Belém após participação na Cúpula dos Líderes da conferência Internacional, Alemanha, Belém, COP30, Friedrich Merz, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) CNN Brasil
Um porta-voz do governo da Alemanha disse à CNN que Friedrich Merz expressou “profundo respeito” pela realização da COP30 em Belém depois que o chanceler afirmou que os alemães ficaram contentes ao poder deixar a cidade amazônica.
“Durante sua breve visita a Belém, o chanceler Friedrich Merz delineou a nova política climática do governo alemão, prometeu uma contribuição significativa ao Fundo Florestal e manteve uma conversa produtiva e voltada para o futuro com o presidente brasileiro Lula da Silva”, diz a nota.
O comunicado também diz que o chanceler lamentou não ter visitado a orla da Amazônia e vivenciado em primeira mão “a beleza natural deslumbrante da região”. O porta-voz ainda ressaltou que Merz descreveu o Brasil como um importante parceiro da Alemanha.
“O Brasil é o país latino-americano com o qual mantemos uma parceria estratégica e é, de longe, nosso maior parceiro comercial na América do Sul. Há também mais de um milhão de falantes de alemão no Brasil, e mantemos laços estreitos nas áreas de política cultural e educacional, bem como de cooperação científica. O chanceler expressou seu profundo respeito pela conquista de organizar uma conferência internacional tão importante em Belém”, afirmou.
Durante um discurso no Congresso de Comércio Alemão, realizado em 13 de novembro, Merz disse que “todos ficaram contentes por regressar à Alemanha” depois da visita à Belém.
“Minhas senhoras e senhores, vivemos num dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada quem gostaria de ficar lá. Ninguém levantou a mão”, disse ele na ocasião.
O chanceler alemão esteve no Brasil para participar da Cúpula dos Líderes em Belém, antes do início oficial da COP30, e participou de um encontro bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na ocasião, ele anunciou que o país pretende contribuir com o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) proposto pelo governo brasileiro. O valor que a Alemanha pretende doar à iniciativa, no entanto, não foi divulgado.

