By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: A cultura entre os agentes de transformação da agenda climática
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > A cultura entre os agentes de transformação da agenda climática
outros

A cultura entre os agentes de transformação da agenda climática

Adriel Brendown
Última atualização: 8 de dezembro de 2024 05:00
Adriel Brendown Published 8 de dezembro de 2024
Compartilhe
Compartilhe

A relação entre cultura, educação e mudanças climáticas é uma pauta que ganha força no cenário internacional, especialmente nas discussões realizadas durante a COP 29, quando o Brasil, junto com países como Azerbaijão e Emirados Árabes, defendeu a inclusão da educação e cultura nas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs). Uma iniciativa fundamental para a disseminação da consciência ambiental e enfrentamento das desigualdades que agravam a crise climática.

A cultura, popularmente percebida como expressão artística e/ou social, é também uma poderosa ferramenta de transformação. Diretamente interligada à educação, ela potencializa o conhecimento e colabora na construção de modos de percepção do mundo e, consequentemente, modos de vida em sociedade. A promoção de uma ampla produção sociocultural ecológica, responsável e consciente, pode ser uma estratégia que reforça o papel regenerativo e sustentável da cultura na preservação de uma consciência de justiça climática.

Assine a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas no seu email

Essa prática fortalece a missão de criar um futuro possível para cada história, e apostar num amanhã socioculturalmente integrado com os recursos naturais.

A inclusão da cultura na agenda climática desempenha um papel fundamental na construção de um futuro mais sustentável. A cultura, enquanto expressão de valores, tradições e práticas sociais, tem a força para estruturar comportamentos e influenciar decisões coletivas. Em um cenário de crise climática, ela pode ser uma ferramenta poderosa para sensibilizar comunidades, promover a conscientização ambiental e incentivar a adoção de práticas regenerativas.

Por exemplo, iniciativas culturais podem destacar os impactos das mudanças climáticas, como o aumento das temperaturas globais, sobre populações vulneráveis, utilizando narrativas, artes e manifestações populares para dar visibilidade a essas questões.

Além disso, a cultura tem o potencial de unir comunidades em torno de soluções colaborativas. Em muitas regiões, especialmente nas mais afetadas por desigualdades, as manifestações culturais funcionam como um meio de mobilização social e fortalecimento de identidades coletivas.

Quando associada à educação ambiental e à alfabetização climática, a cultura contribui para formar cidadãos conscientes e engajados, preparados para enfrentar os desafios de uma economia sustentável. Nesse sentido, ela não é apenas um reflexo da sociedade, mas um motor para a transformação sistêmica, capaz de reimaginar padrões de consumo, valorizar saberes ancestrais e criar um diálogo inclusivo sobre justiça climática.

O compromisso da Demà com a justiça climática e social está profundamente enraizado na valorização da cultura e na produção de conteúdos que promovem habilidades socioemocionais, cidadania e consciência ecológica. Por meio de um vasto acervo de conteúdos digitais e audiovisuais, a Demà oferece recursos que não apenas informam, mas inspiram mudanças comportamentais e fomentam o pensamento crítico necessário para enfrentar os desafios climáticos globais.

Essas produções culturais são mais do que ferramentas educacionais; elas atuam como catalisadores de transformação social, conectando as questões ambientais às realidades humanas e construindo uma narrativa que sensibiliza e mobiliza indivíduos para a ação climática.

Ao integrar temas como empatia, colaboração, resiliência e responsabilidade global, a Demà prepara uma geração não apenas para os desafios econômicos da transição verde, mas também para liderar mudanças significativas em suas comunidades, promovendo a justiça climática como um valor universal.

Outro aspecto crucial é a colaboração global. A troca de boas práticas e parcerias internacionais pode acelerar a implementação de soluções educacionais e profissionais voltadas para o clima. Acredito que essas conexões são determinantes para construir um futuro cooperativo, resiliente e inclusivo.

O financiamento estratégico para a educação ambiental, produção cultural sustentável e a proteção social é decisivo. Esses pilares são fundamentais para fortalecer a resiliência climática e garantir que ninguém seja deixado para trás. Os compromissos climáticos não devem ser exclusivos de lideranças globais, mas também de cidadãos, empresas e instituições.

Por isso, a Demà, segue conectada ao propósito de integrar a sustentabilidade em ações e inspirar mudanças concretas. Cultura e educação são mais do que temas emergentes. O Brasil, com sua rica diversidade cultural e potencial transformador, tem a oportunidade de liderar essa agenda global. É nossa missão, como sociedade, assegurar que não desperdicemos essa chance.

You Might Also Like

Aprovado projeto que cria sede fixa para a Fundação Athos Bulcão

Influencer que transou com mil homens em 12h é banida do OnlyFans

Deputado do DF diz que conseguirá voltar de Israel na segunda (23/6)

Ofertas do dia: smartphone POCO X6 Pro com até 57% de desconto

Ana Maria Braga faz comentário machista e é corrigida por Louro Mané

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

A visão de Herman Benjamin sobre anistia a corruptos, salário de juiz e acesso à Justiça

18 de fevereiro de 2025
ChatGPT gasta muita água para produzir imagens; entenda 
Ex-galã da Globo revela perrengue ao dar beijo técnico em atriz: “parecia que tinha um bicho morto na boca”
Companhia aérea pede desculpas às vítimas do acidente de avião na Coreia do Sul 
Após ano ruim, Guardiola diz que teria sido demitido no Real ou Barça 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?