By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: A estratégia do governo brasileiro para enfrentar a ameaça de tarifaço de Donald Trump
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > A estratégia do governo brasileiro para enfrentar a ameaça de tarifaço de Donald Trump
outros

A estratégia do governo brasileiro para enfrentar a ameaça de tarifaço de Donald Trump

Última atualização: 10 de julho de 2025 08:22
Published 10 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A sobretaxa de 50% anunciada por Donald Trump para as exportações do Brasil, país que julga “não estar sendo bom para os americanos”, tomou conta do debate político e acirrou o confronto do governo Lula com o bolsonarismo. O evento, de largas proporções, tem desdobramentos ainda imprevisíveis para o jogo político, mas o governo brasileiro já escolheu suas armas: empunhar a bandeira do nacionalismo/patriotismo, acusar a oposição bolsonarista de “entreguista” e falar em “reciprocidade”, conceito que foi aprovado em lei pelo próprio Congresso Nacional, de olho nos movimentos americanos.

Contents
Esta é uma versão reduzida da newsletter Risco Político, enviada todos os dias úteis aos assinantes JOTA PRO Poder. Conheça a plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasReciprocidade é resposta inevitávelInformações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTAAssine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Nos bastidores, o governo Lula tentou passar uma sensação de que não houve exatamente uma surpresa com mais este ataque de Trump, embora, mantida essa elevação, os impactos econômicos provavelmente serão mais concretos e negativos para o país.

Esta é uma versão reduzida da newsletter Risco Político, enviada todos os dias úteis aos assinantes JOTA PRO Poder. Conheça a plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Alguns interlocutores apontam que o americano pode não parar por aí, embora parte das avaliações seja de que a estratégia de múltiplos objetivos pode fazer com que ele alivie o tarifaço, em um jogo de cena para se mostrar sensível a eventuais apelos de Jair Bolsonaro.

Reciprocidade é resposta inevitável

Pela primeira vez desde março, quando os EUA anunciaram as primeiras taxas que afetaram o Brasil, fala-se efetivamente em “reciprocidade”, expressão incluída na nota divulgada nesta noite pelo presidente Lula. Ainda se evita usar a palavra “retaliação”, pelo menos publicamente. Mas o sentimento agora é de que uma resposta é necessária, ainda que dosada para ter a proporção correta para não alimentar uma escalada.

Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

“É como o que aconteceu com o IOF, passaram de uma linha que: ou você reage, ou entrega”, afirmou um integrante do alto escalão do governo. O decreto efetivando os termos práticos da reciprocidade, onde exatamente se aplicariam sanções para os produtos ou serviços americanos, já está sendo preparado pelo Ministério da Indústria e Comércio (MDIC), comandado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, segundo apurou o analista de política do JOTA, Fabio MuraKawa.

A bandeira do nacionalismo/patriotismo já começou a ser agitada pela base governista no Congresso, com um combinado de entrevistas coletivas e pronunciamentos incisivos no plenário da Câmara. Nas redes sociais, o tema da defesa nacional também pegou fogo, com os governistas seguindo o tom do salão verde e acusando a oposição bolsonarista de “lesa-pátria”. E não faltaram lembranças de que o governador de São Paulo e possível presidenciável, Tarcísio de Freitas, recentemente estava vestindo boné com o lema de Trump, cuja taxação impacta bastante o estado de São Paulo.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

A relação tóxica com os EUA de Trump mostrou potencial de votos no Canadá, no México e na Austrália. Para o Brasil, porém, há uma peculiaridade que precisa ser levada em conta: a eleição ainda está longe. Apesar de a corrida pelo Planalto já ter se iniciado na prática, até outubro de 2026 ainda tem chão e o tarifaço pode fazer estragos importantes na economia, seja diretamente pela via do comércio, seja pelo aumento da incerteza e seus impactos nos ativos, como a taxa de câmbio, que nesta quarta voltou à marca de R$ 5,50 por dólar. E isso também tem desdobramentos políticos.

Depois de trocas de farpas entre Trump e Lula nos últimos dias, a embaixada dos EUA no Brasil publicou nota malcriada em que volta a defender Bolsonaro. O Itamaraty reagiu e chamou o encarregado de negócios americanos à chancelaria para manifestar seu desagrado. Pouco depois, Trump oficializou o anúncio da tarifa de 50%. E Lula foi às redes avisar que agirá com reciprocidade, lembrando que os EUA têm superávit comercial com o Brasil.

Nesta noite, o encarregado de negócios foi chamado ao Ministério das Relações Exteriores pela segunda vez, algo inédito na diplomacia brasileira e que evidencia a gravidade do momento. Segundo fontes ouvidas pelo JOTA, a secretária de Europa e América do Norte do MRE, embaixadora Escorel, pediu ao encarregado que confirmasse a autenticidade da carta, já que ela foi divulgada antes que chegasse ao destinatário, no caso o governo brasileiro. Ele confirmou. E teve como resposta da embaixadora brasileira a devolução da carta, tratada como ofensiva e com várias afirmações inverídicas sobre o Brasil, além de erros factuais sobre a relação comercial bilateral.

You Might Also Like

Nascido com apenas 21 semanas e 280g,’bebê mais prematuro do mundo’, faz 1º aniversário; veja como ele está

Previsão do Tempo de Salvador deve causar decepção na população; saiba o motivo

Morre ciclista atropelada por juiz embriagado

Filho de professora morta confessa crime por causa de dívidas com bets

Otávio Muller, ex de Preta Gil e pai de Francisco, faz 1ª homenagem após morte da cantora

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Dia dos Namorados: 10 músicas para você se declarar ao seu amor 

11 de junho de 2025
Análise: Luta da Coreia do Sul pela democracia é longa e sofrida 
VÍDEO: Homem desacordado é estuprado no meio da rua por torcedores de organizada
Filho de Cher recebe alta hospitalar após overdose 
“7 Magníficas” da tecnologia perdem US$ 643 bi em valor com DeepSeek 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?