Presidente da Ucrânia defendeu uma paz forte e duradoura, em meio às discussões sobre a criticada proposta de 28 pontos dos EUA Internacional, Donald Trump, Guerra da Ucrânia, Volodymyr Zelensky CNN Brasil
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reiterou seu apelo por uma paz forte e duradoura enquanto delegações dos Estados Unidos e da Ucrânia realizam discussões em Genebra neste domingo (23).
Zelensky afirmou que o “cerne de toda a situação diplomática” é que a Rússia se recusou a encerrar sua invasão.
“[Vladimir] Putin [presidente da Rússia] vem travando esta guerra com total desprezo por quantas das suas pessoas ele perde e por quantas das nossas ele mata”, escreveu Zelensky em uma publicação na rede social X neste domingo (23).
O líder ucraniano disse estar grato ao presidente Donald Trump e aos líderes europeus por se engajarem nas discussões sobre o acordo de paz proposto pelos EUA.
Seus comentários vêm depois de Trump acusar os líderes ucranianos de demonstrarem “zero gratidão” pela ajuda americana, apesar de Zelensky e outros terem agradecido publicamente ao presidente várias vezes.
“É importante não esquecer o objetivo principal — parar a guerra da Rússia e evitar que ela volte a se inflamar. E, para alcançar isso, a paz precisa ser digna”, disse Zelensky. “É por isso que trabalhamos tão cuidadosamente em cada ponto, em cada etapa rumo à paz. Tudo precisa funcionar do jeito certo — para que esta guerra termine de fato e para que não aconteça novamente.”

