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Portal Nação® > Noticias > outros > A polêmica proibição de redes sociais para jovens de até 16 anos: especialista explica impactos 
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A polêmica proibição de redes sociais para jovens de até 16 anos: especialista explica impactos 

Última atualização: 1 de dezembro de 2024 16:20
Published 1 de dezembro de 2024
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Rodrigo Nejm, do Instituto Alana, alerta para impactos do uso excessivo de redes sociais no desenvolvimento de crianças e adolescentes, destacando problemas de saúde mental e aprendizagem
Este conteúdo foi originalmente publicado em A polêmica proibição de redes sociais para jovens de até 16 anos: especialista explica impactos no site CNN Brasil.  Nacional, -transcricao-de-videos-, educacao, saude, tecnologia CNN Brasil

Contents
Impactos das redes sociais no desenvolvimento infantilLeia maisVídeo mostra resgate de jornalista da Band perdido em trilha no litoral de SPRJ: bandidos em moto tentam abordar família, mas são surpreendidos por reação de oficial do ExércitoBebê que nasceu de incesto é morto após maus-tratos em GoiásConsequências para a saúde física e mentalResponsabilidade compartilhada

A Austrália aprovou recentemente uma lei inédita no mundo que proíbe o uso de redes sociais por adolescentes menores de 16 anos. As empresas de tecnologia já foram notificadas e, em caso de descumprimento, podem ser multadas em mais de R$ 190 milhões.

Para discutir os impactos dessa medida e o uso de redes sociais por jovens, o especialista em educação do Instituto Alana, Rodrigo Nejm, concedeu uma entrevista à CNN.

Impactos das redes sociais no desenvolvimento infantil

Nejm ressaltou que as plataformas de redes sociais não foram projetadas para crianças e adolescentes, alertando para os prejuízos que podem causar ao desenvolvimento. “As plataformas contêm conteúdos, informações que têm enormes prejuízos no seu desenvolvimento e há um desafio muito grande de evitar com que crianças pequenas acessem essas plataformas”, afirmou.

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O especialista destacou impactos na auto-imagem, socialização e na forma como os jovens lidam com a informação. Além disso, mencionou problemas relacionados à disseminação de informações falsas e ao contato acelerado e fragmentado com as informações, característico das redes sociais.

Consequências para a saúde física e mental

Nejm também abordou as consequências do uso excessivo de redes sociais para a saúde física e mental dos jovens. Ele mencionou impactos no sedentarismo, na qualidade do sono e na saúde mental, ressaltando que “9 em cada 10 brasileiros e brasileiras reconhecem que há um problema quando a gente pensa o uso das redes sociais por crianças e adolescentes”.

O especialista enfatizou a importância do contato com a natureza e da interação social sem a mediação de telas para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. “A gente precisa com a consciência repensar isso. Não é saudável para nenhum ser humano deixar de ter contato com a natureza, deixar de ter contato com as outras crianças no espaço coletivo para poder brincar sem a mediação das telas”, alertou.

Responsabilidade compartilhada

Por fim, Nejm ressaltou que a responsabilidade pelo uso saudável da internet por crianças e adolescentes não deve recair apenas sobre as famílias e escolas. Ele defende que as empresas que criam as plataformas também têm o dever de cuidar para que as crianças menores não estejam nesses espaços e que esses ambientes sejam mais saudáveis para todos os usuários.

“Protegendo as nossas crianças na internet e não da internet, a gente consegue ficar com as boas oportunidades que as tecnologias têm para todas as idades”, concluiu o especialista.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em A polêmica proibição de redes sociais para jovens de até 16 anos: especialista explica impactos no site CNN Brasil.

 

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