Presidente da Rússia deu carona para Kim Jong-un e Narendra Modi no carro oficial do governo Internacional, Carro, Rússia, Vladimir Putin CNN Brasil
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, usou a “diplomacia da limousine” durante a viagem à China e deu carona para outras duas autoridades: Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, e Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia.
O carro presidencial russo é do modelo Aurus Senat, de fabricação nacional, tendo sido usado pela primeira vez por Putin em 7 de maio de 2018, na cerimônia de posse do mandato passado.
O veículo de luxo foi revelado em um cenário em que a Rússia já tentava diminuir o uso e dependência da tecnologia ocidental. Na ocasião, o presidente deixou de lado o carro da Mercedes, que usava até então.
Em 2024, Putin começou a usar uma versão remodelada da limousine. Segundo a agência estatal russa Tass, a parte frontal do veículo foi alterada, incluindo, grade, barra frontal, capô e para-lamas, por exemplo.
Ainda de acordo com a agência, a Aurus é uma linha de carros executivos criada em 2013 por ordem do Ministério da Indústria e Comércio da Federação Russa.
Ela foi desenvolvida pelo instituto de pesquisa conhecido como “Nami”, em parceria com a holding russa “Sollers”. Os veículos da marca são utilizados pelo presidente e pelo primeiro-ministro, entre outras autoridades.
Os modelos da linha receberam nomes para homenagear as torres do Senado, do Comandante e do Arsenal do Kremlin. A limousine e o sedã foram chamados de “Senado” (Senat), o SUV, “Comandante” (Komendant), e a minivan, “Arsenal”.
A marca começou a aceitar pedidos da limousine em 2021, segundo a agência russa Autostat.
Detalhes da limousine de Putin
O site da Aurus afirma que a limousine é o único carro de luxo no mundo que foi criado originalmente já como uma versão blindada. Ainda de acordo com a marca, o modelo comercial oferece proteção balística de nível VR8/VR10.
O veículo tem ainda:
- rodas à prova de balas de 50 cm
- tanque de combustível à prova de fogo e explosão
- sistema de extinção de incêndio
- sistema de filtragem de ar
- sistema de comunicação externa
- saída de emergência
Ele também conta com porta-copos, mesa reclinável e tomadas para carregar celulares e outros equipamentos.
A limousine é híbrida e possui um motor a gasolina V8 biturbo de 4,4 litros, que gera torque de 880 nm e 598 cavalos.
Segundo o site da Aurus, é possível optar por versões sem divisória entre o espaço dos passageiros e do motorista; com um vidro entre os dois espaços; ou com vidro e televisão.
A versão usada por Putin tem apenas uma divisória entre o espaço dos passageiros e do motorista.
O presidente russo afirmou em entrevista ao jornalista Pavel Zarubin, da TV Rossiya 1, que o carro é “confortável e bastante grande, conveniente para comunicação”.
“Este é 100% nosso carro, nossa produção, nosso desenvolvimento. Sim, recorremos aos nossos parceiros de tecnologia para obter ajuda, mas eles atuaram exclusivamente como consultores”, explicou Putin a Zarubin, segundo a estatal Tass.
De acordo com relatos da mídia, a Porsche ajudou no desenvolvimento do motor do veículo.
Putin deu limousine de presente a Kim Jong-un
Em fevereiro de 2024, Putin deu de presente uma limousine da Aurus para Kim Jong-un. Segundo o Kremlin, o líder norte-coreano havia gostado do veículo quando visitou a Rússia em setembro de 2023.
Meses depois, o presidente russo visitou a Coreia do Norte e levou Kim Jong-un para um passeio em um dos carros de luxo da Aurus.
Um vídeo divulgado pela TV estatal russa mostrou Putin ao volante, enquanto o norte-coreano estava no banco do passageiro. Em certo momento, ambos foram vistos dando risada.
-
1 de 7Putin e Kim Jong-un deixam limusine depois de passeio na Coreia do Norte • Reuters
-
2 de 7Putin entra em limusine para dar carona a Kim Jong-un na Coreia do Norte • Reuters
-
3 de 7Putin e Kim Jong-un fazem passeio de limusine durante visita do presidente russo à Coreia do Norte • Reuters
-
-
4 de 7Aurus Senat, com estilo retrô inspirado na limusine ZIL da era soviética, é o carro presidencial oficial da Rússia • Reuters
-
5 de 7Putin e Kim Jong-un assinaram acordo de defesa mútua • Reuters
-
6 de 7Visita de Putin à Coreia do Norte levantou preocupação no Ocidente • Reuters
-
-
7 de 7Vladimir Putin e Kim Jong-un durante passeio em Pyongyang • 19/6/2024 Sputnik/Gavriil Grigorov/Pool via REUTERS
Trump também tem limousine — e deu carona para Putin
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também tem uma limousine que usa em eventos oficiais. O carro é conhecido como “A Besta” e, inclusive, foi usado para dar carona para Vladimir Putin antes da reunião dos dois chefes de Estado no Alasca em agosto deste ano.

O veículo é um Cadillac modificado, produzido exclusivamente pela General Motors. O modelo mais novo entrou em operação em 2018, quando foi usado pelo republicano em Nova York em compromissos ligados à Assembleia Geral da ONU.
O carro tem vidros blindados capazes de suportar o impacto de balas de armas de grosso calibre, como fuzis e rifles de precisão. O revestimento reforçado também pode resistir a explosivos.
