By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: A real finalidade do pedido de destaque
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > A real finalidade do pedido de destaque
outros

A real finalidade do pedido de destaque

Última atualização: 18 de junho de 2025 21:00
Published 18 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A discussão sobre a exigência de filiação partidária para candidaturas a cargos majoritários no Brasil chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) ainda em 2019. Finalmente, no último dia 30 de maio, esse Recurso Extraordinário começou a ser julgado pelo tribunal, por decisão do relator, no plenário virtual.

Poucos minutos depois, o julgamento foi suspenso em razão de um pedido de destaque, que transferiu a análise para o plenário físico. Agora, para ser julgado, o recurso deverá esperar que o presidente do tribunal encontre um espaço na pauta do plenário.

Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

O Supremo realizou uma audiência pública para debater o tema deste recurso ainda em 2019. Na ocasião, o ministro Luís Roberto Barroso, relator do caso, afirmou que pretendia liberá-lo para julgamento no primeiro semestre de 2020, o que não ocorreu.

A ação entrou na pauta pela primeira vez apenas em abril de 2023, mas foi retirada no dia seguinte de sua inclusão. Em 2025, o recurso foi incluído duas vezes na pauta do plenário virtual. Inicialmente, na pauta da sessão que iniciou dia 16 de maio. No dia em que o julgamento iniciaria, foi retirado de pauta. O caso voltou para pauta da sessão que teve início no dia 30 de maio, quando foi interrompido por um pedido de destaque.

Não é novidade que ações, mesmo aquelas de grande relevância política e jurídica, sejam decididas no plenário virtual. Desde sua ampliação em 2020, o plenário virtual se consolidou como mais um espaço para decidir questões centrais para o dia a dia do país. Também não é incomum a formulação de pedidos de destaque no plenário virtual, que, conforme previsão do Regimento Interno, pode ser feita por qualquer ministro. Quando isso acontece, cabe ao relator encaminhar o processo ao órgão colegiado competente para julgamento presencial.

Se nada do que ocorreu até aqui é incomum no cotidiano do Supremo, por que, então, esse caso chamou a atenção? Para além da matéria indiscutivelmente relevante, o que se destaca é o fato de um mesmo ministro ter ocupado diversas posições ao longo desse processo.

O ministro Barroso, relator do caso, que havia solicitado a realização de audiência pública em razão da relevância do tema, foi o mesmo que pautou a ação no plenário virtual e, em seguida, apresentou o pedido de destaque.

O caso levanta questionamentos sobre a real finalidade do pedido de destaque. Se esse instrumento existe para garantir aos ministros a possibilidade de solicitar a transferência do julgamento de um caso do plenário virtual para o presencial, faz sentido que o próprio relator, que foi quem inicialmente escolheu levar o caso para o plenário virtual, faça esse tipo de pedido?

Como consequência, o destaque reinicia todo o julgamento, preservando apenas o voto dos ministros aposentados. No plenário físico, depois que o relatório é lido e o voto é apresentado, não há nada que o relator possa fazer para sozinho reiniciar ou suspender o julgamento.

Nesse caso específico, o pedido de destaque não ocorreu após a manifestação dos demais ministros, que ao apresentarem seus votos poderiam ter levantado argumentos indicando a necessidade de um debate presencial. O pedido foi feito poucos minutos após o início do julgamento. Normalmente, mesmo após um pedido de destaque, o relatório e eventuais votos já proferidos continuam disponíveis. No entanto, como o pedido partiu do próprio relator, que seria o responsável por apresentar o primeiro voto, nada chegou a ser registrado.

Na prática, o pedido de destaque funcionou, neste caso, como uma retirada de pauta, algo igualmente rotineiro na dinâmica do tribunal, já que o relator tem a prerrogativa de sozinho retirar processos da pauta do julgamento virtual antes do início da sessão. Isso, inclusive, já havia ocorrido na sessão virtual anterior. Quando isso acontece, registra-se apenas a retirada de pauta no andamento processual, sem voto ou relatório. Ainda que os efeitos práticos sejam os mesmos, o caminho adotado foi outro.

Assim como o pedido de vista, o pedido de destaque também possui uma função substantiva no processo decisório do tribunal: encaminhar uma ação para julgamento no plenário presencial. No dia a dia do tribunal, porém, pode acabar funcionando como mais um poder individual, mais uma forma de um ministro, sozinho, controlar o tempo dentro da corte.

Esse caso é mais um exemplo do excessivo poder individual dos ministros, uma característica já conhecida do Supremo. Cada ministro tem, de forma isolada, diversas oportunidades de interferir no processo decisório, no controle do tempo e na própria agenda do tribunal, exercendo diferentes papéis em um mesmo processo. Agora, atendendo ao pedido de destaque do ministro Barroso, caberá ao relator Barroso solicitar ao presidente, ministro Barroso, um espaço na pauta do plenário físico.

You Might Also Like

Bia Miranda se lança em nova profissão; saiba detalhes

VÍDEO: Motociclista sofre acidente na orla da Barra e fica desacordado no meio-fio

Marido de Sacha se irrita com internautas após criticas a amada na web: “Vão toma no c*”

Imagens aéreas mostram destruição causada por incêndio no DF. Veja

Carlos Miguel desembarca em São Paulo para assinar com o Palmeiras 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Rio Grande do Sul emite alerta epidemiológico para dengue e chikungunya  

2 de abril de 2025
Petista pede apreensão do passaporte de Eduardo Bolsonaro e inclusão de Jair e Flávio em inquérito
Gripe aviária: granja próxima ao 1º foco abate 60 mil frangos por precaução 
Tarifaço de Trump: estado da arte e violação ao GATT
Bia Miranda e Gato Preto selam reconciliação com tatuagens em homenagem ao relacionamento; veja fotos
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?