By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Abertura do mercado de energia vai transformar setor, diz CEO da Cemig 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Abertura do mercado de energia vai transformar setor, diz CEO da Cemig 
outros

Abertura do mercado de energia vai transformar setor, diz CEO da Cemig 

Última atualização: 24 de novembro de 2025 13:29
Published 24 de novembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Fala foi feita durante evento da Itatiaia em parceria com a CNN Brasil, que discute os desafios e tendências do setor de energia nesta segunda-feira (24)  Macroeconomia, CNN Brasil Money, Energia, Medida Provisória, reforma do setor elétrico CNN Brasil

Contents
Leia MaisHoje: Evento Eloos recebe autoridades para debater energia; veja detalhesProjeto Eloos debate transição energética com empresários e autoridadesDemanda por conexão de data centers à rede elétrica subiu 32% após RedataReforma do setor elétricoEvento Eloos

A abertura do mercado de energia, proposta na medida provisória 1.304, irá promover uma grande transformação no setor, segundo o CEO da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho. A fala foi feita em entrevista à CNN Brasil durante evento do Projeto Eloos nesta segunda-feira (24).

“Agora o consumidor vai poder escolher a empresa que vai fornecer energia elétrica para ele. Isso vai transformar muito o setor.”, diz o presidente da distribuidora de energia elétrica.

Promovido pela Rádio Itatiaia em parceria com a CNN Brasil, o evento da Eloos reúne autoridades, empresários e especialistas em Belo Horizonte (MG) para discutir os desafios e tendências do setor de energia. Dentre os participantes, estão Magda Chambriard, presidente da Petrobras e o ministro do STF, Luiz Fux.

Leia Mais

  • Hoje: Evento Eloos recebe autoridades para debater energia; veja detalhes

    Hoje: Evento Eloos recebe autoridades para debater energia; veja detalhes

  • Projeto Eloos debate transição energética com empresários e autoridades

    Projeto Eloos debate transição energética com empresários e autoridades

  • Demanda por conexão de data centers à rede elétrica subiu 32% após Redata

    Demanda por conexão de data centers à rede elétrica subiu 32% após Redata

A MP 1.304, que propõe uma reforma do setor elétrico, aprovada pelo Congresso em outubro, aguarda a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva – o prazo para decisão é até esta segunda. A medida prevê, dentre outras mudanças, a abertura do mercado livre de energia para consumidores residenciais e comerciais.

Segundo ainda o CEO, a abertura do mercado de energia faz com que o setor fique na mesma situação de outros setores, nos quais os consumidores podem escolher a empresa fornecedora do serviço.

“A abertura do mercado é a melhor notícia com a medida provisória. A abertura do mercado que acontecerá para o consumidor residencial permitirá que a gente fique na mesma situação que diversos setores, como a telecomunicações, por exemplo, que cada um escolhe a sua operadora.”, explica ele.

Por outro lado, o CEO comentou ser necessário, avançar – no âmbito das novas regras para o setor de energia – nas políticas de incentivo e subsídio. Segundo ele, os investimentos continuam centralizados apenas em “tecnologias maduras”.

“Ainda precisamos avançar na questão de políticas de incentivo e subsídio, que ainda estão muito concentradas em tecnologias maduras. A gente deveria ter mais incentivo e subsidio em tecnologia disruptiva, para trazer mais data center para o Brasil, investir mais em armazenamento de energia e baterias“, disse o CEO.

Reforma do setor elétrico

A MP 1.304 prevê a abertura do mercado livre de energia para consumidores residenciais e comerciais, ou seja, os consumidores poderão escolher os seus fornecedores de energia elétrica.

A mudança está prevista para ser implementada após dois anos da entrada em vigor da lei no caso de indústria e comércio. Já para os consumidores residenciais, deve acontecer em três anos.

Atualmente, os brasileiros são obrigados a comprar da distribuidora local. A ideia é que a abertura de mercado possibilita que o consumidor escolha o seu fornecedor considerando melhores preços, condições contratuais e fontes de energia.

Veja destaques da reforma do setor elétrico:

  • Carvão: o texto prorroga a operação de usinas a carvão até 2040;
  • CDE: cria teto para o fundo a partir de 2027 e reduz o repasse de subsídios para a conta de luz;
  • Mercado livre de energia: está prevista para ser implementada após dois anos da entrada em vigor da lei no caso de indústria e comércio e em três anos para os consumidores residenciais;
  • PPSA: Autorização para que a Pré-Sal Petróleo comercialize gás natural para contribuir com a modicidade tarifária e o desenvolvimento industrial;

Evento Eloos

A sustentabilidade e as transformações do setor de energia estão em pauta nesta segunda no círculo de debates do Projeto Eloos. A abertura do evento foi feita pela presidente da Petrobras, Magda Chambriard, que trouxe a visão da estatal sobre o cenário do setor energético brasileiro.

Um dos temas esperados é a ideia de “adição energética”, defendida por Chambriard: trata-se de não substituir simplesmente fontes fósseis, mas acrescentar novas fontes para atender à crescente demanda.

A presidente afirma que a Petrobras precisa “entregar entre 55% e 60% a mais de energia até 2050” para cumprir sua ambição de crescimento.

Entre outros convidados, os painéis vão contar com a participação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, além de executivos do setor.

É o caso do CEO da Norsk Hydro Brasil, Anderson Baranov, que vem direto da COP30. Baranov reforça o quanto é essencial incluir a sustentabilidade e a preocupação com as transformações climáticas no debate.

“Eu acho que avançou muito nessa parte da preocupação com clima. As empresas tendo um discurso similar de descarbonização, por exemplo, da parte de sustentabilidade, inovação. Eu vejo que a gente está engatinhando para voltar há um tempo onde o diálogo vai prevalecer”, indica.

 

You Might Also Like

Reviravolta marca caso de mulher que agrediu homem dentro de bar no DF. Veja vídeo

Celina reinaugura UTI e entrega equipamentos para hospital no Paranoá

Oferta Relâmpago: Galaxy A56 da Samsung com 41% de desconto

Acordo Mercosul-UE: painel mostra oportunidades de exportação para empresas 

Canadá anuncia redução de tarifas e acordos em comércio e agro com a China 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Exclusivo: Hugo Motta fala à CNN sobre decisão de Moraes em relação ao IOF 

4 de julho de 2025
Calcinha misteriosa é encontrada no banheiro masculino da Record e vira fofoca nos corredores; saiba tudo
Defensa y Justicia x Vitória: veja as escalações de jogo pela Sul-Americana 
Alfa Romeo desiste de ser totalmente elétrica e vai apostar também em híbridos
Rússia diz ter capturado vila no sudeste da Ucrânia 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?