By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Abimo: guerra tarifária pode levar a aumento de preços de dispositivos médicos
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Abimo: guerra tarifária pode levar a aumento de preços de dispositivos médicos
outros

Abimo: guerra tarifária pode levar a aumento de preços de dispositivos médicos

Última atualização: 24 de abril de 2025 16:18
Published 24 de abril de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A guerra de tarifas iniciada pelo governo de Donald Trump deve ter reflexos importantes no mercado nacional de dispositivos médicos. Coordenador de Acesso a Mercado da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (Abimo), José Fernando Dantas, não descartou o risco de as mudanças provocarem uma inflação no setor. “Há uma possibilidade. Porque isso vai mexer com tudo. Não só a exportação, mas a importação. Se houver aumento do preço do insumo, haverá reflexos no produto final. Isso vai causar alguma consequência”, disse ao JOTA.

Contents
Assinantes da newsletter Bastidores da Saúde foram informados em 17/4. Com notícias da Anvisa e da ANS, o JOTA PRO Saúde entrega previsibilidade e transparência para empresas do setor. Conheça!Mais exportações

Dantas afirmou que o momento entre os empresários é de cautela. Muitos estão adiando investimentos. Ele dá exemplo de associadas que estão revendo planos de abrir escritórios nos Estados Unidos. O coordenador observa, ao mesmo tempo, que a Abimo tem afirmado aos associados para ficarem atentos às oportunidades.

Assinantes da newsletter Bastidores da Saúde foram informados em 17/4. Com notícias da Anvisa e da ANS, o JOTA PRO Saúde entrega previsibilidade e transparência para empresas do setor. Conheça!

Mais exportações

A mudança na política de tarifas ocorre num momento de expansão das exportações de dispositivos médicos para os Estados Unidos. No ano passado, as vendas para aquele país aumentaram em 27%. “Entre os principais concorrentes do Brasil no mercado norte-americano estão países europeus e a China, que comparativamente receberam tarifas muito maiores do que a do Brasil.” Essa mudança, avalia, pode abrir espaço para que produtos brasileiros ganhem maior competitividade.

“As primeiras exportações brasileiras para os Estados Unidos com essa tarifa devem acontecer nesses próximos dias. Isso ainda está entrando em vigor, então isso vai ser percebido no ato”, disse. “Mas o que estamos dizendo é que as empresas devem ficar atentas.”

Os dispositivos médicos mais exportados para os Estados Unidos são curativos, agulhas e válvulas cardíacas, alguns produtos ortopédicos e material odontológico. Os preços brasileiros eram comparativamente maiores que os da China.

Uma das possibilidades é de que empresas americanas, diante da perspectiva de aumento de tarifa, se antecipem e ampliem as compras de países que deverão ser super taxados antes que tarifas passem a valer. “São vários os cenários. A gente não consegue prever. O que a gente tem reforçado enquanto associação é que as empresas aproveitem a oportunidade e tentem expandir suas exportações”.

Dantas afirma que um eventual aumento de demanda de produtos brasileiros poderia ser atendida. O Brasil já importa uma parte importante de insumos. Produtos chineses e europeus que antes abasteciam o mercado americano podem, numa rota alternativa, tentar encontrar mercado no Brasil uma opção.

A expectativa de Dantas é que a mudança possa levar a um aumento de preços de produtos brasileiros no mercado internacional. Ele acha mais difícil, no entanto, que isso ocorra no mercado interno. “O mercado nacional é limitado, sobretudo no setor público. Está tudo mais engessado, não há tanta margem. Eu acredito que o mercado internacional é bem mais propenso a aumentar o preço do que o nacional.” Mas ele não descarta essa possibilidade. “Sobretudo se houver um aumento no valor dos insumos.”

As importações no Brasil aumentaram ano passado. A balança comercial do setor de dispositivos médicos fechou 2024 com um déficit de pouco mais de US$ 8 milhões. O país que mais vende para o Brasil é os Estados Unidos, seguido pela Alemanha, China, Irlanda e Suíça. Entre os itens importados estão produtos imunológicos para uso laboratorial, instrumentos e aparelhos para medicina e cirurgia, reagentes de diagnóstico laboratorial e sondas e cateteres.

You Might Also Like

Sarah Jessica Parker já usou figurino de “Sex and the City” na vida real 

Felipe Anderson decide, e Palmeiras bate Botafogo pelo Brasileirão 

Queda de avião em Santa Catarina deixa um morto e uma mulher ferida 

Júnior Santos cita Vitor Roque para justificar má fase: “Vão me aplaudir” 

Homem esfaqueia policial e é morto por agentes da PM; veja vídeo

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Filhas de Virginia Fonseca “brigam” por microfone durante festa de aniversário; veja vídeo

3 de junho de 2025
A violação da segurança jurídica e do direito adquirido na MP 1.300/2025
Tenista diz por que perdeu set no Australian Open: “Precisava fazer xixi” 
Jovem é estuprada por motorista de aplicativo no DF
Anac suspende operações da Voepass a partir desta terça-feira (11); saiba detalhes
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?