Porta-voz do Kremlin afirma que isso é algo positivo e que o presidente dos EUA tem posição construtiva Internacional, Donald Trump, Estados Unidos, Europa, Rússia, Ucrânia, Vladimir Putin CNN Brasil
A abordagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para fazer acordos diplomáticos é “bastante cínica”, mas em um sentido positivo, disse o porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, em uma entrevista publicada na sexta-feira (5).
Ao canal de notícias russo Argumenty i Fakty, Peskov contrastou a posição de Trump com a dos países europeus que, segundo ele, estavam fazendo tudo o que podiam para impedir uma solução pacífica para a guerra na Ucrânia.
“Em contraste, Trump é muito mais construtivo. Ele é, no bom sentido da palavra, bastante cínico. Em termos de ‘por que lutar se você pode negociar’. E com base nesses interesses dos Estados Unidos, ele faz de tudo para impedir guerras”, disse Peskov.
Ele acrescentou que a Rússia prefere resolver o conflito na Ucrânia diplomaticamente, em vez de militarmente. “E se Trump puder nos ajudar a disponibilizar esses meios políticos e diplomáticos, então nossos interesses coincidem, e isso pode e deve ser bem-vindo.”
Nos últimos meses, Trump tem oscilado entre declarações confiantes de que Putin quer acabar com a guerra e duras críticas ao líder russo pelos bombardeios contínuos de cidades ucranianas.
A abordagem consistente de Moscou tem sido bajular Trump e elogiar seus esforços de paz, ao mesmo tempo em que acusa os governos europeus de tentar torpedear o processo.
Trump e Putin realizaram uma cúpula no Alasca há três semanas, e Peskov disse não ter dúvidas de que uma reunião de acompanhamento poderia ser organizada muito rapidamente, se considerassem necessário. Contatos de trabalho estavam ocorrendo o tempo todo, disse ele.
Trump disse na quinta-feira (4) que falará com Putin em um futuro próximo.