À CNN, o presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, Luiz França, disse que a classe média será a mais afetada com as medidas alternativas ao IOF Macroeconomia, CNN Brasil Money, crédito imobiliário, financiamentos, Investimentos em LCI e LCA CNN Brasil
O presidente da Abrainc, Luiz França, disse em entrevista ao CNN Money nesta segunda-feira (9) que a taxa de juros para o financiamento de imóveis será maior com a tributação das Letras de Crédito Imobiliário (LCIs).
“Quem financia imóvel no Brasil, o comprador de classe média, ele terá um aumento na sua prestação. Nós estimamos que o aumento na taxa de juros será de 0,7%, e sempre que tem essa alta acaba tirando compradores do mercado”, afirmou.
No domingo à noite (8), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o fim da isenção sobre o rendimento de títulos de renda fixa como LCI e LCA será uma das alternativas arrecadatórias para o cumprimento da meta fiscal.
A medida será utilizada para compensar o recuo ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), depois do imbróglio causado pelo governo com um decreto que aumentava o imposto.
Segundo Luiz França, a nova tributação vai trazer reflexo à procura por financiamento no Brasil e impactar o mercado imobiliário, em um cenário de taxa Selic em patamar elevado.
“A LCI tem a isenção justamente para atrair investidores e, assim, os bancos possam ter um custo de captação um pouco mais baixo e dar uma taxa na ponta do financiamento mais atrativa. Isso é importantíssimo para a economia brasileira”, declarou.