By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Acidente da Voepass: investigação complexa deve apontar diversos fatores 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Acidente da Voepass: investigação complexa deve apontar diversos fatores 
outros

Acidente da Voepass: investigação complexa deve apontar diversos fatores 

Última atualização: 7 de agosto de 2025 16:52
Published 7 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Fatores humanos, psicológicos e operacionais podem ter contribuído para a tragédia do Voo 2283 em Vinhedo, apontam especialistas  São Paulo, Acidente Aéreo, avião cai em Vinhedo, Vinhedo, Voepass CNN Brasil

Contents
Leia maisVídeo: carregador pega fogo em avião e passageira de SC grava momentoQueda de avião da Voepass: como foi o resgate e a identificação dos corposAmbulância falsa é apreendida com 1,5 tonelada de maconha em MSPosicionamentos

Desde o início da tarde de 9 de agosto de 2024, quando o voo 2283 da Voepass caiu em Vinhedo (SP) com 62 pessoas a bordo, uma pergunta ecoa entre familiares, autoridades e especialistas: o que pode ter causado o acidente mais letal da aviação brasileira desde 2007?

Quinze minutos após a tragédia, o Cenipa foi notificado e iniciou o trabalho técnico de investigação. A Polícia Federal, que conduz o inquérito criminal, foi acionada em seguida. Ainda naquele mesmo dia, as duas caixas-pretas da aeronave foram localizadas e levadas a Brasília para análise. Os dispositivos, conhecidos como CVR (Cockpit Voice Recorder) e FDR (Flight Data Recorder), registram os áudios da cabine e dados técnicos como velocidade, altitude e trajetória. O conteúdo é essencial para entender os momentos finais do voo.

A CNN apurou que os dados do CVR mostram certa “normalidade” dentro da cabine até segundos antes da queda. Acostumados a voar através de instrumentos, piloto e copiloto conversavam naturalmente, mesmo com a aeronave apresentando sinais preocupantes de degradação de desempenho. Esse é um dos pontos que mais intrigam os investigadores que trabalham no caso.

Leia mais

  • Vídeo: carregador pega fogo em avião e passageira de SC grava momento

    Vídeo: carregador pega fogo em avião e passageira de SC grava momento

  • Queda de avião da Voepass: como foi o resgate e a identificação dos corpos

    Queda de avião da Voepass: como foi o resgate e a identificação dos corpos

  • Ambulância falsa é apreendida com 1,5 tonelada de maconha em MS

    Ambulância falsa é apreendida com 1,5 tonelada de maconha em MS

O coronel Rufino, ex-investigador do Cenipa, destacou que dois processos são abertos automaticamente em casos como este: o do Cenipa, com foco na prevenção, e o da Polícia Federal, com foco criminal. Segundo ele, as instituições atuam de forma complementar. “No caso da investigação criminal, é necessário identificar um culpado para eventual responsabilização. Já a investigação de prevenção parte de hipóteses suficientes para emitir recomendações e evitar novos acidentes”, explicou.

O delegado Edson Sérgio de Freitas, da Polícia Federal em Campinas, destacou que, por coincidência, a equipe havia terminado a revisão do protocolo de acidentes aéreos no mesmo dia da queda, o que permitiu uma resposta rápida e técnica. “A equipe estava focada, com o conhecimento necessário. Isso foi fundamental para uma abordagem correta, pragmática e específica. Houve cooperação direta com o Cenipa, IML, Defesa Civil, Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil.”

O relatório da PF apura responsabilidades penais, e não apenas corporativas. Há expectativa de que o inquérito possa concluir por falhas de conduta da empresa e também de pessoas que estavam envolvidas na operação. Um mecânico que trabalhou com a aeronave pouco antes do acidente gravou um áudio, obtido pela CNN, no qual expressa remorso por não ter registrado uma falha no sistema de estabilidade. “Tô com um remorso desgraçado… Errei de não ter mandado por escrito”, diz o funcionário.

O relatório do Cenipa deve apresentar um conjunto de fatores contribuintes para a queda, e não uma única causa determinante. Entre os pontos analisados estão falhas operacionais, meteorológicas e técnicas. Especialistas em aviação ouvidos pela CNN também apontam possíveis falhas na condução do voo, na comunicação com órgãos de controle, na manutenção e na execução de protocolos de segurança. Fatores psicológicos e humanos também podem ter influenciado a dinâmica do acidente, segundo avaliação de especialistas ouvidos pela reportagem.

A aeronave “papa bravo” foi mantida a 17 mil pés de altitude mesmo com alertas de formação severa de gelo entre 15 mil e 23 mil pés. O comandante Almeida, que pilotou a mesma aeronave dias antes da queda, afirmou que o voo entrou em uma área crítica de formação de gelo. “Os sistemas não funcionaram, e a aeronave continuou em ambiente de formação de gelo. Com a envergadura e o formato do ATR, o avião não suportou o excesso de peso”, declarou.

Desde o início, a investigação foi marcada por contradições sobre a operação do voo. Passageiros compraram bilhetes no site da Latam, mas embarcaram em um voo da VoePass. A única menção à operadora era o código “2Z” no bilhete. Um dos cartões de embarque, obtido pela CNN, não trazia qualquer referência explícita à VoePass. Quatro passageiros perderam o voo por estarem nos guichês da Latam, e não da VoePass.

Documentos do Cade mostram que, à época do acidente, a Latam detinha 30% da VoePass. A parceria previa que voos regionais fossem operados por aeronaves menores, com venda feita pela Latam. Familiares questionam essa relação e apontam corresponsabilidade da Latam. “Foi a Latam que vendeu. Ela também tem que responder”, afirmam parentes das vítimas.

A CNN também teve acesso a relatos de passageiros e tripulantes que reportaram falhas frequentes nas aeronaves da empresa. Problemas no ar-condicionado, na estabilidade e nos sistemas de navegação foram registrados antes do acidente. Alguns não chegaram a ser formalmente anotados. Imagens obtidas pela reportagem mostram um vão de ao menos 7 centímetros na porta de uma das aeronaves da VoePass durante voo em grande altitude.

Além disso, denúncias obtidas pela CNN apontam que a Latam teria utilizado os slots da VoePass — autorizações de pouso e decolagem — com o aval da Anac, sem os trâmites regulatórios habituais.

A agência também é criticada por familiares e ex-funcionários da VoePass, que apontam falha na fiscalização da empresa. A suspensão da companhia só ocorreu em março de 2025, sete meses após o acidente. Do dia 9 de agosto de 2024 até a data da suspensão, a VoePass realizou 2.687 voos com aeronaves que já haviam apresentado problemas de manutenção. O dado foi divulgado pela Anac durante a votação do caso, após a queda em Vinhedo.

Posicionamentos

A Latam afirmou que não mantém mais qualquer relação comercial com a VoePass e que “acordos comerciais de codeshare, como o que manteve com a Voepass no passado e foi encerrado por iniciativa da LATAM, são comuns em toda a aviação comercial mundial”.

A VoePass, em nota, disse que viveu seu “episódio mais difícil” com o acidente e que segue “solidária às famílias”. Reafirma que atua com responsabilidade e empatia, que ofereceu suporte psicológico e logístico às vítimas e que colabora com as investigações. A empresa afirma que a aeronave tinha o CVA (Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade) válido e seguia todos os requisitos da Anac e da IATA.

A Anac declarou que a redistribuição dos slots da VoePass seguiu os procedimentos regulares, tanto em Congonhas quanto em Guarulhos. Afirmou que não fiscaliza contratos comerciais (acordos de codeshare) entre companhias aéreas e que a suspensão da VoePass seguiu critérios técnicos.

Na sexta-feira (8), a série especial traz detalhes sobre o que mudou desde o acidente, movimentos políticos por novas legislações e o trabalho da associação de vítimas. Também na sexta, a reportagem especial vai ao ar no CNN Prime Time, com entrevistas exclusivas. No sábado (9), data que marca um ano da tragédia, a CNN exibe uma versão estendida com bastidores inéditos, homenagens e o balanço final da investigação.

 

You Might Also Like

Prefeito toma medida drástica após secretário e superintendente protagonizarem confusão em festa

Entrevista de Marcinho VP à Record é barrada por Dino; saiba detalhes

Lucas Arcanjo passa por cirurgia após grave lesão: “tudo está nas mãos de Deus”

Castro diz ao STF que operação mais letal do RJ seguiu as determinações da Corte

STF “afrouxa” condenação de Mauro Cid por tentativa de golpe de Estado

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Caiado: Não sei de nenhum escritório na Faria Lima que tenha drones e bomba 

30 de outubro de 2025
Dia do Amigo: como conciliar amizade e sociedade no mundo dos negócios 
Inflação ameaça empresas, mas reestruturação de passivos traz alívio financeiro; entenda
Violência sexual é violação que mais vitima meninas, aponta pesquisa 
BBB25: Arleane conta que perdeu tapa-sexo em ensaio de Carnaval 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?