A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) confirmou a conclusão dos trabalhos de identificação neste domingo (19); doze corpos já foram liberados às famílias Pernambuco, -agencia-cnn-, Acidente de ônibus, Instituto Médico Legal (IML), Mortos CNN Brasil
A SDS (Secretaria de Defesa Social de Pernambuco) informou, na manhã deste domingo (19), que os 17 corpos das vítimas do acidente com um ônibus em Saloá, no Agreste do estado, já foram identificados pela perícia papiloscópica do IML (Instituto de Medicina Legal), no Recife.
Segundo a pasta, doze corpos já foram liberados aos familiares, enquanto os demais aguardam a retirada no IML. A SDS reforçou que as equipes seguem empenhadas para concluir todo o processo “com a maior celeridade e respeito possível às famílias das vítimas”.
Dinâmica do acidente
O acidente ocorreu na noite de sexta-feira (17), quando um ônibus fretado tombou na BR-423, em um trecho do município de Saloá. O veículo transportava cerca de 40 pessoas, número superior ao informado nas listas de passageiros. A viagem tinha como origem a cidade de Brumado, na Bahia, e como destino Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano.
De acordo com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, as investigações apontam que havia três listas diferentes de passageiros, mas nenhuma correspondia integralmente aos ocupantes do coletivo. Ainda assim, o ônibus estava dentro da capacidade máxima permitida de 50 pessoas.
O Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns, recebeu 17 feridos. Deste total, seis pacientes já receberam alta médica, outros dois pacientes do sexo feminino foram transferidas para o HGE (Hospital Geral do Estado da Bahia), em Salvador, na Bahia, quatro permanecem em observação na sala verde, um em observação em sala vermelha, dois estão internados na enfermaria e dois recebem cuidados em terapia intensiva.
O motorista do ônibus, que testou negativo para embriaguez, relatou à Polícia Civil suspeitar de falha mecânica como possível causa do acidente. A conclusão definitiva dependerá dos laudos periciais elaborados pelo Instituto de Criminalística (IC) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A PRF informou que o veículo invadiu a contramão, atingiu rochas à margem da rodovia, colidiu em um barranco de areia e tombou. O impacto foi tão forte que alguns passageiros foram arremessados para fora do ônibus, o que indica que parte deles não usava cinto de segurança.
Equipes do SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Instituto de Criminalística e IML atuaram no local do sinistro, que deixou a BR-423 totalmente interditada entre as 19h45 de sexta-feira e as 4h da madrugada de sábado (18).
As investigações sobre as causas do acidente seguem em andamento sob responsabilidade da Delegacia de Polícia Civil de Garanhuns.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo

