By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Acidentes de trânsito matam 6 vezes mais homens que mulheres no DF
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Acidentes de trânsito matam 6 vezes mais homens que mulheres no DF
outros

Acidentes de trânsito matam 6 vezes mais homens que mulheres no DF

Última atualização: 17 de março de 2025 02:30
Published 17 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O trânsito no Distrito Federal está cada dia mais intenso, com um alto fluxo de veículos, e, consequentemente, o número de infrações e acidentes fatais também registram aumento. De acordo com dados do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), motoristas do sexo masculino somam 85,6% das mortes nas ruas da capital, totalizando 196 vítimas. Já as mulheres, representam 14,4% dos óbitos, com 33 ocorrências.

Contents
Leia tambémVídeo: homem morre carbonizado após explosão de caminhão em acidenteVídeo mostra carro em zigue-zague antes de acidente que matou 2 no DFMotorista é condenado por morte de sargento da PMDF em acidenteGDF institui Programa Vida no Trânsito para reduzir acidentes

De acordo com o Detran, uma das principais razões para essa disparidade está no número de motoristas. No DF, dos 1.783.399 motoristas habilitados, 58,3% são homens, o que equivale a 1.038.710 habilitações. Além disso, comportamentos de risco como excesso de velocidade, consumo de álcool, uso de celular ao volante, entre outros, são fatores que contribuem para o alto índice de fatalidades.

Izabela Souza, 43 anos, é professora de um curso responsável por estimular mulheres a encarar o medo de dirigir. Segundo ela, a paixão pelo volante vem desde pequena, quando sonhava em estar no banco do motorista do caminhão do pai. Ela compartilha uma experiência pessoal que ocorreu durante uma das suas aulas.

“Estávamos em uma estrada muito difícil de ultrapassar. Era uma pista sinuosa, sem acostamento, e minha aluna estava dirigindo com muita cautela. De repente, um motorista tentou ultrapassar, mas não conseguiu. Ao perceber que éramos duas mulheres no carro, ele resolveu forçar ainda mais a ultrapassagem”, lembra Izabella.

“Ele simplesmente parou o carro no meio da pista, desceu e começou a caminhar em nossa direção, gesticulando e nos xingando com palavras extremamente agressivas. A situação foi tensa. Minha aluna estava tremendo de medo, e eu já estava com o celular na mão, pronta para acionar a polícia”, conta.

O episódio só teve fim quando outros veículos apareceram na pista, e o homem, aparentemente desmotivado pela possibilidade de testemunhas, desistiu da agressão iminente. Ele voltou ao seu carro e saiu rapidamente, fazendo manobras arriscadas e provocativas.

Leia também
  • São Paulo
    Vídeo: homem morre carbonizado após explosão de caminhão em acidente
  • Na Mira
    Vídeo mostra carro em zigue-zague antes de acidente que matou 2 no DF
  • Distrito Federal
    Motorista é condenado por morte de sargento da PMDF em acidente
  • Grande Angular
    GDF institui Programa Vida no Trânsito para reduzir acidentes

Júlio César da Silva, especialista e professor em trânsito, explica que o comportamento dos homens no trânsito é, em geral, mais agressivo. “O homem quer ter prioridade, quer dominar, é apressado e não planeja seus percursos”, afirma Silva. Ele também destaca que as mulheres tendem a ser mais cautelosas. “A mulher dirige com mais segurança, tem visão periférica muito mais focada do que o homem. É cuidadosa, atenciosa e segue muito mais as regras”, completa o especialista.

Porém, ele acredita que existam soluções para melhorar a segurança no trânsito. “Quando entendemos que temos uma família em casa nos esperando, não bebemos e dirigimos, e nem aceleramos o carro acima da velocidade da via”, diz Silva.

Além dos fatores comportamentais, a psicanalista Ana Lisboa contribui com uma reflexão sobre a relação entre comportamento masculino e fatores culturais. A psicanalista explica que, no caso dos homens, essa necessidade de reafirmar a identidade muitas vezes está ligada a uma imaturidade cognitiva.

“Um homem verdadeiramente maduro e seguro não precisa provar sua masculinidade o tempo todo. Já aquele que sente essa necessidade, na verdade, ainda é um menino em termos psicológicos, agindo de maneira imprudente e irresponsável”, afirma.

Lisboa também compara o comportamento de alguns homens no trânsito ao de crianças, que são naturalmente imprudentes, sem medo ou limites bem definidos. “Quando um homem permanece nessa fase infantilizada, ele sente a necessidade de reafirmar sua masculinidade para si mesmo e para a sociedade. Essa busca pode se manifestar em comportamentos impulsivos, como acelerar carros em alta velocidade, competir em situações desnecessárias e até recorrer a substâncias que elevam a adrenalina e a testosterona”, explica. Esses comportamentos ativam no cérebro um mecanismo semelhante ao do uso de drogas, criando uma dependência da sensação de poder e excitação.

 

You Might Also Like

MEC lança curso para professores resolverem conflitos nas escolas 

STF determina bloqueio milionário no sindicato do irmão de Lula em investigação sobre esquema criminoso

Execução de ex-delegado em SP completa um mês; veja linhas de investigação 

Cuidadora é presa acusada de dopar idoso para aplicar golpe de R$ 500 mil

Após ser eliminada do programa, cantora famosa detona “The Masked Singer”: “Um terror”

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Gaby Amarantos sobre seu emagrecimento: “O que fiz foi único para mim” 

18 de julho de 2025
Crise Brasil-EUA: Separação não se reflete na sociedade, diz analista 
Campeão da Libertadores no Corinthians? Zagueiro compartilha imagem nas redes 
Sul-Americana 2025: veja como ficaram os potes do sorteio da fase de grupos 
Honda confirma WR-V híbrido flex para o Brasil; modelo será lançado em 2025 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?