Investidores se mostraram cautelosamente positivos uma vez que as duas maiores economias do mundo estão tentando resolver sua disputa comercial Mercado, Ações, China, CNN Brasil Money, Comércio, EUA, Hong Kong CNN Brasil
As ações da China e de Hong Kong registraram alta nesta segunda-feira (9), lideradas pelos setores de terras raras e tecnologia, com os investidores aguardando negociações comerciais entre os EUA e a China em Londres.
Os investidores se mostraram cautelosamente positivos uma vez que as duas maiores economias do mundo estão tentando resolver sua disputa comercial, com a China lutando contra a lentidão das exportações e a deflação, enquanto os EUA enfrentam a erosão da confiança em seus ativos e em sua economia.
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, o secretário de Comércio, Howard Lutnick, e o representante de Comércio, Jamieson Greer, vão se reunir com o vice-primeiro-ministro da China, He Lifeng, na primeira reunião sob o mecanismo de consulta econômica e comercial dos dois países.
No fechamento, o índice de Xangai teve alta de 0,43%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,29%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, subiu 1,63%, atingindo o nível mais alto desde 21 de março.
A reunião desta segunda-feira ocorre após uma rara ligação entre o líder chinês, Xi Jinping, e o presidente dos EUA, Donald Trump, na quinta-feira, depois que as tensões voltaram a aumentar, com ambos os lados acusando o outro de violar um acordo firmado no mês passado.
Os dois lados concordaram com uma pausa de 90 dias e uma redução acentuada nas tarifas após conversas em Genebra no início de maio, o que deixou as tarifas dos EUA sobre produtos chineses em 30% de 14 de maio a 12 de agosto e as tarifas chinesas sobre as importações dos EUA em 10%.
Isso trouxe um alívio temporário de uma guerra comercial que poderia paralisar US$ 600 bilhões em comércio bilateral, interrompendo as cadeias de oferta e impactando a economia global.
“Acreditamos que pode haver alguns resultados favoráveis da reunião, já que Trump deu a entender alguns sinais positivos”, disseram analistas da China Securities em uma nota, acrescentando que qualquer progresso ofereceria algum alívio aos mercados.
Liderando a alta dos mercados onshore nesta segunda-feira, o setor de terras raras – que deverá ser um dos principais focos das negociações – avançou 2,4%, em seu melhor desempenho em um único dia em mais de um mês.
As ações de tecnologia lideraram a alta dos mercados de Hong Kong, com o Hang Seng Tech Index subindo 2,8%, para uma máxima de um mês. O subíndice ganhou mais de 20% desde sua mínima em abril.
Brasil lidera vendas de veículos elétricos na América Latina