By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Acordo comercial: EUA e China retomarão negociações na segunda-feira (9) 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Acordo comercial: EUA e China retomarão negociações na segunda-feira (9) 
outros

Acordo comercial: EUA e China retomarão negociações na segunda-feira (9) 

Última atualização: 7 de junho de 2025 02:24
Published 7 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Donald Trump anunciou que conversas entre autoridades americanas e chinesas ocorrerão em Londres  Economia, China, Donald Trump, Estados Unidos, Londres, Tarifas, Xi Jinping CNN Brasil

Contents
Leia MaisAnálise: Quanto dano Donald Trump poderia causar a Elon Musk?Trump x Musk: Saiba o que são os Arquivos de EpsteinTrump diz à CNN que “não falará com Musk por um tempo” e “nem pensa nele”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na sexta-feira (6) que autoridades americanas e chinesas se reunirão em Londres nesta segunda-feira (9) para discutir o comércio entre os dois países.

“Tenho o prazer de anunciar que o Secretário do Tesouro, Scott Bessent, o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, e o Representante Comercial dos Estados Unidos, Embaixador Jamieson Greer, se reunirão em Londres na segunda-feira, 9 de junho de 2025, com representantes da China, para discutir o Acordo Comercial”, escreveu Trump em uma publicação no Truth Social.

O anúncio foi feito após Trump e o presidente chinês, Xi Jinping, conversarem por 90 minutos na quinta-feira (5). Após o telefonema, o presidente americano disse estar animado com a possibilidade das tensões comerciais em curso serem resolvidas em breve.

Leia Mais

  • Análise: Quanto dano Donald Trump poderia causar a Elon Musk?

    Análise: Quanto dano Donald Trump poderia causar a Elon Musk?

  • Trump x Musk: Saiba o que são os Arquivos de Epstein

    Trump x Musk: Saiba o que são os Arquivos de Epstein

  • Trump diz à CNN que "não falará com Musk por um tempo" e "nem pensa nele"

    Trump diz à CNN que “não falará com Musk por um tempo” e “nem pensa nele”

As últimas conversas entre o governo Trump e autoridades chinesas, realizadas em 12 de maio em Genebra, representaram um importante ponto de virada na guerra comercial global.

Delegados da China e dos Estados Unidos anunciaram que reduziriam significativamente suas tarifas historicamente altas entre si. Os mercados se recuperaram, os bancos de Wall Street reduziram suas previsões de recessão e a confiança do consumidor americano se recuperou significativamente.

Isso marcou uma mudança significativa em relação a abril, quando as tensões estavam tão altas que o comércio entre os Estados Unidos e a China foi efetivamente interrompido.

As tarifas de 145% sobre a maioria dos produtos importados da China tornaram impossível para as empresas americanas comprarem praticamente qualquer coisa da China, o segundo maior parceiro comercial dos EUA.

Mas, desde então, as tensões voltaram a se intensificar. Trump disse na quarta-feira (4), em uma publicação no Truth Social, que era “extremamente difícil chegar a um acordo com Xi”. As negociações comerciais estagnaram, disse Bessent, aparentemente frustrando Trump.

Na semana passada, Trump postou nas redes sociais que a China “VIOLOU TOTALMENTE SEU ACORDO CONOSCO”.

Trump disse que fez um “acordo rápido” com a China para “salvá-los do que eu pensava que seria uma situação muito ruim”. Ele acrescentou: “Tanto faz ser o Sr. CARA GENTIL!”

O governo Trump esperava que a China suspendesse as restrições a materiais de terras raras, componentes essenciais para uma ampla gama de eletrônicos, mas a China se recusou em grande parte, causando intenso descontentamento dentro do governo Trump e levando à imposição de uma série de medidas recentes ao país, disseram três funcionários do governo à CNN na semana passada.

Por exemplo, a Casa Branca alertou empresas americanas contra o uso de chips de IA fabricados pela Huawei, campeã nacional de tecnologia da China.

A Casa Branca impediu empresas americanas de vender para a China software usado para projetar semicondutores. E o Departamento de Estado dos EUA anunciou que “revogaria agressivamente os vistos” de alguns estudantes chineses nos EUA.

A China, por sua vez, acusou os Estados Unidos de “provocar novos atritos econômicos e comerciais”.

“Os Estados Unidos vêm provocando unilateralmente novos atritos econômicos e comerciais, exacerbando a incerteza e a instabilidade das relações econômicas e comerciais bilaterais”, afirmou o Ministério do Comércio chinês no domingo.

Enquanto isso, Bessent, o principal negociador dos EUA com a China, afirmou que as conversas com Pequim estavam estagnadas.

Mas Trump e Xi realizaram um aguardado telefonema na quinta-feira, o que parece ter acalmado um pouco a situação. O New York Times noticiou na sexta-feira que a China emitiu algumas licenças para terras raras, embora o mercado ainda esteja em recuperação.

As negociações no Reino Unido são significativas e muito depende do seu sucesso – o crescimento econômico dos EUA permanece estável, mas há sinais de que está se rompendo. E ninguém quer voltar ao impasse de abril, que ameaçou mergulhar a economia global em uma recessão.

As ações americanas, que haviam se recuperado no início do dia com um forte relatório de empregos, subiram um pouco após a mensagem de Trump no programa Truth Social sobre a retomada das negociações. O Dow Jones subiu 450 pontos, ou 1,1%. O S&P 500 subiu 1,2% e o Nasdaq, 1,3%.

 

You Might Also Like

Alcolumbre e Pacheco tem segurança reforçada; saiba motivo

Bruna Biancardi mostra 1° encontro de Mavie com irmã caçula; veja vídeo

Equipe atualiza estado de saúde de Edu Guedes após cirurgia de câncer 

Israel ordena a retirada do sul de Gaza em meio a intensificação de ataques 

Bruna Biancardi mostra Mavie conhecendo Mel, 2ª filha com Neymar; veja 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Golpistas se passam por Fernanda Torres e pedem ajuda para ir ao Oscar; entenda

24 de janeiro de 2025
Angélica mostra dias de lazer com Luciano Huck e se declara; veja fotos 
Após desaparecimento, corpo de adolescente é encontrado em matagal com sinais de violência
Zelensky diz que Trump pode ser decisivo para ajudar a deter Putin 
Dose de saquê feito no espaço pode ser vendida por R$ 3 milhões 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?