By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Acordo EUA-China para soja acende alerta, mas pode trazer oportunidades 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Acordo EUA-China para soja acende alerta, mas pode trazer oportunidades 
outros

Acordo EUA-China para soja acende alerta, mas pode trazer oportunidades 

Última atualização: 31 de outubro de 2025 03:15
Published 31 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Produtores brasileiros ponderam que movimento entre as duas maiores potencias econômicas do globo pode beneficiar preços da commodity  Macroeconomia, China, CNN Brasil Money, estilo-cnn-money, EUA, Soja CNN Brasil

Contents
Leia MaisAcordo entre China e EUA pode ser assinado na próxima semana, diz BessentDólar e Ibovespa sobem após Trump anunciar acordo comercial com a ChinaCom inadimplência recorde e perda de rentabilidade, agro vive paradoxoRetomada do padrão anterior

O acordo comercial entre Estados Unidos e China, que prevê compras de até 25 milhões de toneladas por ano de soja americana, acendeu um alerta entre produtores brasileiros.

Ao mesmo tempo, especialistas ouvidos pelo CNN Money apontam que o movimento pode trazer oportunidades de valorização da commodity.

As tarifas impostas pelo governo de Donald Trump levaram a China a interromper as compras de soja americana em maio, deixando agricultores com bilhões de dólares em safras não vendidas.

Nesse cenário, entre maio e outubro deste ano, o Brasil exportou cerca de 21,2 milhões de toneladas de soja para o mercado chinês, com destaque para maio, que registrou aumento de 37,5% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Administração Geral de Alfândegas da China.

Leia Mais

  • Acordo entre China e EUA pode ser assinado na próxima semana, diz Bessent

    Acordo entre China e EUA pode ser assinado na próxima semana, diz Bessent

  • Dólar e Ibovespa sobem após Trump anunciar acordo comercial com a China

    Dólar e Ibovespa sobem após Trump anunciar acordo comercial com a China

  • Com inadimplência recorde e perda de rentabilidade, agro vive paradoxo

    Com inadimplência recorde e perda de rentabilidade, agro vive paradoxo

Para André Nassar, presidente da Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), o cenário reflete o impacto da guerra tarifária entre Brasil e EUA, e o consequente posicionamento do Brasil como maior fornecedor da commodity ao gigante asiático.

“Durante o impasse comercial entre China e Estados Unidos, o Brasil ampliou significativamente suas vendas, com crescimento estimado de 16% nas exportações de soja para a China em 2025”, diz, citando dados do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).

O acordo entre EUA e China prevê o envio de 12 milhões de toneladas de soja até janeiro de 2026, e mais 25 milhões de toneladas por ano até 2028.

Apesar da reabilitação de um concorrente direto na venda de grãos aos chineses gerar preocupação, Maurício Buffon, presidente da Aprosoja Brasil, pondera que o acordo entre Trump e Xi pode refletir no aumento dos preços, o que também beneficiaria os produtores brasileiros.

Segundo os especialistas, os preços dos contratos futuros negociados na Bolsa de Chicago estavam em baixa, o que pressionava os valores no Brasil. Após o anúncio do acordo, a cotação futura subiu 1,14%.

Além disso, a janela de negociação da China coincide com o período de colheita nos Estados Unidos, que estão com altos estoques. Já a safra brasileira só começa a ser colhida em fevereiro de 2026.

“Vemos uma força momentânea agora, mas o cenário para o ano que vem parece ser benéfico para o Brasil. O volume acordado não preocupa tanto os produtores. Os 12 milhões de toneladas agora são suficientes para suprir a demanda chinesa até janeiro”, avalia Samuel Isaak, especialista em commodities agrícolas da XP.

Retomada do padrão anterior

O impacto do anúncio também foi mitigado pela retomada do patamar de exportações de soja dos EUA para a China ao o que era visto anteriormente, sem o aumento expressivo de pedidos, apontam os especialistas ouvidos pelo CNN Money.

O “boicote” da China ao produto plantado em solo norte-americano acendeu alertas no país. No início deste mês, a American Farm Bureau Federation, entidade agrícola centenária que representa 6 milhões de agricultores nos EUA, publicou relatório mostrando os impactos da medida.

Segundo eles, o volume embarcado de soja dos EUA ao mercado chinês recuou quase 78% na comparação entre janeiro e agosto deste ano com o mesmo período de 2024 — quando o gigante asiático foi responsável pela compra quase metade das exportações norte-americanas.

O período coincide com a escalada da guerra tarifária entre as duas maiores economias do globo, em um movimento de arrefecimento e recuo dos dois lados. Após uma série de discussões, Pequim estabeleceu as tarifas sobre a soja made in USA próximas de 20%.

“Durante junho, julho e agosto, os EUA praticamente não enviaram soja para a China e a China não comprou nenhuma soja da nova safra para o próximo ano comercial”, cita o documento, assinado pela economista Faith Parum.

 

You Might Also Like

Velório de Lô Borges será aberto ao público e enterro só para amigos 

Corpo em avançado estado de decomposição é encontrado em praia famosa de Salvador

Cão farejador acha maconha, haxixe e LSD dentro de carro no Entorno

Com projeto aprovado, Vitória anuncia workshop para sócios e conselheiros do clube; saiba mais

Ibovespa bate 150 mil pontos pela 1ª vez 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Caso Aisha Vitória: Acusado de matar a criança vai a júri popular

17 de dezembro de 2024
Inter de Milão x River Plate: escalações e onde assistir ao jogo do Mundial 
Vélez Sarsfield derrota Huracán e é campeão argentino depois de 11 anos 
Inundações atingem a Tailândia após tempestade tropical 
Operário morre após ser atingido por estrutura metálica em obra no DF
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?