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Adidas adota tom cauteloso em perspectivas de 2025 

Última atualização: 5 de março de 2025 12:57
Published 5 de março de 2025
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A companhia disse que deve atingir entre 1,7 bilhão e 1,8 bilhão de euros de lucro operacional em 2025, abaixo dos 2,1 bilhões de euros esperados pelos analistas
Este conteúdo foi originalmente publicado em Adidas adota tom cauteloso em perspectivas de 2025 no site CNN Brasil.  Negócios, Adidas, CNN Brasil Money, Estados Unidos, Lucro, Vendas CNN Brasil

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A Adidas prevê um lucro operacional menor do que o esperado para 2025, antecipando que o crescimento das vendas diminuirá ligeiramente em relação ao forte ano de 2024 e sinalizou maior volatilidade devido em parte às tarifas dos Estados Unidos.

A companhia disse que deve atingir entre 1,7 bilhão e 1,8 bilhão de euros de lucro operacional em 2025, abaixo dos 2,1 bilhões de euros esperados pelos analistas.

O presidente-executivo do grupo alemão, Bjorn Gulden, chamou o guidance de conservador e disse que a ambição da empresa era maior. A Adidas, que vem ganhando participação de mercado enquanto a principal rival Nike sofre, tem repetidamente entregue resultados mais fortes do que o previsto.

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Gulden observou riscos à demanda do consumidor.

Tarifas adicionais dos EUA sobre importações aumentariam a inflação e fariam os consumidores reduzirem os gastos, disse ele, depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, elevou as tarifas sobre a China e implementou tarifas de 25% sobre o Canadá e o México.

Trump também ameaçou impor tarifas ao Vietnã, que é o principal fabricante de produtos Adidas no mundo.

“Ao entrarmos em 2025, com toda essa volatilidade, não sabemos o que vai acontecer com as tarifas nos EUA, não temos ideia do que essa inflação pode causar…é claro que é bom estar do lado seguro”, disse Gulden.

A Adidas espera que as receitas anuais aumentem a uma taxa de “um dígito alto” em termos sem efeito cambial, abaixo do crescimento de 12% registrado no ano passado, mas vê um crescimento de mais de 10% ao ajustar a ausência da Yeezy, após a venda de seus últimos tênis da colaboração descontinuados no quarto trimestre.

A Adidas tem uma “clara ambição” de ser a principal marca de artigos esportivos em todos os mercados, exceto nos Estados Unidos – onde a Nike é especialmente dominante – disse Gulden em um relatório anual também publicado nesta quarta-feira.

A Adidas está buscando novas fontes de crescimento além de seus tênis retrô Samba e Gazelle, a fim de conquistar mais participação de mercado da Nike ao mesmo tempo em que se defende de novas marcas de artigos esportivos, como a On Running e Hoka .

“O boom inicial do adidas Samba e do Gazelle deu o ritmo e, embora esses estilos icônicos mantenham presença no mercado de massa, eles parecem estar chegando à saturação”, disse Lucila Saldana, estrategista de calçados e acessórios da empresa de previsão de tendências WGSN.

Gulden destacou novos produtos, como tênis de sola fina e “low profile”, inspirados em esportes automobilísticos, e tênis de corrida comercializados para uso diário, como tendências para impulsionar os negócios.

No principal trimestre de compras de fim de ano, as vendas da Adidas cresceram 15% na América do Norte, 25% na Europa, 31% na América Latina e 16% na Grande China.

A Adidas espera que as vendas na América do Norte e na Grande China, entre outros locais, cresçam mais de 10% este ano, enquanto vê um alto crescimento de vendas de um dígito na Europa.

Calçados como Samba e Gazelle, assim como chuteiras de futebol e tênis de corrida, têm impulsionado as vendas, mas a Adidas também impulsionará mais suas linhas de roupas este ano, disse Gulden.

As vendas de calçados cresceram 26% no quarto trimestre, enquanto as vendas de vestuário aumentaram 11%.

A Adidas planeja cortar até 500 empregos em sua sede em Herzogenaurach, Alemanha, como parte de um esforço para simplificar a organização e dar às equipes em diferentes mercados mais poder para projetar e comercializar produtos locais, disse Gulden em uma coletiva de imprensa, confirmando reportagens de janeiro.

Entenda como funciona o Pix por aproximação

Este conteúdo foi originalmente publicado em Adidas adota tom cauteloso em perspectivas de 2025 no site CNN Brasil.

 

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