By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Advocacia pública, um projeto constitucional inacabado
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Advocacia pública, um projeto constitucional inacabado
outros

Advocacia pública, um projeto constitucional inacabado

Última atualização: 11 de março de 2025 05:00
Published 11 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Em um discurso de redenção do povo brasileiro, ao promulgar a Constituição de 1988, o presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães, abordou conquistas e, acima de tudo, todos os simbolismos que se materializaram no documento. A evolução enquanto sociedade, a consolidação da democracia plena, o fortalecimento das instituições, “a luz ainda que de lamparina na noite dos desgraçados” que a Carta representou. Principalmente, a sua confessa imperfeição e necessidade de atualização, com o passar dos anos.

Um novo país não se fez da noite para o dia. Nossa democracia é um edifício em constante construção e cada geração tem sua missão. A Constituição restaurou a democracia, fortaleceu instituições, estruturou as funções essenciais à Justiça, mas foi o primeiro tijolo de um longo caminho. O texto foi pensado para evoluir conforme as necessidades do país.

Edição especial da newsletter Por dentro da Máquina traz um balanço completo de 2024 e a agenda de 2025 no serviço público

Passados quase 40 anos e 135 emendas constitucionais daquele 5 de outubro de 1988, a advocacia pública se volta ao Parlamento com o intuito de sensibilizar parlamentares diante da importância de se equacionar uma de suas lacunas: a estruturação adequada das carreiras. Responsável pela defesa do Estado e da sociedade, a advocacia pública tem a missão de prevenir desperdícios e garantir que as decisões administrativas sejam tomadas dentro da legalidade.

A gestão orçamentária é um pilar fundamental para o cumprimento dessa missão, vital para a proteção do interesse público. Atualmente, a advocacia pública é a única função essencial à justiça – com o mesmo peso constitucional de todas as outras – que não detém autonomia sobre as próprias contas.

Ela depende do Poder Executivo para definir a alocação de todos os seus recursos. Em outras palavras, as procuradorias dependem de um intermediário para direcionar e investir seus orçamentos, um claro enfraquecimento em comparação com as outras funções essenciais à justiça. Essa autonomia garantiria a eficiência para uma atuação sem amarras, voltada diretamente ao melhor interesse da população.

Os constituintes de 1988 tiveram a nobre missão de reconstruir a democracia brasileira. Desde então, o Congresso Nacional tem complementado esse trabalho, ajustando e regulamentando aspectos fundamentais da nossa Constituição, sendo um agente ativo na modernização das instituições democráticas. Agora, chegou a vez de fazer da advocacia pública um projeto acabado, finalizado.

E a Proposta de Emenda à Constituição 17/2024 faz parte desse processo: ela não cria uma estrutura, mas completa uma lacuna histórica. Ajustes na Constituição são necessários para refletir a realidade administrativa do país e garantir que as instituições desempenhem seu papel de maneira plena. O atual modelo de dependência orçamentária impõe barreiras inaceitáveis ao desempenho eficiente da função pública, prejudicando a própria administração e, por consequência, a sociedade.

O fortalecimento da advocacia pública significa um Estado mais eficiente, transparente e comprometido com o bem comum. Ao garantir autonomia orçamentária às procuradorias, o Brasil dará mais um passo rumo a um modelo administrativo moderno, onde as instituições públicas funcionam com a liberdade necessária para defender os interesses da população.

A história nos mostra que grandes avanços foram conquistados com luta, coragem e visão de futuro. A aprovação da PEC 17/24 será um desses momentos. Pelo segundo ano consecutivo, procuradores federais, dos estados e do Distrito Federal irão à Brasília, em maio, pedir aos congressistas que façam avançar essa proposta. Uma oportunidade de o Congresso Nacional transformar em realidade a advocacia pública desenhada pela Constituição de 1988.

You Might Also Like

Lula busca conselhos com Moraes; saiba o que eles conversaram

Por erros no sistema, Prefeitura de Lauro de Freitas anula processo seletivo REDA da educação 2026

Lula escolhe sucessor de Rui Costa na Casa Civil; saiba quem

Senadora dá cargo à sobrinha com salário “gordo” em estatal já comandada pelo próprio marido

“Tentaram assaltar uma casa, mas a casa caiu”, dispara polícia após prender quarteto que se passou por funcionários para cometer crime

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Os melhores SUVs até R$ 250.000 para comprar em 2025

19 de agosto de 2025
Danone aumenta vendas em 0,73% no 3º tri e atinge US$ 8 bilhões 
Bahia renova com goleiro Pivete de Aço por mais duas temporadas
Avião cai na Índia: CEO da companhia área faz declaração sobre acidente 
Vitória vende zagueiro para adversário da Série A; entenda
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?