By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Advogado recita poesia e joga capoeira durante sustentação oral de ação em que é réu
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Advogado recita poesia e joga capoeira durante sustentação oral de ação em que é réu
outros

Advogado recita poesia e joga capoeira durante sustentação oral de ação em que é réu

Última atualização: 16 de julho de 2025 14:22
Published 16 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Durante sustentação oral na 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), nesta terça-feira (15/7), o advogado Jales Java dos Santos Lacerda Caliman, representando a si mesmo no processo, recitou poesia e começou a fazer movimentos de capoeira para pedir ao tribunal o trancamento da ação penal em que ele é réu, assim como a exclusão de outros 20 registros em seu nome no TJGO. Além disso, buscava oficiar o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a corregedoria do próprio TJGO. No processo, o advogado é acusado de ameaça, infração de medida sanitária, desacato a funcionário público, desobediência, inovação artificiosa e porte de drogas para uso pessoal.

Contents
Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTAReceba gratuitamente no seu email as principais notícias sobre o Direito do TrabalhoReceba de graça todas as sextas-feiras um resumo da semana tributária no seu email

Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

Jales chegou a ser preso por se recusar a usar máscara dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceres, município em Goiás. Na sessão, antes de recitar a poesia e jogar capoeira, ele alegou ser vítima de perseguição e que, além disso, a sua ficha criminal teria sido então fabricada. Em seguida, o advogado, portando óculos escuros, começou a recitar os seguintes versos: “Excelência, peço licença para falar com poesia, pois quando a lei é quebrada, a palavra ganha ousadia. Foi prisão de um advogado, sem a OAB estar presente. Rasgaram a lei no ato, de forma mais que evidente”.

Receba gratuitamente no seu email as principais notícias sobre o Direito do Trabalho

“O juiz que tudo orquestrou já tinha longa jornada, me perseguiu em muitos processos, a ficha foi fabricada. E quando vi minha ficha tão manchada e bem bordada, percebi: não era justiça, era perseguição disfarçada. Por isso, clamo a esta Corte que não endosse a perseguição. Que faça valer o Direito e a lei acima da emoção”, concluiu a recitação.

Não satisfeito em somente recitar a poesia, o advogado então se levantou, ainda na tribuna e começou a encenar movimentos de capoeira, cantando: “A gente leva rasteira, tem delas que vem para matar. Mas quando a rasteira não mata, aproveite para se levantar”. Após a apresentação, Javas novamente dirigiu-se à magistrada e afirmou que a manifestação com a capoeira foi um símbolo de resistência contra “as flagrantes violações que ocorreram para o exercício da advocacia”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por JOTA (@jotaflash)

Depois das manifestações do advogado, a desembargadora Rozana Camapum, presidente da 2ª Câmara Criminal do TJGO, negou todos os pedidos feitos por Javas. Segundo ela, o direito ao esquecimento não autoriza a exclusão de dados verídicos e legitimamente registrados em procedimentos administrativos e judiciais, conforme precedentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Além disso, a desembargadora afirmou que a certidão de antecedentes apenas reflete fatos processuais e que, por isso, a exclusão desses dados não possui amparo na legislação. Em relação à ação penal ainda em tramitação no TJGO, Camapum destacou que a prisão em flagrante do advogado foi justificada por comportamento ilícito. Desse modo, ressaltou que a alegação de nulidade do por ausência de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já foi rejeitada em decisão anterior, sem novos elementos apresentados nos autos.

Antes do encerramento do julgamento do processo, o advogado protagonizou uma nova cena, dessa vez com a desembargadora.Javas novamente pediu a palavra e começou a dizer que estava se sentindo ameaçado dentro do TJGO, e que foi ameaçado de morte, preso ao tentar buscar informações do processo e que se sentia incomodado por ouvir de policiais do tribunal frases como “vou te prender” e “vou te pegar”. “Quero que se registre isso, apenas para preservar a minha vida e minha integridade física”, afirmou Javas após fazer o uso da palavra.

Receba de graça todas as sextas-feiras um resumo da semana tributária no seu email

A desembargadora Rozana Camapum respondeu-o de imediato, afirmando que não estava entendendo a colocação do advogado. “Não tem nenhum policial aqui te perseguindo, as pessoas aqui nem te conhecem. Não tem ordem de prisão contra o senhor. Estamos conduzindo o trabalho de forma normal. É ilógico o senhor vir aqui e falar que é perseguido pela Justiça, porque o senhor não é”, declarou ela. Por isso, pontuou estar claro que tribunal de forma nenhuma persegue o advogado. Após o debate, a desembargadora então encerrou o julgamento.

O processo tramita com o número 5395552-20.2021.8.09.0049.

You Might Also Like

Crime da 113 Sul: após 15 anos preso, homem inocentado deixa a Papuda

Análise: Debate sobre privatizar Correios é interditado 

Especialista: Eleição legislativa define se reformas seguirão na Argentina 

Último vídeo de Felipe Selau comove fãs e amigos do ator; assista

Após boicote na compra da soja, Trump ameaça encerrar negócios com a China

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Mulher encontrada morta em córrego no DF vivia em situação de rua

9 de abril de 2025
Casa Branca: Trump está revisando termos do acordo com a China com equipe 
Secretário de Segurança ajuda atropelado e descobre que homem é foragido 
PPI da zona do euro cai 1,2% na comparação anual de novembro 
Bulls x Pistons: horário e onde assistir ao jogo da NBA 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?