Presidente da COP30 destaca dificuldade em chegar a um consenso entre as 198 delegações Economia, CNN Talks, COP30 CNN Brasil
O presidente da COP30, o embaixador André Corrêa do Lago, afirmou que a agenda climática deve projetar o Brasil para um papel de destaque na economia mundial. Segundo o embaixador, o Brasil está adiantado em relação aos outros países.
“A agenda do clima pode ser a coisa que vai projetar o Brasil de maneira extraordinária para essa economia contemporânea”, disse durante o “CNN Talks – COP30”, que acontece nesta quarta-feira (15), em Brasília.
Segundo o diplomata, “pouquíssimos” países podem se beneficiar tanto da questão climática quanto o Brasil.
Às vésperas da COP30, Corrêa do Lago elogiou a equipe de enviados especiais selecionados para a conferência, que será realizada em novembro, em Belém.
De acordo com ele, a mobilização da população ao falar do evento é graças aos enviados.
“A gente escolheu enviados especiais das áreas mais diferentes da sociedade brasileira porque a gente queria que entendessem que o clima atinge todo mundo”.
O embaixador destacou que chegar a um consenso entre as 198 delegações signatárias da UNFCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima) é “muito difícil”.
“Tenho muitas preocupações, ainda tem muita coisa que está em aberto e a maioria dos países só acaba concordando no final”, disse.
Acrescentou que é necessário ter um pouco de “paciência”, já que as discussões têm a tendência de se acumular ao final dos 12 dias de negociação.
No final da Pré-COP, na terça (14), o presidente da conferência de Belém já havia dito que o Brasil conseguiu caminhar para consensos, mas que só seria possível ter certeza dos avanços nos últimos dias da COP. Na ocasião, Corrêa do Lago falou em “pré-consensos”.
O “CNN Talks – COP30” reúne os principais tomadores de decisão da agenda ambiental para antecipar os temas centrais da COP30, que acontece em novembro, no Pará.
O CNN Talks acontece em Brasília um dia depois da Pré-COP oficial.
Veja fotos do evento
-
1 de 4O CNN Talks COP30 reúne, nesta quarta-feira (15), líderes do setor público e do setor privado para discutir os caminhos do mercado de carbono, transição energética e o financiamento climático no Brasil. • Crédito: Grupo R1
-
2 de 4Rogério Santana, diretor de Relacionamento com Clientes da B3 • Crédito: Grupo R1
-
3 de 4Marcelo Lyra, vice-presidente de Comunicação ESG e Relações Institucionais da Acelen • Crédito: Grupo R1
-
-
4 de 4João Irineu, vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis para a América do Sul • Crédito: Grupo R1