Governo irlandês argumenta que tratado precisa de garantias sobre normas de segurança alimentar Internacional, Acordo Mercosul-UE, Agricultores, Irlanda, Protestos CNN Brasil
Milhares de agricultores irlandeses, muitos dos quais viajaram pelo país em tratores, protestaram neste sábado (10) contra o acordo comercial do Mercosul com a União Europeia, depois de a maioria dos Estados-membros da UE ter dado sinal verde provisório ao maior acordo de livre comércio.
Os opositores, liderados pela França, o maior produtor agrícola da UE, não conseguiram convencer um número suficiente de Estados-membros na sexta-feira (9) de que o acordo com as nações sul-americanas inundaria o mercado com produtos alimentares baratos e prejudicaria os agricultores locais.
Sob pressão de partidos da oposição, grupos agrícolas e membros da sua própria coligação, o governo irlandês argumentou que o acordo precisa de salvaguardas relativamente àquilo que considera serem normas de segurança alimentar mais fracas na América do Sul.
A manifestação, de grandes dimensões para os padrões irlandeses, seguiu-se a protestos semelhantes ocorridos na Polônia, França e Bélgica na sexta-feira (9).
Embora a Irlanda seja uma pequena nação exportadora que procura diversificar a sua economia e reduzir a dependência do mercado dos Estados Unidos, ela possui grandes indústrias de carne bovina e laticínios que são importantes empregadoras.

