Após anúncio de recall, Airbus confirmou na segunda (1º) mais uma falha que afeta “um número limitado” de painéis metálicos em aviões do modelo A320 Negócios, Airbus, CNN Brasil Money, Recall CNN Brasil
A Airbus está avaliando o impacto de um problema de qualidade na fuselagem de alguns aviões A320 nas entregas de fim de ano. A falha recém-descoberta resultou em entregas “fracas” em novembro, de acordo com o CEO Guillaume Faury à Reuters, enquanto a meta anual permanece em risco.
A companhia identificou um problema que afeta “um número limitado” de painéis metálicos em aviões do modelo A320, de acordo com um porta-voz da empresa na segunda-feira (1º).
O anúncio acontece após o alerta para recall na sexta-feira (28). Uma parte significativa da frota global de aeronaves do tipo mais vendido da companhia europeia requer uma atualização urgente de software em decorrência de um incidente recente com um jato da família A320 que revelou que a intensa radiação solar pode corromper dados críticos e fazer com que os pilotos percam o controle de voo.
O problema na fuselagem trouxe “mais um desafio” para as entregas de fim de ano e a Airbus planeja avaliar a situação para as entregas de dezembro “nas próximas horas e dias”, compartilhou Faury durante primeiras declarações públicas sobre o assunto.
Faury afirmou que a fabricante de aeronaves realizará reuniões internas ainda nesta terça-feira (2) para analisar o impacto do problema nas operações.
Ele confirmou que as entregas foram fracas em novembro, mas não deixou claro se isso se estenderá até dezembro, enquanto a Airbus se esforça para atingir a meta de “cerca de 820” jatos no final do ano.
“Tivemos um novembro bastante fraco, porque tivemos que interromper entregas: (aeronaves) que estão prontas, mas com um problema nos painéis”, apontou Faury.
“Precisamos avaliar a situação dessas aeronaves e das que serão produzidas e entregues antes do final do ano. Isso cria mais um desafio para dezembro, que já estava carregado”, acrescentou.
Mais um desafio
Questionado se a Airbus ainda conseguiria cumprir o cronograma planejado para dezembro, Faury respondeu que “essa é a questão”, acrescentando que a empresa poderá fornecer mais atualizações nos próximos dias.
“É mais um desafio para o final do ano e estamos apenas no dia 2 de dezembro. Portanto, nas próximas horas e dias, isso será esclarecido e poderemos dizer aos nossos clientes e a todos o que isso representa para dezembro e janeiro”, disse ele.
As ações da Airbus caíram quase 6% na segunda-feira (1º). Nesta terça (2), por volta das 13h30 no horário de Brasília, apresentava leve queda de 0,65%.
Sem impacto na produção
A Reuters informou na segunda-feira (1º) que a Airbus entregou 72 aeronaves em novembro, número inferior ao esperado.
Faury enfatizou que o problema não estava relacionado à produção de aeronaves em si, que, segundo os fornecedores, já se recuperou para o ritmo pré-COVID de pouco mais de 60 jatos da família A320 por mês.
“Tivemos que lidar com uma situação de qualidade específica. Isso não é incomum, mas o que é incomum é que isso aconteça em dezembro, em meio a uma situação que já estava desfavorável”, relatou.
“Estamos avaliando agora aeronave por aeronave, fábrica por fábrica, cliente por cliente. Há incertezas sobre quais painéis precisam ser substituídos”, destacou.
Os analistas estão divididos sobre se a maior fabricante de aviões do mundo conseguirá atingir a meta anual de entregas.
Qualquer valor abaixo de 800 pressionaria a Airbus a revisar suas projeções, avaliaram analistas.
Rob Stallard, da Vertical Research Partners, diminuiu na noite de segunda-feira (1º) a sua previsão de entregas para 790 jatos.
Faury elogiou as companhias aéreas pela rápida resposta, durante o final de semana, ao recall de jatos A320 para uma correção de software. Ele afirmou que a Airbus extrairá o máximo de lições possível do incidente para manter a segurança dos voos.

