O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou nesta quarta-feira (29/10) que a CPI do Crime Organizado será instalada na próxima terça-feira (4/11). A comissão irá investigar a estrutura, a expansão e o funcionamento do crime organizado no país, com foco na atuação de milícias e facções criminosas.
Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email
“Determinei a instalação da CPI do Crime Organizado para a próxima terça-feira (4), em entendimento com o senador Alessandro Vieira (MDB-SE). A comissão irá apurar a estruturação, a expansão e o funcionamento do crime organizado, com foco na atuação de milícias e facções. É hora de enfrentar esses grupos criminosos com a união de todas as instituições do Estado brasileiro, assegurando a proteção da população diante da violência que ameaça o país”, afirmou Alcolumbre em nota à imprensa.
A decisão ocorre um dia após a megaoperação policial no Rio de Janeiro, que deixou mais de 130 mortos e foi classificada como a mais letal da história do estado.
A CPI havia sido criada em junho, com a leitura do requerimento de instalação no plenário do Senado, mas ainda aguardava definição de data para início dos trabalhos. Segundo Alcolumbre, o cronograma foi definido em acordo com o senador Alessandro Vieira (MDB-CE), autor do pedido de criação da comissão.
Mais cedo, Vieira comentou o tema nas redes sociais. “Planos para assassinar mais autoridades em SP, guerra urbana com dezenas de mortos no RJ, avanço das facções no Norte e Nordeste, tudo consequência de décadas de abandono pelo poder público, corrupção e incompetência”, escreveu o senador.
Ele defende que a CPI seja usada para construir soluções permanentes. “Essa tragédia tem solução, como mostram exemplos dentro e fora do Brasil, mas a construção de caminhos vai exigir coragem, conhecimento técnico, espírito público e união de esforços entre municípios, estados, União e sociedade civil. Não é pauta eleitoreira, é urgência nacional.”

