By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Álcool em qualquer quantidade aumenta risco de demência, diz estudo 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Álcool em qualquer quantidade aumenta risco de demência, diz estudo 
outros

Álcool em qualquer quantidade aumenta risco de demência, diz estudo 

Última atualização: 24 de setembro de 2025 09:53
Published 24 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Pesquisadores analisaram como certos genes ligados ao álcool podem impactar a maneira como o consumo de bebidas alcoólicas afeta o cérebro  Saúde, Álcool, Demência CNN Brasil

Contents
Leia MaisExercício físico regular ajuda a preservar níveis de vitamina DPressão alta coloca mais de 1 bilhão de pessoas em risco, diz OMSMais de 60% dos exames de imagem no Brasil são feitos pelo SUS, diz estudoUma ligação emergente entre álcool e demência

De acordo com um novo estudo que questiona descobertas de pesquisas anteriores, beber qualquer quantidade de álcool aumenta seu risco de desenvolver demência mais tarde na vida.

Algumas pesquisas já haviam sugerido que o consumo leve — como menos de sete doses por semana — poderia ser mais neuroprotetor do que não consumir álcool. No entanto, os autores do novo estudo explicam que essas pesquisas anteriores focaram em pessoas mais velhas e não diferenciaram entre ex-bebedores e pessoas que nunca beberam, o que pode ter distorcido os resultados.

Leia Mais

  • Exercício físico regular ajuda a preservar níveis de vitamina D

    Exercício físico regular ajuda a preservar níveis de vitamina D

  • Pressão alta coloca mais de 1 bilhão de pessoas em risco, diz OMS

    Pressão alta coloca mais de 1 bilhão de pessoas em risco, diz OMS

  • Mais de 60% dos exames de imagem no Brasil são feitos pelo SUS, diz estudo

    Mais de 60% dos exames de imagem no Brasil são feitos pelo SUS, diz estudo

 

O novo estudo, publicado na terça-feira (30), na revista BMJ Evidence-Based Medicine, analisou como certos genes ligados ao consumo de álcool podem afetar o cérebro.

“Os resultados das análises genéticas mostraram que mesmo pequenas quantidades de álcool podem aumentar o risco de demência”, disse a principal autora do estudo, Anya Topiwala, pesquisadora clínica sênior no departamento de psiquiatria da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

“Este é o maior estudo sobre o tema, e a combinação de análises observacionais e genéticas foi fundamental”, afirmou Topiwala por e-mail.

A análise genética, chamada de randomização mendeliana, tem um risco menor de introduzir uma variável de confusão ou “espúria” para explicar a relação entre álcool e demência, disse Topiwala.

A randomização mendeliana também reduz a chance de causalidade reversa — como os processos de demência influenciando o consumo de álcool em vez do contrário. Além disso, ela pode estimar o impacto cumulativo do consumo de álcool ao longo de toda a vida de uma pessoa, enquanto os estudos observacionais tendem a capturar um “instantâneo” dos hábitos de consumo na meia-idade ou em fases mais tardias, e dependem da memória do participante, que pode não ser precisa.

“Este é um estudo bastante complexo que fornece algumas evidências, mas não definitivas, de que o álcool pode prejudicar o cérebro, independentemente da quantidade consumida”, disse o neurologista Dr. Richard Isaacson, diretor de pesquisa do Instituto de Doenças Neurodegenerativas da Flórida. Isaacson, que conduz estudos sobre melhora cognitiva em pessoas com risco genético para a doença de Alzheimer, não participou do novo estudo.

“Na minha clínica, dizemos às pessoas com a variante genética APOE4, que é o fator de risco genético mais comum para Alzheimer, que não beber álcool é melhor com base nas evidências disponíveis”, disse ele em um e-mail.

No entanto, para pessoas com menor risco genético de Alzheimer, muitas vezes depende de “quando” e “como” as pessoas bebem, acrescentou Isaacson. Por exemplo, ele disse que duas doses antes de dormir com o estômago vazio por várias noites terão um efeito mais prejudicial à saúde do cérebro em comparação com uma dose algumas vezes por semana com um jantar mais cedo.

Uma ligação emergente entre álcool e demência

O novo estudo analisou dados de quase 560 mil pessoas que participaram do UK Biobank, um estudo longitudinal com participantes da Inglaterra, Escócia e País de Gales, e do US Million Veteran Program (MVP), que inclui pessoas de ascendência europeia, africana e latino-americana.

Na parte observacional do estudo, as pessoas relataram a quantidade de álcool que consumiam, e os pesquisadores compararam esse consumo com o risco de desenvolver demência ao longo do tempo.

“No estudo com autorrelato, pessoas que consumiam pequenas quantidades de álcool (menos de 7 doses por semana) tinham um risco menor do que os grandes bebedores (mais de 40 doses por semana)”, afirmou Tara Spires-Jones, professora de neurodegeneração e diretora do Centro de Descoberta de Ciências do Cérebro da Universidade de Edimburgo, em um comunicado.

“Curiosamente, nesta parte do estudo, pessoas que não bebiam e as que relataram nunca beberam tiveram um risco de demência semelhante ao das que bebiam muito”, disse Spires-Jones, que não esteve envolvida no estudo. Em seguida, o estudo analisou dados genéticos de 45 estudos de demência em 2,4 milhões de pessoas e comparou marcadores genéticos associados ao consumo de álcool ao longo da vida.

Um risco genético maior foi associado a um aumento do risco de demência, com um aumento linear no risco à medida que o consumo de álcool aumentava, segundo o estudo.

“Há um risco 15% maior de demência para quem bebe 3 doses por semana em comparação com 1 dose por semana ao longo da vida”, disse Topiwala.

Além disso, a duplicação no risco genético de dependência de álcool foi associada a um aumento de 16% no risco de demência, de acordo com o estudo.

“Nenhuma das partes do estudo pode provar de forma conclusiva que o consumo de álcool causa diretamente a demência”, disse Spires-Jones. “Mas isso se soma a uma grande quantidade de dados semelhantes que mostram associações entre a ingestão de álcool e o aumento do risco de demência, e trabalhos de neurociência fundamental já mostraram que o álcool é diretamente tóxico para os neurônios do cérebro”.

Alzheimer: doença vai além da perda de memória; saiba sinais

 

You Might Also Like

Acusado de matar enteada manda recado ao pai da criança: “Sua filha está morta, pare de encher o saco”

Martínez volta ao CT, e Corinthians aguarda para decidir sobre punição 

AM: álbum de figurinhas avaliado em R$ 14 mil é recuperado e homem é preso 

Bessent estima que shutdown custa US$ 15 bilhões por dia à economia dos EUA 

Entendimento da Corte IDH pressiona países da OEA a adotarem políticas climáticas eficazes

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

“Parça” de Neymar publica foto a caminho do Brasil: “Hora de ir” 

30 de janeiro de 2025
Marquinhos Navais relata emoção em se apresentar na Bahia: “Me abraçou”
Bruna Biancardi exibe barrigão da 2ª gravidez em novo treino; confira 
Bahia recebe o São Paulo na Fonte Nova buscando recuperação na temporada
“Uma explosão muito forte”, diz testemunha de avião que caiu em SP 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?