Atualmente, estima-se que existam cerca de 12.500 armas nucleares no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) Internacional, Acordo nuclear, África do Sul, Armas nucleares, Arsenal nuclear, Belarus, Bombas nucleares, Cazaquistão, China, Coreia do Norte, Estados Unidos, EUA, França, Índia, Irã, Israel, Japão, Paquistão, Reino Unido, Rússia, Ucrânia CNN Brasil
Atualmente, estima-se que existam cerca de 12.500 armas nucleares no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).
Embora o desarmamento nuclear global seja um dos objetivos mais antigos das Nações Unidas, que remonta a 1946, ainda existe a frustração com o ritmo dessa desmobilização a nível internacional.
Nesta quarta-feira (30), o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que o país iniciará testes com armas nucleares “imediatamente”.
Em uma publicação na Truth Social, Trump disse que a decisão foi tomada após outros países iniciarem programas de testes nuclear, citando Rússia e China.
Mas esse não foi o único acontecimento relevante sobre armas nucleares nos últimos tempos.
Em setembro deste ano, a Coreia do Norte, o último país que teria desenvolvido esse tipo de arma, afirmou que a posição do país como um Estado com armas nucleares é irreversível.
Ao criticar a pressão dos EUA pela desnuclearização como um “ato provocativo” de interferência em seus assuntos internos, Pyongyang defendeu as próprias armas nucleares como uma “opção inevitável” para defender o país das ameaças nucleares dos EUA.
Kim prometeu que o país “nunca desistiria” das suas armas nucleares, acrescentando que não poderia haver negociações sobre a desnuclearização, informou a mídia estatal norte-coreana.
Saiba quantas armas nucleares os países têm
Os dados sobre as reservas nucleares variam de uma fonte para outra. As informações a seguir vêm da Iniciativa de Ameaça Nuclear e listam os países com o maior número de armas nucleares confirmadas.
1° – Rússia
A Rússia possui 1.822 ogivas implantadas e 521 mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs), mísseis balísticos lançados por submarinos (SLBMs) e ogivas destinadas a bombardeiros pesados.
Se também forem contabilizadas as ogivas não implantadas, armazenadas ou aguardando desmantelamento, o arsenal total chegaria a 5.580 armas.
2° – Estados Unidos
Os EUA possuem 1.679 ogivas implantadas. Se também forem contabilizadas as ogivas não implantadas, armazenadas ou aguardando desmantelamento, o arsenal total chegaria a 5.328 armas.
3° – China
A China possui 600 ogivas e aproximadamente 134 mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs) com capacidade nuclear.
4° – França
A França possui aproximadamente 290 ogivas nucleares.
5° – Reino Unido
O Reino Unido possui aproximadamente 225 ogivas nucleares.
6° – Paquistão
O Paquistão possui cerca de 170 ogivas nucleares.
7° – Índia
A Índia possui aproximadamente 160 ogivas nucleares.
Países com armas nucleares não confirmadas
Israel
Especialistas suspeitam que Israel tenha cerca de 90 armas nucleares.
Coreia do Norte
A Coreia do Norte conduziu pelo menos seis testes nucleares desde 2006.
Em 2017, afirmou ter conduzido com sucesso o seu primeiro teste de um míssil balístico intercontinental, e estima-se que tenha entre 35 e 65 ogivas nucleares.
E, em setembro de 2022, a Coreia do Norte aprovou uma nova lei que se declara um Estado com armas nucleares.
Irã
O acordo nuclear de 2015 previa que o Irã trataria qualquer restabelecimento de sanções “como fundamento para cessar o cumprimento total ou parcial de seus compromissos” previstos no acordo.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmou que o Irã está acelerando “drasticamente” o enriquecimento de urânio para até 60% de pureza, próximo ao nível de aproximadamente 90% para armas.
Países ocidentais afirmam que não há necessidade de enriquecer urânio a um nível tão alto para uso civil e que nenhum outro país o fez sem produzir bombas nucleares. O Irã afirma que seu programa nuclear é pacífico.
País que tem capacidade para fabricar armas nucleares
Japão
Em 30 de novembro de 2006, o ministro das Relações Exteriores do Japão, Taro Aso, afirmou que o Japão tinha o conhecimento e a capacidade para produzir armas nucleares, mas não tinha planos para fazê-lo.
Países que abandonaram armas nucleares ou programas do tipo
Belarus
Belarus ainda tem um programa civil de investigação nuclear.
Cazaquistão
Embora tenha herdado ogivas nucleares após o colapso da União Soviética, o Cazaquistão transferiu o inventário para a Rússia.
Ucrânia
Após o colapso da União Soviética, a Ucrânia tinha o terceiro maior arsenal de armas nucleares. Os dispositivos foram devolvidos à Rússia.
África do Sul
Depois de desenvolver armas nucleares na década de 1970, o país interrompeu o seu programa e se tornou um Estado sem armas nucleares em 1991.
Saiba como os testes nucleares começaram e por que foram interrompidos

