By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Alemanha autoriza Kiev a usar mísseis de longo alcance contra Moscou 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Alemanha autoriza Kiev a usar mísseis de longo alcance contra Moscou 
outros

Alemanha autoriza Kiev a usar mísseis de longo alcance contra Moscou 

Última atualização: 27 de maio de 2025 09:16
Published 27 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Países resistiam aos pedidos da Ucrânia para usar armas fornecidas pelo ocidente em território russo  Internacional, Alemanha, Friedrich Merz, Mísseis, Rússia, Rússia x Ucrânia, Ucrânia, Vladimir Putin CNN Brasil

Contents
Leia MaisMacron diz que Trump está percebendo mentiras de PutinAlemanha defende aplicação de novas sanções à RússiaZelensky diz que últimos ataques mostram que Rússia bloqueia cessar-fogo

A Alemanha e outros aliados da Ucrânia suspenderam as restrições ao lançamento de mísseis de longo alcance contra a Rússia em Kiev pela primeira vez, disse o chanceler alemão na segunda-feira (26).

A decisão acontece após dias de bombardeios russos à capital e outras regiões com ataques aéreos massivos.

Isso marca uma mudança significativa na abordagem de aliados importantes, que vinham resistindo amplamente aos pedidos da Ucrânia para usar armas fornecidas pelo ocidente em território russo.

“Não há mais restrições de alcance para armas fornecidas à Ucrânia”, falou o chanceler alemão Friedrich Merz em um fórum europeu em Berlim na segunda-feira (26). “Nem dos britânicos, franceses, de nós. Nem dos americanos.”

“Em outras palavras, a Ucrânia agora também pode se defender atacando posições militares na Rússia, por exemplo”, acrescentou.

O anúncio ocorre após ataques recordes de drones e mísseis contra a Ucrânia no fim de semana.

Leia Mais

  • Macron diz que Trump está percebendo mentiras de Putin

    Macron diz que Trump está percebendo mentiras de Putin

  • Alemanha defende aplicação de novas sanções à Rússia

    Alemanha defende aplicação de novas sanções à Rússia

  • Zelensky diz que últimos ataques mostram que Rússia bloqueia cessar-fogo

    Zelensky diz que últimos ataques mostram que Rússia bloqueia cessar-fogo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, está enfrentando pressão internacional para aceitar um acordo de cessar-fogo, inclusive do presidente dos EUA, Donald Trump, que tem se mostrado cada vez mais frustrado com a lentidão do progresso.

Merz foi nomeado chanceler há algumas semanas – e a declaração contrasta fortemente com a de seu antecessor, Olaf Scholz, que rejeitou repetidamente os apelos de Kiev para suspender as restrições.

No entanto, o chanceler não disse se a Alemanha forneceria à Ucrânia os poderosos mísseis Taurus de longo alcance – algo que ele apoiava quando Scholz ainda estava no poder, informou a Reuters.

Os Estados Unidos suspenderam as restrições em novembro passado, com o ex-presidente Joe Biden autorizando a Ucrânia a usar os Sistemas de Mísseis Táticos do Exército de longo alcance, ou ATACMS, fornecidos pelos EUA, dentro da Rússia.

Mas essa também foi uma decisão controversa que levou meses de discussão para ser tomada.

Washington se recusou a fornecer ATACMS à Ucrânia durante os dois primeiros anos da guerra, entregando os mísseis pela primeira vez apenas em abril de 2024.

Algumas autoridades americanas temiam a escalada da guerra, no quarto ano de conflito, enquanto outras se preocupavam com a redução dos estoques de armas do Pentágono.

A Rússia ameaçou abertamente que qualquer levantamento das restrições a armas de longo alcance significaria guerra com a Otan.

Putin alertou o Ocidente de que Moscou consideraria qualquer ataque apoiado por uma potência nuclear como um ataque conjunto – e que a Rússia poderia usar armas nucleares se fosse atingida por mísseis convencionais.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, criticou duramente o anúncio de Merz na segunda-feira (26), dizendo que o levantamento das restrições era “bastante perigoso”, segundo a agência de notícias estatal russa TASS.

“Se tais decisões forem tomadas, elas irão absolutamente contra nossas aspirações de chegar a um acordo político e os esforços que estão sendo feitos dentro da estrutura do acordo”, disse ele, segundo a TASS.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deve visitar Berlim na quarta-feira (28), informou a Reuters, citando diversas fontes.

Os ataques da Rússia no fim de semana mataram mais de duas dúzias de pessoas, incluindo crianças, enquanto a Ucrânia instava os aliados ocidentais a continuarem pressionando Moscou para encerrar a guerra.

“Sem uma pressão realmente forte sobre a liderança russa, essa brutalidade não pode ser interrompida”, falou Zelensky no domingo (25).

Trump expressou uma crescente frustração com Putin na segunda-feira (26), dizendo que o líder russo havia “enlouquecido completamente” – ao mesmo tempo em que criticou as declarações de Zelensky como causadoras de “problemas”.

A pressão também está aumentando dentro da base republicana do presidente americano, com vários congressistas – incluindo os senadores Chuck Grassley e Lindsey Graham, e os deputados Brian Fitzpatrick e Don Bacon – instando o presidente a impor sanções severas à Rússia.

“É hora de honestidade. As negociações de paz não estão tendo efeito algum sobre Putin”, escreveu Bacon no X. “Os EUA e seus aliados precisam armar a Ucrânia até os dentes.”

It is a time for honesty. Peace talks are having zero effect on Putin. His goal is to dominate Ukraine & he won’t stop until he realizes he cannot win. The U.S. & Allies must arm Ukraine to the teeth, sanction Russia to the max, & confiscate the $300B in overseas Russian assets. https://t.co/vkdGNtSXjw

— Rep. Don Bacon 🇺🇸✈🏍⭐🎖 (@RepDonBacon) May 25, 2025

 

You Might Also Like

Palmeiras vence Mirassol e mantém 100% de aproveitamento no Paulistão 

Em Salvador, ministra da Cultura defende Rouanet em evento símbolo da luta antirracista e fala sobre possível candidatura

Kings League: Brasil é bicampeão mundial, e Ronaldo entrega troféu 

Homem é retirado de voo pela Polícia Federal após confusão com celular 

Luan Pereira comenta sobre cuidados com a saúde após internação 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Acumulador em Taguatinga: equipes vão levar 7 dias para limpar casa

21 de março de 2025
Homem é retirado à força da Câmara após protesto contra escala 6X1 
Dama do crime: quem é a chefe de grupo ligado ao PCC no Tocantins 
Ex-PM é condenada a 24 anos de prisão por matar irmã após festa em família; relembre o caso
População faz protesto no interior da Bahia e acusa pais por morte de bebê de apenas cinco meses
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?