Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, o oceano “continuará a flutuar nos próximos dias, com fortes correntes possíveis” Internacional, EUA, Rússia, Terremoto, Tsunami CNN Brasil
O alerta de tsunami foi cancelado para estados americanos nesta quarta-feira (30). Segundo o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, o Havaí, a costa de Washington, Oregon e grande parte da Califórnia não devem ser impactados por fortes ondas.
“As alturas das ondas do tsunami em todo o estado do Havaí estão agora abaixo dos níveis de alerta e continuam diminuindo”, afirmou o instituto.
“Pequenas mudanças no nível do mar e correntes fortes ou incomuns podem persistir por várias horas adicionais em algumas áreas costeiras.”
As maiores alturas de tsunami do terremoto de magnitude 8,8 perto da Rússia foram registradas nas Ilhas Havaianas, com alturas chegando a 1,7 metros.
Mesmo onde os alertas de tsunami não estão mais em vigor, o oceano “continuará a flutuar nos próximos dias, com fortes correntes possíveis”, alertou o Serviço Nacional de Meteorologia.
O alerta para ondas gigantes foi emitido após um terremoto de magnitude 8,8 atingir a costa leste da Rússia na terça-feira (30).
Não há relato de mortos ou feridos. O forte tremor também despertou a erupção do vulcão mais alto da Eurásia, na Rússia.
Segundo a agência de notícias russa, o Klyuchevskaya Sopka, com 4.750 metros, é um dos vulcões ativos mais altos do mundo.