By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar ao ex-presidente Fernando Collor
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar ao ex-presidente Fernando Collor
outros

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar ao ex-presidente Fernando Collor

Última atualização: 1 de maio de 2025 16:51
Published 1 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu prisão domiciliar a Fernando Collor por motivos de saúde – ele está preso desde o dia 25 de abril por conta da condenação por participação em esquema de corrupção na BR Distribuidora, no âmbito da Operação Lava-Jato. Dessa forma, o ex-presidente poderá deixar a Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira, em Alagoas.

Contents
Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu emailInscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!  Prisão imediataConheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

No entanto, Collor terá que usar tornozeleira eletrônica, está com passaporte suspenso e não poderá receber visitas, exceto advogados, equipe médica, familiares e pessoas autorizadas pelo STF.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Após a prisão de Collor, os advogados pediram a concessão de prisão domiciliar humanitária em virtude da idade avançada (75 anos) e doenças graves como Parkinson, apneia do sono grave e transtorno afetivo bipolar. Moraes pediu, então, os laudos médicos. Depois que os documentos foram apresentados, o procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, se manifestou pelo deferimento da prisão domiciliar.

Já a direção da penitenciária alagoana disse que era possível o tratamento na cadeia, “contanto que observadas as suas particularidades quanto à idade avançada e às possíveis pioras em seu quadro por seu relato de distúrbio psiquiátrico”.

Na decisão, Moraes entende que estão comprovados os problemas de saúde, os sintomas das doenças na rotina do ex-presidente e as necessidades de cuidados médicos especiais.

“No atual momento de execução da pena, portanto, a compatibilização entre a Dignidade da Pessoa Humana, o Direito à Saúde e a efetividade da Justiça Penal indica a possibilidade de concessão da prisão domiciliar humanitária à Fernando Affonso Collor de Mello, pois está em tratamento da Doença de Parkinson – há, aproximadamente, 6 (seis) anos – com a constatação real da presença progressiva de graves sintomas não motores e motores, inclusive histórico de quedas recentes”.

Inscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!  

Nos bastidores já havia conversas entre os ministros do Supremo para a concessão da prisão domiciliar ao ex-presidente por conta de seu estado de saúde. Esse foi um dos motivos para o retorno do julgamento para validar a liminar de Moraes pela prisão imediata ainda na segunda-feira (28/4) após a interrupção na sexta-feira (25/4) pelo ministro Gilmar Mendes.

Prisão imediata

Moraes determinou a prisão imediata de Collor na noite de quinta-feira (24/4) sob a justificativa de que os recursos ajuizados por Collor “têm intenção procrastinatória”. Collor foi condenado pelo STF, em maio de 2023, pela prática do crime de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, enquanto seu operador particular, Luís Pereira de Amorim, cometeu lavagem de dinheiro e o empresário Pedro Paulo Bergamaschi, corrupção passiva.

Collor, com a ajuda de Amorim e Bergamaschi, recebeu R$ 20 milhões para viabilizar irregularmente contratos da BR Distribuidora com a UTC Engenharia para a construção de bases de distribuição de combustíveis. A vantagem foi dada em troca de apoio político para indicação e manutenção de diretores da estatal.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

A prisão de Collor ocorreu na madrugada de sexta-feira (25/4) no Aeroporto de Maceió enquanto o ex-presidente embarcava para Brasília. Ele foi levado para a Superintendência da Polícia Federal em Maceió (AL) e depois para a Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira, também em Alagoas.

Ainda naquele dia, Collor passou por audiência de custódia e afirmou não ter problemas de saúde, mas seus advogados peticionaram pedido para prisão domiciliar por doenças como Parkinson, apneia do sono grave e Transtorno Afetivo Bipolar, necessitando de uso diário de medicações e de visitas médicas especializadas periódicas.

A medida foi tomada na EP 131.

You Might Also Like

Virginia empresta vestido para fã ir à formatura: “Tremendo”

Família se revolta com PM após morte de jovens em Camaçari; Polícia afirma troca de tiros

No CNN Talks, Enel defende modernização de contratos de concessão 

Grêmio vence São José e é campeão da Recopa Gaúcha 

ItaPedro: evento em cidade baiana se consolida como o maior São Pedro do Brasil; veja números

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Influenciadora de beleza morre aos 30 anos após cirurgia bariátrica 

7 de maio de 2025
Situação dos trens em SP: Linha 11-coral tem superlotação pelo 2º dia após descarrilamento 
Carnaval 2025: Bloco da Preta no RJ é cancelado 
Clássico é paralisado após pancadaria entre jogadores no gramado; assista
Haddad: não haverá mais gasto em 26 e tamanho do déficit não define eleição 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?