By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Aliados de Tarcísio se animam com voo presidencial após ação de Trump na Venezuela
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Aliados de Tarcísio se animam com voo presidencial após ação de Trump na Venezuela
outros

Aliados de Tarcísio se animam com voo presidencial após ação de Trump na Venezuela

Última atualização: 5 de janeiro de 2026 17:01
Published 5 de janeiro de 2026
Compartilhe
Compartilhe

A ação americana na Venezuela para depor Nicolás Maduro reforçou a percepção entre os políticos de que o presidente dos EUA, Donald Trump, tentará interferir no processo eleitoral do Brasil neste ano, a exemplo do que fez na Argentina, em Honduras e no Equador, o que deverá aumentar o grau de imprevisibilidade das agendas das campanhas.

Ao menos em teoria, a elevação do risco eleitoral tende a favorecer quem está atrás na disputa, pois pode criar oportunidades de reversão da vantagem do presidente Lula (PT) demonstrada pelas pesquisas. Ou seja, independentemente de a Venezuela ser, historicamente, um tema espinhoso para a esquerda, qualquer alteração no cenário e na agenda até agora colocada para o país ajuda a alimentar o sonho de vitória da oposição, a exemplo do que ocorreu em outubro do ano passado após a megaoperação policial contra o crime organizado no Rio de Janeiro.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Como consequência, logo após a intervenção americana no sábado (03/01), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) interrompeu suas férias nos EUA para ocupar espaços midiáticos, nas redes e em um veículo de comunicação, e se pronunciar sobre a ação americana. O movimento foi entendido nos meios políticos como um reposicionamento dele na disputa pelo Palácio do Planalto mirando uma das vulnerabilidades do PT, a relação com ditaduras de esquerda.

“Que 2026 comece agora e marque o início de um novo tempo para o povo venezuelano. A Venezuela agora está vencendo a esquerda. E no final do ano, o Brasil também vencerá”, disse o governador.

Aliados de Tarcísio, na política e no mercado, ficaram novamente otimistas com a possibilidade de ele concorrer contra Lula. Segundo apurou o JOTA, a decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de indicar seu fi lho Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como pré-candidato a presidente, tomada na primeira semana de dezembro último, havia deixado o governador de São Paulo abatido e “desanimado” do sonho presidencial.

As manifestações de Tarcísio sobre a Venezuela nas redes sociais e no jornal “O Estado de S. Paulo” embutiram, na opinião de aliados e de adversários, um tom eleitoral voltado ao cenário nacional, pois, em linhas gerais, apontam Lula e o PT como omissos e complacentes em relação a Nicolás Maduro. Também indicam que o governador busca conquistar a confiança de Donald Trump para se estabelecer como um potencial aliado no Brasil.

Aceno

Uma frase de Tarcísio em entrevista ao jornal soou como um aceno direto a Trump: “A manifestação que vem do Brasil agora é errada, que vai na direção contrária daquilo que toda a América do Sul deseja”.

Segundo consultores e conselheiros do governador, o presidente dos EUA deverá atuar para eleger um presidente do Brasil alinhado com os interesses de Trump na América Latina, o que, ao menos hipoteticamente, deve empurrar Lula para o discurso da soberania nacional e reafirmar eleitoralmente as críticas do PT ao intervencionismo americano.

No entanto, antes da campanha eleitoral propriamente dita, Tarcísio precisará se diferenciar do senador Flávio Bolsonaro em sua intenção de unir o campo da centro-direita em torno de seu nome. Para isso, segundo seus auxiliares, ele buscará se posicionar no desenrolar da crise na Venezuela como um “estadista liberal” que apoia a intervenção americana, mas defende a realização de eleições “limpas” e uma transição segura e transparente para um novo governo venezuelano.

Em privado, porém, os auxiliares do governador reconhecem que há muitos riscos nessa estratégia, sendo que o maior deles é o que eles chamam de “imprevisibilidade” de Trump: o comportamento “disruptivo” do presidente americano dificulta qualquer tipo de elaboração de estratégias de médio e longo prazos. Outro ponto destacado é que Tarcísio precisa se equilibrar entre apoiar os EUA sem afrontar a soberania do Brasil, país que ele pretende governar.

Nesse sentido, o maior temor dos auxiliares do governador continua sendo qualquer tipo de gesto americano que coloque sob risco a autonomia dos países sul-americanos em relação à Amazônia, por exemplo.

Além de Tarcísio, estrategistas e marqueteiros dos demais pré-candidatos passaram a avaliar riscos e oportunidades eleitorais decorrentes do episódio histórico. Ainda que tenha reunido a oposição ao presidente Lula em torno das críticas a Maduro, a prisão do ditador evidenciou as diferenças nos discursos dos adversários do petista.

A principal clivagem está na cautela adotada por personagens importantes do jogo eleitoral brasileiro, como o governador Eduardo Leite (PSD-RS), enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato a presidente, foi enfático no apoio à ação americana em solo venezuelano, mesmo postura dos governadores Ratinho Jr. (PSD-PR), Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União-GO), que praticamente não fizeram reparos à prisão de Maduro.

Na mesma linha adotada por Leite, Aécio Neves (MG), presidente nacional do PSDB, apoiou a deposição do ditador, mas criticou a maneira como ela ocorreu.

You Might Also Like

Autarquia contrata empresas no valor de R$ 9 milhões para auxiliar na fiscalização do trânsito em Ilhéus

Jovem baleado por policiais ao sair de cinema no Entorno deixa a UTI

Maiara abre o jogo sobre vida amorosa: “Melhor coisa”

Meio-campista tem nova lesão em treino e vira desfalque no Palmeiras 

Paulo Augusto fala pela 1ª vez após expulsão do BBB 26: “Tinha que ser” 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Lady Gaga é tema de curso livre oferecido por plataforma 

5 de maio de 2025
Ministro das Cidades: Estamos fazendo adaptações no Minha Casa, Minha Vida 
Sul-Americana: Grêmio é derrotado para Alianza Lima e se complica na competição
Brasil teve 38 mil assassinatos em 2024, aponta Ministério da Justiça 
Elefante-marinho é visto “passeando” em área residencial na África do Sul 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?