Após conversas entre Lula e Davi Alcolumbre, o clima para aprovação do indicado à vaga no Supremo Tribunal Federal melhorou, segundo apuração da analista da CNN, Isabel Mega; sabatina é uma das pautas pendentes Política, -transcricao-de-videos-, Davi Alcolumbre, Jorge Messias, politica, senado federal CNN Brasil
O clima para a aprovação de Jorge Messias, indicado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), melhorou significativamente após conversas entre Lula e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União–AP). Segundo apuração da analista de política da CNN, Isabel Mega, aliados de Messias estão otimistas e preveem que o indicado será aprovado “com louvor”.
Desde o final de dezembro, após a conclusão dos trabalhos do Congresso Nacional, Lula conversou com Alcolumbre por diversas ocasiões, o que teria contribuído para distensionar a relação entre ambos. “As mensagens que chegam do entorno do presidente da República vêm no sentido de que a relação deu uma boa distensionada”, afirmou Isabel.
A expressão “aprovado com louvor” utilizada pelos aliados de Messias faz referência ao fato do indicado ser evangélico, característica que estaria ajudando na construção de pontes com parlamentares ligados a igrejas evangélicas. “Essa indicação de Jorge Messias também é um aceno do presidente Lula a essa camada da população”, explicou a analista.
Resistências e cautela no Senado
Apesar do otimismo no entorno do governo, senadores demonstram mais cautela quanto à aprovação do nome de Messias. A indicação enfrentou resistência inicialmente, em parte porque o Senado tinha a expectativa de ver o nome do senador Rodrigo Pacheco escolhido para a vaga.
“Quando a gente vai conversar um pouco com senadores, no entanto, eles estão com uma reação um pouco mais comedida, não estão tão animados assim”, relatou a analista. Segundo ela, os parlamentares preferem aguardar os desdobramentos e a definição da data da sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
O caso de Jorge Messias não é o primeiro a enfrentar demora na tramitação. André Mendonça, também evangélico e hoje ministro do STF, passou por situação semelhante e, segundo a analista, atua nos bastidores para ajudar na aprovação de Messias.
A sabatina de Jorge Messias é uma das pautas pendentes para a volta do recesso parlamentar no Congresso Nacional. A data ainda não foi definida, mas o assunto deve entrar na agenda das primeiras semanas de trabalho legislativo de 2026.

