Conta de luz mais barata ajudou a suavizar pressão, mas Federação vê efeito pontual
Este conteúdo foi originalmente publicado em Alimentos sobem, mas custo de vida desacelera em São Paulo, diz Fecomercio no site CNN Brasil. Macroeconomia, CNN Brasil Money, Custo de vida, FecomercioSP, Preço dos alimentos, Região Metropolitana de São Paulo CNN Brasil
O custo de vida teve uma ligeira alta de 0,06% em janeiro na Região Metropolitana de São Paulo, segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) cedido com exclusividade à CNN. Esta é a menor taxa para o mês desde 2018, quando a variação foi de 0,05%.
O índice registrou uma desaceleração ante a alta de 0,7% registrada em dezembro de 2024.
Apesar do preço dos alimentos seguir pressionando o bolso do consumidor, a FecomercioSP destaca que devido a diminuição da conta de luz, as famílias de renda mais baixa tiveram um alívio momentâneo no custo de vida em janeiro.
Segundo a pesquisa Custo de Vida por Classe Social (CVCS), o grupo de alimentos e bebidas apresentou elevação significativa de 0,42%. Alguns produtos em específico tiveram forte pressão, como:
- Café moído (8,8%);
- Tomate (18,9%);
- Cenoura (16,8%).
Já as carnes tiveram um primeiro recuo (-0,79%) após cinco meses de aumento.
Ademais, com a queda observada no grupo habitação (-2,63%), as classes de baixa renda foram as mais beneficiadas pela queda no custo de vida.
Enquanto as classes E (-0,17%) e D (-0,13%) registraram de fato um recuo no custo de vida, A (0,25%) e B (0,16%) tiveram altas ainda mais expressivas que a média geral.
Porém, a FecomercioSP destaca que a estabilidade de janeiro não reflete uma mudança estrutural, uma vez que foi acarretada por fatores pontuais, como a forte redução do preço médio da energia elétrica.
A Federação prevê que a inflação volte a ser maior em fevereiro. Além dos alimentos, o grupo de transportes deve aumentar com o ajuste no preço da gasolina e do óleo diesel.
Peso da alta dos preços dos alimentos é ainda maior para baixa renda
Este conteúdo foi originalmente publicado em Alimentos sobem, mas custo de vida desacelera em São Paulo, diz Fecomercio no site CNN Brasil.