By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Alimentos ultraprocessados ainda dominam dieta americana, revela estudo 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Alimentos ultraprocessados ainda dominam dieta americana, revela estudo 
outros

Alimentos ultraprocessados ainda dominam dieta americana, revela estudo 

Última atualização: 7 de agosto de 2025 19:22
Published 7 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Estudo mostra que mais da metade das calorias consumidas por adultos e crianças nos EUA vêm de alimentos ultraprocessados, apesar de pequena melhora nos últimos anos  Saúde, -traducao-ia-, Alimentação, CDC, Saúde pública CNN Brasil

Contents
Leia MaisVeja 5 dicas para ter uma pele jovem, segundo especialistasLítio pode ser chave para desvendar mistérios do Alzheimer, revela estudoFiocruz fecha acordo para produzir canetas emagrecedoras brasileirasEfeitos dos alimentos ultraprocessadosQuestão de classeAmeaça à saúde infantil

A maior parte da dieta americana é composta por calorias de alimentos ultraprocessados, que têm sido associados a inúmeros problemas de saúde e são um alvo importante na agenda do Secretário de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Robert F. Kennedy Jr., em sua campanha para “Tornar a América Saudável Novamente”.

Um novo relatório publicado na quinta-feira pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) mostra que houve alguma melhora nos últimos anos, mas os alimentos ultraprocessados ainda representam mais da metade das calorias consumidas tanto por crianças quanto por adultos nos Estados Unidos.

Leia Mais

  • Veja 5 dicas para ter uma pele jovem, segundo especialistas

    Veja 5 dicas para ter uma pele jovem, segundo especialistas

  • Lítio pode ser chave para desvendar mistérios do Alzheimer, revela estudo

    Lítio pode ser chave para desvendar mistérios do Alzheimer, revela estudo

  • Fiocruz fecha acordo para produzir canetas emagrecedoras brasileiras

    Fiocruz fecha acordo para produzir canetas emagrecedoras brasileiras

De agosto de 2021 a agosto de 2023, cerca de 53% das calorias consumidas por adultos nos EUA vieram de alimentos ultraprocessados, segundo o relatório do CDC.

A proporção foi ainda maior entre as crianças, que obtiveram cerca de 62% de sua dieta de alimentos ultraprocessados em média. Isso representa uma diminuição em relação a 2017-2018, quando os alimentos ultraprocessados compunham 56% da dieta adulta e quase 66% entre as crianças.

Efeitos dos alimentos ultraprocessados

Esta categoria é tipicamente rica em calorias, açúcar adicionado, sódio e gordura saturada e pobres em fibras. Eles têm sido associados ao ganho de peso e obesidade e ao desenvolvimento de condições crônicas, incluindo câncer, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e depressão. Tais alimentos podem até mesmo encurtar a vida.

“Não há benefícios à saúde associados ao consumo de alimentos ultraprocessados”, afirmou a Dra. Tasha Stoiber, cientista sênior do Environmental Working Group, uma organização de defesa da saúde. Ela não revisou o novo relatório do CDC.

As calorias dos alimentos ultraprocessados podem se acumular rapidamente porque eles tendem a ser extremamente saborosos e densos, com uma grande quantidade de calorias em pequenas porções de alimento, segundo especialistas.

“É irrealista não comer nenhum alimento ultraprocessado”, disse Stoiber, referindo-se a celebrações que pedem bolo e sorvete e ao valor geral de aproveitar a comida. “Mas quanto mais pudermos mudar nossa dieta para alimentos integrais, melhor será para nós”.

As pessoas também comem o que está disponível para elas, dizem os especialistas. Até 70% do suprimento de alimentos dos EUA é composto por alimentos ultraprocessados, e eles são frequentemente mais baratos do que preparar um prato do zero.

Questão de classe

O novo relatório do CDC descobriu que as dietas dos adultos mais ricos tinham uma parcela significativamente menor de calorias provenientes de alimentos ultraprocessados do que aqueles com rendas familiares mais baixas. Mas não houve tanta variação entre as crianças com base na renda familiar.

A Dra. Jamie Chriqui, decana associada sênior da Escola de Saúde Pública da Universidade de Illinois Chicago, que passou décadas pesquisando políticas nutricionais, diz que muitos programas de assistência alimentar para baixa renda são centrados em crianças – e há precedentes para restringir alimentos ultraprocessados nesses programas sociais.

O Programa de Assistência Nutricional Suplementar, ou SNAP – anteriormente conhecido como vale-refeição – é uma exceção, disse ela. O SNAP é mais voltado para toda a família, e historicamente houve pouca restrição sobre como esses benefícios são usados.

Com o SNAP, “não há incentivo para comprar uma coisa em vez de outra”, disse Chriqui, que não revisou o novo relatório do CDC.

“Se eu sou uma família e estou usando meu dólar do SNAP, vou comprar o que puder para fazer o dinheiro render o máximo possível”, disse ela. “Então, se eles estão em uma comunidade onde opções mais saudáveis são mais caras que os alimentos ultraprocessados, eles provavelmente vão optar pelos alimentos ultraprocessados”.

Kennedy tem incentivado os estados a apresentarem pedidos de isenção que restringiriam certos alimentos dos benefícios do SNAP, com pelo menos uma dúzia de estados solicitando mudanças até agora este ano.

Ainda assim, os alimentos ultraprocessados têm composto uma parcela significativamente maior das dietas das crianças do que dos adultos nos EUA por pelo menos a última década, segundo o novo relatório do CDC.

Ameaça à saúde infantil

Em maio, um relatório do MAHA sobre saúde infantil identificou os alimentos ultraprocessados como um fator-chave da “epidemia de doenças crônicas em crianças”. O relatório estava repleto de erros, incluindo citações de alguns estudos que não existiam, mas especialistas concordam que as crianças são especialmente vulneráveis aos efeitos negativos dos alimentos ultraprocessados.

“Quando você é jovem, é quando está formando hábitos alimentares que provavelmente terá durante o resto da vida. Então, é um momento crítico de desenvolvimento que o prepara para todas as outras fases da vida”, disse Stoiber.

“Se é isso a que você está acostumado, você pode continuar consumindo esses alimentos… levando não apenas à exposição de curto prazo, mas também a uma exposição de longo prazo.”

Hambúrgueres e outros sanduíches foram identificados como os maiores contribuintes de calorias provenientes de alimentos ultraprocessados tanto para crianças quanto para adultos, seguidos por produtos de padaria doces. Juntos, esses dois tipos de alimentos representaram cerca de uma em cada sete calorias consumidas na dieta média americana, segundo o relatório do CDC.

O relatório também identificou que salgadinhos e bebidas açucaradas estão entre os principais contribuintes calóricos, junto com pizza para as crianças.

Para o novo relatório do CDC, os hábitos alimentares foram baseados nas respostas da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição, com os alimentos avaliados de acordo com o NOVA, um sistema reconhecido de categorização de alimentos por seu nível de processamento.

No mês passado, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA e o Departamento de Agricultura dos EUA anunciaram planos para coletar mais informações e dados sobre alimentos ultraprocessados com o objetivo de ajudar a estabelecer uma definição mais formal.

“Os alimentos ultraprocessados estão impulsionando nossa epidemia de doenças crônicas”, disse Kennedy em um comunicado na ocasião. “Devemos agir com ousadia para eliminar as causas fundamentais das doenças crônicas e melhorar a saúde de nosso fornecimento de alimentos. Definir alimentos ultraprocessados com um padrão claro e uniforme nos capacitará ainda mais para Tornar a América Saudável Novamente.”

Veja alimentos que parecem ultraprocessados, mas não são

 

You Might Also Like

Cleo Pires viraliza com resposta afiada sobre carreira; assista

“Ele será absolvido”, diz advogado de Bolsonaro

Moraes e Fux tem primeira divergência em julgamento de Bolsonaro

Filho de Arlindo Cruz quebra o silêncio sobre herança e faz revelação

Tony Salles ‘quebra a internet’ com clique ousado em homenagem ao Bahia; confira

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

MC Kako lamenta interrupção de show no Lollapalooza: “Triste pra caramba” 

28 de março de 2025
Débora Regis anuncia nomes que faltavam em seu secretariado em Lauro de Freitas
BBB25: Diogo mente para Aline e diz que não sabia da indicação do líder 
Bitcoin ultrapassa os US$ 116 mil e atinge recorde histórico 
Matheus Gonçalves dispara em post do Flamengo: “Não apareço em mais nada” 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?