Cineasta espanhol esteve em manifestação em que participantes leram o nome dos mortos nos bombardeios Entretenimento, #CNNPop, Faixa de Gaza, Genocídio, Pedro Almodóvar CNN Brasil
O cineasta espanhol Pedro Almodóvar, 75, foi visto nesta segunda-feira (15) em um protesto contra a morte de crianças nos bombardeios em Gaza. Na manifestação, organizada pela associação de artistas espanhóis, participantes lendo os nomes dos menores de idade mortos durante a ação militar de Israel.
O diretor não falou durante o protesto, mas esteve em meio a multidão e aos cartazes que diziam “parem de matar crianças” e “parem a guerra contra as crianças”. Almodóvar, conhecido por seu apoio a Gaza, pediu em agosto ao governo espanhol que rompesse laços diplomáticos e econômicos com Israel, rotulando a situação como um genocídio.
“A Europa não está fazendo nada. Parece que apenas a sociedade civil está se unindo para fazer alguma coisa”, disse Raul Pietro, 49, ator e manifestante, durante o protesto desta segunda-feira (15).
Em maio, Almodóvar assinou um texto — junto a outros nomes da cultura, como Javier Bardem, Costa-Gavras, Richard Gere ou Mark Ruffalo — denunciando o genocídio em Gaza e o silêncio do setor sobre o assunto.
A data do pronunciamento coincidiu com a abertura da 78ª edição do Festival de Cannes, e seu conteúdo lembrou que, em 16 de abril, os militares israelenses mataram a fotojornalista palestina Fatma Hassouna, protagonista de um documentário que foi exibido no evento.
Entenda o contexto
As IDF (Forças de Defesa de Israel) atingiram ao menos 30 edifícios na Cidade de Gaza no último domingo (14), após alertar a população para que saísse de diversos bairros, na mais recente onda de destruição desde que o governo israelense ordenou a saída total da cidade.
Mais de 130 palestinos foram mortos em ataques de Israel desde o último sábado (13), segundo números fornecidos por funcionários de hospitais.
Pelo menos seis palestinos, incluindo três crianças, foram mortos em uma investida israelense a oeste da Cidade de Gaza na manhã nesta segunda-feira (15), onde civis deslocados estão abrigados, relataram autoridades de saúde.
Um ataque aéreo separado, que teve como alvo uma casa na Cidade de Gaza, matou duas crianças, acrescentaram.
Almodóvar anuncia filme espanhol “Amarga Navidad”; veja imagens
*Com informações da Reuters e da CNN Internacional

