By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Alpine A390 é elétrico de 470 cv que vai brigar com Macan e Model Y
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Alpine A390 é elétrico de 470 cv que vai brigar com Macan e Model Y
outros

Alpine A390 é elétrico de 470 cv que vai brigar com Macan e Model Y

Última atualização: 30 de maio de 2025 15:31
Published 30 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A Alpine, marca esportiva da Renault, revelou seu segundo modelo totalmente elétrico, o Alpine A390. Chamado pela marca de “sport fastback” e que terá como seu maior concorrente o Porsche Macan, o esportivo tem três motores (um na frente e dois traseiros), vetorização de torque ativa e até 470 cv.

  • Relacionadas
  • SegredoRenault Grand Koleos já está no Brasil e confirma versão Alpine híbrida7 jan 2025 – 19h01
  • Carros elétricosAlpine A390_β é o primeiro SUV da marca e terá três motores14 out 2024 – 17h10
  • NotíciasTurbo e manual, Renault Kardian é vendido mais barato que Tera básico28 Maio 2025 – 09h05
Alpine A390 2025
Alpine A390 2025Alpine/Divulgação/Divulgação

O modelo passou por um longo processo de desenvolvimento antes de ser realmente apresentado, e chegou a ser adiantado no ano passado com o conceito A390_ß. As semelhanças são inegáveis, visto que as luzes diurnas finas quase não foram alteradas, e mesmo que algumas fendas e aberturas tenham sido modificadas para facilitar a produção, o conceito básico continua quase que inalterado. 

A Alpine acabou optando por trocar a placa com o seu nome por um emblema preto mais convencional. O novo conjunto de faróis foi incorporado ao para-choque, o que não era presente no conceito. Nas rodas, as mudanças foram mínimas no design e o revestimento que corre ao longo das soleiras permaneceu idêntico ao anterior.

Alpine A390 2025
Alpine A390 2025Alpine/Divulgação/Divulgação

O novo A390 permaneceu com uma superfície lisa, instalando maçanetas embutidas nas portas dianteiras, já nas traseiras elas estão escondidas no coluna C. O para-brisa é inclinado, e o porta-malas tem 532 litros, que equivale ao seu rival da Porsche. 

Continua após a publicidade

A sua silhueta é claramente a de um fastback. A Alpine está definindo o veículo como um “carro de corrida de terno”, e mesmo que seja uma declaração ousada, os fatos e números comprovam essa fala.

Sua plataforma será o AmpR Medium, já presente em alguns carros do Grupo Renault como o Renault Scénic e o Nissan Ariya. O esportivo elétrico terá 4,61 m  de comprimento, 1,88 m de largura (sem contar os espelhos) e 1,53 m de altura – o que o torna ligeiramente menor que o Macan. Além do carro da Porsche, a Alpine considera o Cupra Tavascan, Ford Capri, Tesla Model Y e Kia EV6 como potenciais rivais.

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

Versões, motores e desempenho

Continua após a publicidade

Sabe-se que todas as versões contarão com uma bateria de 89 kWh, com autonomia de até 549 km, dependendo das especificações do motor. Todos os modelos terão carregamento rápido de 190 kW CC, permitindo uma carga de 15 a 80% em menos de 25 minutos. O carregamento trifásico em corrente alternada (11 kW padrão e 22 kW como opcional) também estará disponível, com tecnologia bidirecional integrada.

O A390 terá duas versões disponíveis. A GT tem 400 cv e 66,3 kgfm, prometendo acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. Já a GTS tem 470 cv e 82,4 kgfm, alcançando os 100 km/h em 3,9 s —  mais rápido que um Macan 4S. Ainda pode ganhar uma versão menos potente no futuro, com apenas dois motores. 

Mas o que a Alpine vem divulgando muito é sua tecnologia sofisticada, com o discurso que o A390 é um “verdadeiro carro esportivo de cinco lugares” — mesmo que pese um pouco mais de 2,1 toneladas. O discurso da marca é que está trabalhando para garantir que o SUV elétrico possa oferecer o mesmo nível de desempenho e precisão que os clientes esperam, ainda mais que a Alpine vinha se concentrando em carros esportivos e hot hatches.

Alpine A390 2025
Alpine A390 2025Alpine/Divulgação/Divulgação
Continua após a publicidade

Terá cinco modos de condução, com a configuração Track dedicada a “esforços mais esportivos”. O sistema “Alpine Drive Sound” oferecerá duas trilhas sonoras para melhor experiência de direção, porém não tentará replicar o ronco do motor — algo presente no A110. Eles também  não irão incorporar as mudanças de marchas falsas, igual no Hyundai Ioniq 5 N, pois na opinião da marca isso parece “muito artificial”. 

Segundo dados revelados anteriormente, o A390 terá uma distribuição de peso quase-perfeita de 49:51, com um baixo centro de gravidade auxiliado pela bateria montada no piso. Ele contará com um sistema de suspensão desenvolvido pela própria Alpine e os freios também foram bastante aprimorados. 

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

Interior semelhante

Continua após a publicidade

O interior terá duas telas inclinadas em direção ao motorista, apresentando o sistema multimídia baseado no Android Automotive da Google, além do avanço no sistema de telemetria do A290, que incluirá dados em tempo real como força G laterais e longitudinais. 

Alpine A390 2025
Alpine A390 2025Alpine/Divulgação/Divulgação

O volante será hexagonal de F1, tem o mesmo botão OVR de ultrapassagem e um seletor de frenagem regenerativa ajustável encontrados no A290 menor. Os bancos tipo concha da Sabelt revestidos em couro Nappa serão padrão no GTS.

A Alpine já afirmou que será o único carro por menos de 100.000 libras (R$ 650.196 na conversão direta), embora não tenha revelado o valor oficial. Os preços devem começar em torno de 60.000 libras (R$ 390.117) para o GT e cerca de 70.000 libras (R$ 455.137) para o GTS.

Publicidade

You Might Also Like

Na Sombra do Poder: O menino do lixo

PEC 66/23: previsibilidade, garantia e compromisso com as pessoas

Tributação cruzada: o efeito colateral jurídico da reforma tributária

Alecrim: confira 7 benefícios para a saúde e como consumir a erva 

Balsa fica à deriva e ofere risco à navegação no Porto de Aratu

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Bolsas de NY fecham em alta após dados e alívio nas tensões comerciais 

2 de maio de 2025
Encontro simultâneo de pets com deficiência acontece em Salvador e sete capitais
Empregada baleada por delegado passará por segunda cirurgia
Dupla corta grade de prédio e incendeia carros em Taguatinga. Vídeo
Homem procurado por morte de empresário é preso no Litoral de SP 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?