Elevação do imposto pode comprometer investimentos em conectividade, especialmente em 5G e fibra óptica, segundo presidente da associação das operadoras Negócios, -transcricao-de-video-money-, CNN Brasil Money, Crédito, IOF, Telecomunicações CNN Brasil
O aumento das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) tem gerado preocupação no setor de telecomunicações brasileiro.
Segundo Marcos Ferrari, presidente da Conexis Brasil Digital, associação que representa as operadoras de telefonia, a medida pode comprometer a capacidade de investimento e geração de empregos na economia brasileira.
Ferrari argumenta que o setor de comunicações está em rápida expansão, especialmente com o advento do 5G e da banda larga fixa, mas que a alta do imposto pode gerar um entrave para essa celeridade e fluidez.
“Boa parte dessa atividade depende do crédito. Esse aumento do IOF significará, obviamente, o aumento do crédito; e as atividades de expansão na conectividade, que dependem do crédito, obviamente serão afetados”, explicou em entrevista ao CNN Money nesta sexta-feira (30).
O presidente da Conexis defende que o IOF deveria ter uma função regulatória, e não arrecadatória. Ele sugere que existem outros mecanismos que poderiam ajudar a questão fiscal do país sem prejudicar o setor de telecomunicações, que já enfrenta uma das maiores cargas tributárias do mundo.
Impacto na inclusão digital
Ferrari ressalta que o encarecimento do crédito via IOF afetará especialmente as empresas que dependem de financiamento para expandir a conectividade.
Segundo ele, isso pode comprometer os esforços de inclusão digital, principalmente em regiões periféricas, zonas rurais e áreas mais carentes do país.
“Nós estamos conectando milhares de escolas em todo o Brasil. Por outro lado, essa medida vem ao contrário, porque ela encarece o crédito. Então, aquelas empresas que dependem do crédito para expandir a conectividade, ficam prejudicadas”, afirma.
A Conexis está buscando o diálogo com o governo e o Congresso para apresentar alternativas ao aumento do IOF. Ferrari menciona a possibilidade de um corte linear nos gastos tributários ou uma maior tributação de setores com baixa atividade produtiva, como as big techs e as empresas de apostas online.
Por fim, o presidente da Conexis ressalta a importância da conectividade para a inclusão social, destacando que o acesso à internet é fundamental para educação, saúde, segurança pública e diversos outros serviços essenciais à população.
Veja como ficam as compras internacionais com as novas regras do IOF