Alta de 7,8% nos preços fica acima do IPCA, que fechou ano passado com avanço de 4,83%, aponta FipeZAP
Este conteúdo foi originalmente publicado em Aluguel de imóveis comerciais encerra 2024 com maior variação em uma década no site CNN Brasil. Finanças, CNN Brasil Money, FipeZap, Imóveis, Setor imobiliário CNN Brasil
Os preços dos aluguéis comerciais — salas e conjuntos para comércio de até 200 m² — cresceram 7,88% em 2024 e registraram a maior variação desde 2013, segundo dados do Índice FipeZAP de Venda e Locação Comercial publicados nesta terça-feira (21).
O avanço acumulado no ano também está acima da alta de 4,83% registrada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no mesmo período, que mede a inflação do país, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo Paula Reis, economista do DataZAP, esse resultado está relacionado ao desempenho da economia brasileira.
“Puxada por um mercado de trabalho forte, a condição macroeconômica influenciou positivamente o mercado imobiliário de locação comercial ao contribuir para expandir a demanda por bens e serviços e fomentar o comércio”, disse Reis.
Os lugares que registraram os maiores aumentos no preço de locação de imóveis comerciais foram Curitiba, com valorização de 7,15%, e Salvador, com 5,5%.
Já os preços de venda de imóveis comerciais tiveram um leve avanço de 0,4% em 2024, com destaque para Niterói — cidade que apresentou o aumento mais robusto nos preços no ano, com um avanço de 17,8%.
Para 2025, a economista do DataZAP prevê uma continuidade do processo de aceleração dos reajustes dos aluguéis comerciais, considerando um crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,01% e de desemprego de 6,74%.
Já no mercado de venda comercial pode sofrer com cenário de juros elevados por mais tempo no país.
“Por um lado, a melhora da economia dos últimos anos e a valorização do aluguel comercial contribuem para a valorização dos imóveis. Por outro lado, o aumento da Selic afeta o custo de crédito e pode inibir a demanda. Ainda não é claro qual força se sobressairá”, pontua Reis.
Veja empregos que ganham e perdem com a inteligência artificial
Este conteúdo foi originalmente publicado em Aluguel de imóveis comerciais encerra 2024 com maior variação em uma década no site CNN Brasil.

