Ação aconteceu nesta quarta-feira (23), em apoio a uma adolescente de 12 anos que foi vítima de uma abordagem racista no local
Este conteúdo foi originalmente publicado em Alunos fazem protesto após caso de racismo em shopping de São Paulo no site CNN Brasil. São Paulo, -agencia-cnn-, Protesto, Racismo CNN Brasil
Um protesto antirracista aconteceu nesta quarta-feira (22), no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo. A ação é organizada por estudantes do coletivo Equipreta, do Colégio Equipe, e acontece em apoio a uma adolescente de 12 anos, alvo de uma abordagem racista no local.
A manifestação começou às 13h e o percurso foi iniciado em frente ao colégio, e seguiu em direção ao Shopping Pátio Paulista, ambos na região central da cidade. As imagens mostram cartazes com frases em repúdio ao episódio.
A CNN tentou contato com o shopping para um posicionamento em relação ao protesto, mas até então não obteve resposta.
O caso de racismo:
Uma adolescente de 12 anos foi alvo de uma abordagem racista por uma segurança do shopping Pátio Higienópolis, região nobre de São Paulo. O incidente ocorreu na tarde de quarta-feira (16), por volta do meio-dia e meia.
De acordo com o relato da mãe, uma segurança do shopping abordou a amiga branca do grupo e questionou se os adolescentes negros estariam incomodando ou pedindo dinheiro.
Após o incidente, um professor do colégio Equipe que estava no local interveio, e a coordenação da escola registrou uma queixa formal no shopping. Leni também foi à administração para registrar sua reclamação, após convencer a filha, inicialmente relutante em retornar ao local devido ao trauma.
A mãe da adolescente registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia Virtual de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância. De acordo com a Polícia Civil, o B.O. será encaminhado ao distrito policial da área onde ocorreu o incidente para que as devidas investigações e esclarecimentos dos fatos sejam realizados.
O Shopping Pátio Higienópolis, em nota à CNN, lamentou o ocorrido e informou que está em contato com a família dos adolescentes. O empreendimento declarou que o comportamento adotado não reflete seus valores e que o caso está sendo tratado com a máxima seriedade.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Alunos fazem protesto após caso de racismo em shopping de São Paulo no site CNN Brasil.

