By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Americanos nunca investiram tanto em ações, e isso pode ser sinal de alerta 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Americanos nunca investiram tanto em ações, e isso pode ser sinal de alerta 
outros

Americanos nunca investiram tanto em ações, e isso pode ser sinal de alerta 

Última atualização: 28 de setembro de 2025 11:42
Published 28 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Participação no mercado acionário atinge máxima histórica de 45% dos ativos financeiros das famílias, gerando preocupações sobre possíveis impactos de uma queda no mercado  Mercado, -traducao-ia-, CNN Brasil Money, Economia americana, Investimentos, mercado de ações, Wall Street CNN Brasil

Contents
Leia MaisTrump, incertezas, dólar e juros: o que explica a alta histórica do ouro?Eletrodomésticos são itens usados mais vendidos no 1° semestre pela OLXChina envia 2.000 pessoas à Europa por fábrica de bateria elétricaAções e economia

Os americanos têm mais dinheiro investido em ações do que nunca. Porém, enquanto a alta do mercado pode estar inflando suas contas, eles estão mais expostos do que nunca a uma possível queda.

Investimentos diretos e indiretos em ações, incluindo fundos mútuos e planos de aposentadoria, representaram um recorde histórico de 45% dos ativos financeiros das famílias no segundo trimestre, segundo dados do Federal Reserve.

O nível recorde de propriedade de ações levanta alertas sobre como uma queda no mercado poderia afetar as finanças pessoais dos americanos — especialmente em uma economia com um mercado de trabalho cada vez mais frágil e inflação persistente.

Leia Mais

  • Trump, incertezas, dólar e juros: o que explica a alta histórica do ouro?

    Trump, incertezas, dólar e juros: o que explica a alta histórica do ouro?

  • Eletrodomésticos são itens usados mais vendidos no 1° semestre pela OLX

    Eletrodomésticos são itens usados mais vendidos no 1° semestre pela OLX

  • China envia 2.000 pessoas à Europa por fábrica de bateria elétrica

    China envia 2.000 pessoas à Europa por fábrica de bateria elétrica

Este marco é resultado de múltiplos fatores: as ações atingiram máximas históricas, aumentando o valor dos investimentos; mais americanos estão participando diretamente do mercado de ações; e planos de aposentadoria como os 401(k), que investem no mercado acionário, tornaram-se mais populares nas últimas décadas.

Ações em níveis recordes são geralmente positivas — isso permite que mais pessoas se beneficiem dos ganhos das empresas americanas, especialmente investidores de longo prazo.

Mas não há apenas vantagens.

Como muitas pessoas agora possuem e têm grande parte de seu dinheiro em ações, o mercado tem mais influência sobre a economia, para o bem ou para o mal, segundo Jeffrey Roach, economista-chefe da LPL Financial.

“O impacto de uma forte alta ou queda no mercado de ações — funciona dos dois lados — será muito mais significativo em toda a economia do que, digamos, há apenas uma década”, afirmou Roach.

Notavelmente, a participação dos americanos em ações superou a do final dos anos 1990, justo antes do estouro da bolha das empresas “ponto com”, disse John Higgins, economista-chefe de mercados da consultoria Capital Economics.

“Isso deveria soar alarmes, mesmo que o mercado de ações continue subindo por um tempo em meio ao entusiasmo com a IA”, disse Higgins em nota aos clientes.

“De fato, nossa previsão é que o S&P 500 continuará registrando ganhos este ano e no próximo”, acrescentou Higgins. “Mas a atual participação muito alta em ações é um sinal vermelho que deve ser observado de perto”.

O S&P 500 subiu 33% desde que atingiu seu ponto mais baixo em 8 de abril. O índice de referência acumula alta de 13% desde 1º de janeiro e registrou 28 recordes históricos este ano.

O boom da IA tem impulsionado a alta do mercado este ano.

Grandes empresas de tecnologia como a Nvidia têm registrado forte alta, elevando os principais índices como o S&P 500, que são medidos pelo valor de mercado das empresas.

As “Sete Magníficas” empresas de tecnologia — incluindo Alphabet, Amazon, Apple, Meta, Microsoft, Nvidia e Tesla — foram responsáveis por aproximadamente 41% dos ganhos do S&P 500 este ano, segundo Howard Silverblatt, analista sênior de índices da S&P Dow Jones Indices.

Os investidores estão se beneficiando, mas à medida que o índice se torna cada vez mais concentrado — as Sete Magníficas representam 34% do valor de mercado do S&P — eles permanecem expostos ao destino de algumas empresas gigantescas.

Não são apenas as famílias americanas que estão mantendo níveis recordes de ações. A participação de investidores estrangeiros em ações americanas também atingiu um recorde no segundo trimestre, segundo dados do Fed.

A história mostra que quando os níveis de propriedade de ações estão em máximas históricas, o risco de queda e o potencial de retornos abaixo da média aumentam, de acordo com Rob Anderson, estrategista de setores dos EUA na Ned Davis Research.

“Os investidores não devem esperar a mesma magnitude de retornos que vimos durante a última década se repita”, disse Anderson. “Daqui para frente, nos próximos 10 anos, provavelmente haverá uma redução nos retornos”.

Ações e economia

Enquanto o S&P 500 flutua próximo a máximas históricas, crescem as preocupações sobre o surgimento de uma “economia em forma de K”, na qual os americanos mais ricos ficam ainda mais ricos, enquanto os mais pobres continuam lutando ou ficam ainda mais pobres.

Isso ocorre em parte porque o mercado de trabalho, onde a maioria dos americanos obtém a maior parte de sua renda, está estagnado, enquanto o mercado de ações, que é como as pessoas ricas costumam fazer seu dinheiro, está em alta.

“Aqueles que têm um alto grau de riqueza no mercado de ações sentem que estão indo extraordinariamente bem”, disse Michael Green, estrategista-chefe da Simplify Asset Management.

“Aqueles que não têm, que estão largamente dependentes do emprego como seu principal ativo, se sentem muito mais limitados na sociedade atual”.

Isso está criando distorções nos dados econômicos, ajudando a pintar um quadro geral mais otimista do que aquele que muitos americanos estão sentindo em suas vidas.

O mercado de ações em alta está sustentando o patrimônio líquido dos mais ricos, alimentando seus gastos, que por sua vez têm ajudado a impulsionar o crescimento econômico, afirmou Roach, da LPL Financial.

Os dados refletem essa dicotomia: os 10% que mais ganham (com renda anual superior a US$ 353.000) foram responsáveis por mais de 49% dos gastos do consumidor no segundo trimestre, a maior participação já registrada desde 1989, segundo Mark Zandi, economista-chefe da Moody”s Analytics.

Mas, por baixo dessa superfície, a economia está em terreno mais instável: os americanos de baixa renda estão cada vez mais pressionados e, se houver uma queda no mercado, isso poderia assustar os americanos ricos que têm impulsionado a economia com seus gastos.

“O mercado de ações se torna um motor econômico ainda mais importante quando você tem essa exposição tão grande”, disse Kevin Gordon, estrategista sênior de investimentos da Charles Schwab.

Gordon afirmou que, embora os ganhos do mercado possam estimular o consumo, o oposto pode acontecer quando o mercado despenca.

“Existe um risco maior de que uma queda prolongada no mercado comece a pesar sobre os gastos das famílias e, em particular, afete a psicologia das pessoas no topo da escala de riqueza”, disse Gordon.

Tradução revisada por André Vasconcelos

Nova receita? Trump anuncia mudança na fórmula da Coca-Cola nos EUA

 

You Might Also Like

BYD King e Song Pro ficam até R$ 57.000 mais baratos para taxistas e PCD

Davi Brito se irrita ao vivo e confronta apresentador: “Não estou aqui para agradar você”

Mãe de Marília Mendonça faz nova aquisição de luxo em Goiás; saiba o que ela planeja

Polícia recolhe bonecos e inicia investigação após ameaça contra torcida organizada antes do Ba-Vi

Postura de Rubio em reunião com Vieira é incógnita para governo Lula

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Internacional vira, vence o Juventude e reage no Brasileirão 

26 de abril de 2025
Após flagrante de plástico em carne, TCDF investiga merenda escolar
VÍDEO: Dum Ice debocha de Gabriel Randal após acusações de roubo: “Quero tudo”
Após troca de tiros entre facções, suspeitos deixam granada em bairro de Salvador
Haddad e CNI discutem inovação e ações de sustentabilidade 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?