Analista de Política Edilene Lopes comentou, no CNN 360°, que a articulação tem como objetivo reduzir as penas dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro Política, -transcricao-de-videos-, 8 de Janeiro, Governo Federal, Manifestações, politica, senado federal CNN Brasil
O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), está articulando uma proposta alternativa ao projeto de anistia, buscando reduzir as penas dos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro. A medida visa evitar que o projeto de anistia seja aprovado na forma atual, que poderia beneficiar um grupo mais amplo de pessoas. A análise é de Edilene Lopes no CNN 360°.
A estratégia de Alcolumbre tem como objetivo conquistar votos do Centrão, grupo que se encontra dividido entre apoiar uma anistia total ou buscar uma moderação das penas. A proposta alternativa não incluiria Jair Bolsonaro (PL) entre os beneficiados, focando apenas na redução das penas para os demais envolvidos.
A oposição afirma ter votos suficientes para aprovar o projeto de anistia caso ele seja colocado em votação. Há expectativa de que a proposta seja pautada na próxima semana, após a reunião do Colégio de Líderes, com possibilidade de aprovação na Câmara dos Deputados.
Uma das alternativas em discussão seria a apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que teria a vantagem de ser promulgada diretamente pelo Congresso Nacional. Atualmente, por se tratar de um projeto de lei, a proposta precisaria passar pela sanção ou veto do presidente Lula (PT), situação que o governo busca evitar.