By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Análise: Apple pode se atrasar na corrida da IA sem atualizar a Siri 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Análise: Apple pode se atrasar na corrida da IA sem atualizar a Siri 
outros

Análise: Apple pode se atrasar na corrida da IA sem atualizar a Siri 

Última atualização: 19 de março de 2025 15:41
Published 19 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Empresa enfrenta pressão para manter liderança em inovação tecnológica enquanto concorrentes como Google e Samsung aceleram desenvolvimento de recursos de IA
Este conteúdo foi originalmente publicado em Análise: Apple pode se atrasar na corrida da IA sem atualizar a Siri no site CNN Brasil.  Tecnologia, -traducao-ia-, Apple, Inteligência Artificial, Siri CNN Brasil

Contents
Gemini: IA do Google pode acessar histórico de pesquisas para responderApple Vision Pro ganhará experiência imersiva de show do MetallicaCriatividade não pode ser trocada por IA, diz líder de assistente virtualApple pode estar “sofrendo” na corrida da IAO futuro da Apple além do iPhoneVeja também: Apple lança iPhone 16 com IA própria

Quando a Apple revelou sua Siri renovada em junho passado, a empresa chamou isso de “o início de uma nova era” para a assistente digital de 13 anos. Foi demonstrado como a assistente virtual seria capaz de fazer referências cruzadas entre e-mails, mensagens de texto e dados de voos em tempo real para responder a perguntas complexas, como “Quando o voo da minha mãe vai pousar?” seguido de “Qual é nosso plano para o almoço?”

Acontece que a visão está mais distante da realidade do que o esperado.

A Apple anunciou em 7 de março que está adiando uma atualização da Siri que permitiria fornecer respostas mais personalizadas com dados do iPhone do usuário e realizar ações em aplicativos em nome da pessoa. O atraso alimentou preocupações de que a Apple poderia ficar para trás na corrida da IA e gerou inquietações dentro da divisão Siri da empresa, segundo a Bloomberg, que reportou na sexta-feira (13) que o executivo responsável pelo produto chamou o atraso de “feio” e “embaraçoso”.

A IA é considerada a próxima evolução de como usamos a internet, potencialmente moldando a forma como as pessoas trabalham, se comunicam e obtêm informações no futuro. A Apple definiu a era móvel em 2007 com o iPhone, que estabeleceu as bases para o que se tornou o dispositivo de computação mais importante em nossas vidas. Agora, todos os olhos estão voltados para a Apple fazer o mesmo com a IA. E o tempo está passando enquanto rivais lançam novos modelos, chips e recursos alimentados por IA em um ritmo mais rápido do que outras mudanças tecnológicas.

  • Gemini: IA do Google pode acessar histórico de pesquisas para responder

    Gemini: IA do Google pode acessar histórico de pesquisas para responder

  • Apple Vision Pro ganhará experiência imersiva de show do Metallica

    Apple Vision Pro ganhará experiência imersiva de show do Metallica

  • Criatividade não pode ser trocada por IA, diz líder de assistente virtual

    Criatividade não pode ser trocada por IA, diz líder de assistente virtual

Se ao menos esse fosse o fim dos problemas da Apple. Como muitos gigantes da tecnologia, a empresa está lidando com a ameaça iminente de tarifas sobre importações da China, onde partes importantes da cadeia de suprimentos do iPhone estão localizadas. Ao mesmo tempo, as vendas da Apple na China caíram 11% em relação ao ano anterior, disse o CEO Tim Cook na teleconferência de resultados de janeiro. A receita global do iPhone — um fator determinante para o valor de mercado da Apple de mais de US$ 3 trilhões — também ficou abaixo das expectativas de Wall Street no primeiro trimestre fiscal da Apple, embora a receita geral tenha crescido 4% em relação ao ano anterior. Na terça-feira (17) à tarde, as ações da Apple caíram cerca de 12% no acumulado do ano.

Mas nem tudo são más notícias. A grande base de usuários da Apple e a onipresença do iPhone lhe dão uma vantagem contra desafios como esses, disseram especialistas à CNN.

“Se os tempos são difíceis, a Apple está bem posicionada porque seu negócio principal é um smartphone”, disse Barton Crockett, que cobre as indústrias de internet e mídia como diretor administrativo e analista sênior de pesquisa na Rosenblatt Securities. “E o smartphone é agora, indiscutivelmente, um item básico de consumo e um dos mais indispensáveis que você tem.”

A Apple não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da CNN.

Apple pode estar “sofrendo” na corrida da IA

Há muito tempo existem preocupações de que a Apple Intelligence — os recursos de inteligência artificial da empresa para iPhones, Macs e iPads — estava ficando para trás na IA. A Apple não lançou sua primeira onda de recursos da Apple Intelligence até outubro, perdendo o lançamento do iPhone 16 em setembro e chegando meses depois que rivais como Google e Samsung começaram a incorporar mais ferramentas de IA em seus telefones.

Até o final de 2024, a maioria dos recursos da Apple Intelligence, como a capacidade de gerar emojis personalizados ou usar o ChatGPT através da Siri, havia chegado. Mas a versão renovada da Siri visa iniciar uma mudança maior na forma como as pessoas usam seus iPhones: os consumidores podem não precisar alternar entre tantos aplicativos para fazer coisas como recuperar uma receita que um amigo enviou por mensagem há dois meses ou editar uma foto. Em vez disso, eles poderiam simplesmente perguntar à Siri. É uma visão que Samsung e Google também estão tentando incorporar em seus telefones Android.

A Apple inicialmente disse em junho passado que lançaria esses recursos avançados da Siri ao longo do próximo ano, ou seja, antes de sua conferência de desenvolvedores neste junho. A atualização estava previamente planejada para uma atualização de software em abril, segundo a Bloomberg.

Mas a porta-voz da empresa, Jacqueline Roy, disse que “vai levar mais tempo do que pensávamos para entregar esses recursos”, acrescentando que a empresa prevê “lançá-los no próximo ano”, de acordo com uma declaração que apareceu no blog de tecnologia Daring Fireball em 7 de março.

Enquanto isso, os rivais da Apple estão personalizando ainda mais seus assistentes de IA. O Google recentemente adicionou a capacidade do Gemini de personalizar suas respostas com base no histórico de pesquisa do usuário. No mês passado, a Amazon também anunciou a Alexa+, uma nova versão da Alexa que pode lembrar as preferências do usuário — como seus restaurantes ou artistas musicais favoritos — ao responder perguntas.

“A Apple precisa ser relevante aqui”, disse Ben Bajarin, CEO e analista principal da empresa de pesquisa de mercado Creative Strategies. “E o fato de que eles não têm muito para mostrar de seus esforços é, eu acho, o que mais preocupa as pessoas.”

Um revés como este é território inexplorado para a Apple. A fabricante do iPhone está acostumada a lidar com um mercado desafiador na China – particularmente à medida que as marcas tecnológicas domésticas ganham mais força no país. Também tem expandido outras divisões como serviços digitais e wearables na última década para ajudar a compensar períodos gerais de vendas lentas do iPhone. A Apple também navegou por tarifas durante a administração Trump anterior, embora a empresa tenha conseguido evitar algumas delas na época.

Mas um atraso de produto como esse é raro.

“Não me lembro da Apple fazendo algo assim no passado”, disse Gene Munster, sócio-gerente da Deepwater Asset Management e ex-analista da indústria que acompanha a Apple há décadas. “Isso não significa que sua cultura e seu DNA mudaram, mas acho que mostra o quanto eles estão se esforçando.”

O futuro da Apple além do iPhone

Embora o iPhone não vá a lugar algum tão cedo, Wall Street está sempre procurando o que vem a seguir – especialmente porque os smartphones perderam seu fator “uau” e agora parecem mais commodities. Os consumidores geralmente atualizam seus telefones quando precisam, não porque estão empolgados com novos recursos ou tecnologias. Em outras palavras, manter seu negócio de iPhone saudável pode nem sempre ser suficiente para a Apple. Eventualmente, terá que se estabelecer como líder na próxima grande mudança após o smartphone, que está se moldando para ser a IA.

Até agora, a Apple não provou que pode fazer isso com a Apple Intelligence. E quanto mais tempo levar para a nova versão da Siri chegar, mais tempo levará até que essa questão seja respondida.

Ainda assim, alguns analistas estão confiantes de que o futuro da Apple é brilhante apesar dos contratempos, com Dan Ives, da Wedbush Securities, escrevendo em uma nota de pesquisa recente que “a Apple alcançará novas máximas em 2025”. Cook também disse na mais recente teleconferência de resultados da Apple que as vendas do iPhone foram mais fortes em mercados onde a Apple Intelligence está disponível.

Também pode haver razões válidas para adiar o lançamento da Siri. Se a nova versão não estiver funcionando como a Apple pretendia, um atraso poderia evitar contratempos. O Google foi alvo de críticas no ano passado quando seu recurso AI Overviews, que fornece resumos gerados por IA acima dos resultados de pesquisa do Google, recomendou colocar cola na pizza para evitar que o queijo caísse. A Meta removeu perfis gerados por IA em suas plataformas no início deste ano após reação negativa.

A Apple também está trabalhando em uma nova versão mais fina do iPhone este ano, de acordo com relatórios da Bloomberg, The Information e Wall Street Journal. Isso poderia ajudar a revigorar o interesse no produto mais importante da empresa, enquanto rivais na China experimentam novos designs de smartphones, como o dispositivo móvel em forma de acordeão da Huawei.

Em última análise, o adiamento da Siri não é suficiente para questionar a visão e direção ampla da Apple, disse Crockett.

“O caminho que eles estão seguindo é claro, que é que esses recursos vão surgir, vão melhorar”, afirmou. “Então a funcionalidade futura do iPhone será melhor que a do passado… Há algumas coisas melhores para esperar.”

Veja também: Apple lança iPhone 16 com IA própria

Apple lança sistema antirroubo para o iPhone no Brasil

Este conteúdo foi originalmente publicado em Análise: Apple pode se atrasar na corrida da IA sem atualizar a Siri no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Crimes tributários: a reconstrução do iter criminis e a vedação de ‘autoria por cargo’

Saúde suplementar entre o mercado e o bem público: fortalecer a ANS é essencial

Servidora do DF relata como perdeu meio milhão para ex: “Um psicopata”

Essencial à Justiça é romper o silêncio, fundamental à Nação é assumir a responsabilidade

Megaoperação: imagens revelam policial ferido do Bope sendo resgatado no RJ 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Sport x Mirassol terá gratuidades e alto desconto nos ingressos; veja 

23 de outubro de 2025
Virginia e Vini Jr. fazem date duplo com Tainá e Éder Militão 
Gaby Amarantos explica motivo de perder 35 kg: “Não foi meu ex” 
Trump diz que acabará com incentivos para carros elétricos 
PCDF prende os dois últimos envolvidos no furto de R$ 70 mil de banco
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?