Analista Teo Cury avalia no CNN Novo Dia quem são os vitoriosos com a aprovação na Câmara da isenção do Imposto de Renda de quem ganha até R$ 5 mil Economia, -transcricao-de-videos-, Câmara dos Deputados, economia, Governo Lula, Imposto de Renda, Mercado CNN Brasil
A aprovação por unanimidade na Câmara dos Deputados do projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para trabalhadores que recebem até R$ 5.000 é uma vitória para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para o relator do texto Arthur Lira (PP-AL) e para o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). A análise é de Teo Cury ao CNN Novo Dia.
A aprovação do texto envolveu diversas reuniões e negociações, incluindo um encontro entre Lula e o líder do PP na Câmara, o deputado Doutor Luizinho (PP-RJ), no Palácio da Alvorada. Arthur Lira, que atuou como relator do caso, teve papel fundamental nas articulações, com seu gabinete registrando intensa movimentação nos dias que antecederam a votação.
Contexto político
Para Hugo Motta, a aprovação representa uma importante conquista após períodos de turbulência política, especialmente após os eventos envolvendo a PEC da Blindagem. O texto desta PEC havia sido inicialmente aprovado na Câmara com margem expressiva de votos, mas acabou sendo rejeitado no Senado Federal após pressão popular.
O resultado positivo da votação sobre a isenção do IR contribui para amenizar as tensões institucionais entre Câmara e Senado, que vinham afetando o andamento de outros projetos governamentais.
“Faz com que os ânimos baixem e a bola volte a rolar normalmente ali na Câmara. Obviamente há uma série de outros textos e projetos que precisam ser votados, demandam tramitação. Não significa que a vida será fácil, mas de fato foi uma vitória importante”, disse o analista Teo Cury.
A expectativa para a próxima etapa é positiva, com projeções indicando que o Senado Federal deve aprovar o texto sem grandes obstáculos. “É uma casa menor que a Câmara, que não tem imposto tantas derrotas ao governo como a Câmara, então governo está otimista”, complementou Teo Cury.

